Nº 1017

Ó Virgem Imaculada, das mães a mais terna,
Ao escutar Jesus, não te entristeces,
Mas alegras-te por Ele nos fazer entender
que a nossa alma se torna aqui na terra a Sua família.
Sim, alegras-te por Ele nos dar a Sua vida,
Os tesouros infinitos da Sua divindade!
Como poderia não te amar, ó minha mãe querida,
Vendo tanto amor e tanta humildade. [...]
Tu amas-nos verdadeiramente como Jesus nos ama
E, por nós, consentes em afastar-te d'Ele.
Amar é tudo dar e dar-se a si mesmo;
Quiseste prová-lo permanecendo como nosso apoio.
O Salvador conhecia a tua imensa ternura,
Sabia dos segredos do teu coração maternal.
Refúgio dos pecadores, foi a ti que Ele nos entregou
Quando deixou a Sua cruz para nos esperar no céu. [...]
A casa de São João tornou-se o teu único abrigo;
O filho de Zebedeu vai substituir Jesus.
É o ultimo detalhe que nos dá o Evangelho,
Da Rainha dos Céus não me fala mais.
Mas o seu profundo silêncio, ó minha Mãe querida,
Não mostra que o próprio Verbo eterno
Quer ser Ele a cantar os segredos da tua vida
Para encantar os filhos, todos os eleitos do céu?
Em breve irei ouvir essa suave harmonia;
Em breve, no céu tão belo, te verei.
Tu, que me vieste sorrir na manhã da minha vida,
Vem sorrir-me uma vez mais [...] Mãe, eis chegada a noite!
Já não temo o esplendor da tua suprema glória;
Contigo sofri e quero agora
Cantar no teu regaço, Virgem, porque te amo
E dizer, para todo o sempre, que sou tua filha!»
Poesia de Santa Teresinha do Menino Jesus (Adaptado)
MEDITAR
ANTES DE SEPARAR
Hoje fala-se cada vez menos em fidelidade. Basta ouvir certas conversas para constatar um clima muito diferente: «Passámos as férias cada um à sua maneira», «o meu marido tem uma relação, foi-me difícil aceitá-lo, mas o que é que eu poderia fazer?» , «É que só me aborreci com o meu marido ».
Alguns casais consideram o amor espontâneo. Se ele germinar e permanecer vivo, está tudo bem. Se esfriar e desaparecer, viver juntos é intolerável. Então, o melhor é separar "de maneira civilizada".
Nem toda a gente reage assim. Há casais que percebem que já não se amam, mas continuam juntos, sem saber explicar exatamente o porquê. Eles apenas perguntam-se quanto tempo essa situação pode durar. Existem também aqueles que encontraram um amor fora do casamento e estão tão atraídos por esse novo relacionamento que não querem desistir. Eles não querem perder nada, nem o seu casamento nem aquele amor extraconjugal.
As situações são muitas e muitas vezes dolorosas. Mulheres que secretamente choram o seu abandono e humilhação. Cônjuges que estão entediados num relacionamento insuportável. Crianças tristes que sofrem com a mágoa dos seus pais.
Esses casais não precisam de uma "receita" para sair da sua situação. Seria muito fácil. A primeira coisa que podemos oferecer-lhes é respeito, escuta discreta, incentivo para viver e talvez uma palavra lúcida de orientação. No entanto, pode ser aconselhável lembrar algumas etapas críticas que você precisa realizar sempre.
A primeira coisa é não desistir do diálogo. A relação deve ser esclarecida. Revelando com sinceridade o que cada um sente e vivencia. Tente entender o que está por trás desse mal-estar crescente. Descubra o que não funciona. Nomeando tantas queixas mútuas que se acumularam sem nunca serem elucidadas.
Mas o diálogo não é suficiente. Certas crises não se resolvem sem generosidade e espírito de nobreza. Se cada um se fecha numa posição de mesquinho egoísmo, o conflito agrava-se, os ânimos sobem e o que antes era amor pode transformar-se em ódio secreto e agressividade mútua.
Também deve ser lembrado que o amor é vivido na vida comum e repetido no dia a dia. Cada dia vivido juntos, cada alegria e cada sofrimento partilhado, cada problema vivido a dois, dão verdadeira consistência ao amor. A frase de Jesus: “O que Deus uniu, o homem não deve separar”, tem as suas exigências muito antes de chegar o rompimento, porque os casais vão se separando gradativamente, na vida quotidiana.
José António Pagola (adaptado)
PENSAMENTO DA SEMANA
Não importa o quanto às vezes seja difícil, o quanto às vezes eu me atrapalhe, o quanto às vezes eu seja a densa nuvem que esconde o meu próprio sol, quantas vezes seja preciso recomeçar: combinei comigo não desistir de mim.
Quanto mais o tempo passa, mais amorosamente, mais contente, mais compassiva, eu cumpro esse trato.
Ana Jácomo
INFORMAÇÕES
HORÁRIOS DA CATEQUESE NA RIBEIRA SECA
1º Ano - Filomena Oliveira - 2ª Feira às 16h 30
2º Ano - Alexandrina Enes - 2ª Feira às 16h 30
3º Ano -Elisabete Silveira- 2ª Feira às 16h 30
4º Ano - Laudelina Brasil - 3ª Feira às 16h 30
5º Ano - Susana Ávila - 2ª Feira às 17h 30
6º Ano - Fátima Homem - 2ª Feira às 17h30
7º Ano - Susana Fontes - 4ª Feira às 17h 30
8º Ano - Graciete Alves - 3ª Feira às 17h 30
9º Ano - Elisete Silveira - 2ª Feira às 17h 30
10º Ano- Pe. Alexandre Medeiros - 6ª Feira às 17h 30
HORÁRIOS DA CATEQUESE NOS BISCOITOS
1° ano: Andreia Sousa ao domingo depois da missa.
4° ano: Paula Azevedo à sexta às 17:30.
5° ano: Anabela Santos ao domingo depois da missa.
6° ano: Marleen Rocha ao domingo depois da missa.
7° ano: Carolina Matos dia e hora a combinar com os pais.
8° ano: Sandra Nascimento e Marlene Santos à sexta às 17:30.
9° ano: Angelina Rocha ao domingo depois da missa.
HORÁRIOS DA CATEQUESE NAS MANADAS
1º Ano - Manuela Ávila - Sábado às 17 horas
2º Ano - Natalie Borges - Domingo às 11 horas
4º Ano - Dália Ávila - 4ª Feiras às 18h 30
5º Ano - Maria Adelaide Cordeiro - Domingo às 11 horas
6º Ano - Teodora Sousa - Sábado às 11 horas
7º Ano - Arlinda Gomes - 2ª Feira às 15 horas
8º Ano - Conceição Silveira - 3ª Feira às 19 horas
9º Ano - Vítor Reis - Sábado às 18 horas
10º Ano - Márcia Azevedo - 5ª Feira às 18 horas
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 1017
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1118Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
ESCUTAR
"Não pensar, mas escutar o que se vai passando dentro de ti. Se o fizeres por algum tempo em cada manhã...adquirirás uma espécie de calma que ilumina o dia inteiro."
Etty Hillesum
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas