Nº 938

A Palavra de Deus
“Luz para os nossos passos e farol para os nossos caminhos!”
Hoje, cada um de nós, é convidado pelo Papa Francisco a celebrar – pela primeira vez – o Domingo da Palavra de Deus. Esta importante efeméride será assinalada pela Igreja, em cada ano, no III Domingo do Tempo Comum.
Ao instituir o Domingo da Palavra do Senhor, o Santo Padre pretende que o Povo de Deus vá tendo um progressivo conhecimento e uma cada vez maior familiaridade com as Sagradas Escrituras.
Já dizia São Jerónimo (340 – 420) que “desconhecer as Escrituras era desconhecer o próprio Cristo”, daí que não seja possível progredir na Escola do Evangelho sem nos dedicarmos a um progressivo conhecimento dos textos reunidos no Antigo e no Novo Testamentos.
Conhecer a Palavra de Deus é – antes de mais – saber que estamos inseridos na História duma Gente com Alma! Faz parte da nossa vida, a história de Abraão, de Moisés, de Samuel, de David, de Isaías e de todo o Povo de Israel.
Conhecer a Palavra de Deus é - sobretudo - acreditar em Jesus Cristo, o Verbo de Deus que Se fez carne, habita entre nós e nos manifesta a Sua glória! Por meio d’Ele alcançamos o perdão dos pecados! Em Jesus Ressuscitado, somos filhos de Deus e com Ele herdeiros da Vida eterna.
Conhecer a Palavra de Deus é - também - empenhar-se na edificação da Igreja de Jesus! É dar as mãos e a vida, aos irmãos e às irmãs que caminham connosco para que o Verbo continue a fazer-Se carne, na vida e na esperança de todos os que trabalham em cada dia, para instaurar todas as coisas em Cristo.
Conhecer a Palavra de Deus é - ainda - sentir-se chamado pelo Senhor, a levar a esperança, a alegria e a paz de Cristo, a todos e cada um, daqueles e daquelas que partilham connosco esta Casa Comum! Sendo a Palavra de Deus - “luz para os nossos passos e farol para os nossos caminhos” - ela é chamada a iluminar - através das palavras cheias de bom humor e de ternura que ousemos dizer, e das obras de bondade e de misericórdia que aceitemos cada dia praticar - sobretudo a vida dos pobres, dos doentes e dos que ainda vivem sob o peso do bastão do opressor.
Padre Alexandre Medeiros
A PALAVRA DO SENHOR
III DOMINGO DO TEMPO COMUM
+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O. Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
REFLEXÃO
Na celebração deste primeiro Domingo da Palavra de Deus, o Bom Mestre vem ao encontro dos Seus discípulos, para os instruir com a Sua mensagem sempre nova e fecunda e para que a Palavra do Evangelho os ajude a percorrer os caminhos da Vida eterna.
Na primeira leitura, o Profeta Isaías anuncia uma luz que Deus irá fazer brilhar por cima das montanhas da Galileia e que porá fim às trevas que submergem todos aqueles que estão prisioneiros da morte, da injustiça, do sofrimento, do desespero.
O Evangelho descreve a realização da promessa profética: Jesus é a luz que começa a brilhar na Galileia e propõe aos homens de toda a terra a Boa Nova da chegada do "Reino". Ao apelo de Jesus, respondem os discípulos: eles serão os primeiros destinatários da proposta e as testemunhas encarregadas de levar o "Reino" a toda a terra.
A segunda leitura apresenta as vicissitudes de uma comunidade de discípulos, que esqueceram Jesus e a sua proposta. Paulo, o apóstolo, exorta-os veementemente a redescobrirem os fundamentos da sua fé e dos compromissos assumidos no baptismo.
cf. Dehonianos
PARA MEDITAR
Alegre-se toda a Igreja,
cante a glória de São Paulo,
que, por súbito milagre,
se fez arauto de Deus.
Guiado pelo amor de Cristo
que o coração lhe queimava,
dia e noite anunciava
o nome do Salvador.
Por um milagre da graça,
subiu ao terceiro céu
e do céu trouxe o segredo
de pregar a Boa Nova.
Anunciou aos gentios
a Palavra Salvadora,
plantou, regou, alargou
a sementeira do Reino.
Foi lampadário das gentes
que padeciam nas trevas.
Empunhando contra o erro
a clara luz da Verdade.
da Liturgia das Horas - Festa da Conversão de São Paulo
PENSAMENTO DA SEMANA
“O Amor é paciente,
o Amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta!”
Apóstolo São Paulo - 1ª Carta aos Coríntios, 13
INFORMAÇÕES
ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
MANADAS - 5ª feira, 30 de janeiro, das 10 horas às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.
RIBEIRA SECA - 6ª feira, 31 de janeiro, das às 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia.
ERMIDA DE SANTO ANTÓNIO - Sábado, 1 de fevereiro das 16 horas às 17 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.
FESTA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
FAJÃ DE SANTO AMARO
MISSA DA FESTA - Domingo, 2 de fevereiro, às 17 horas na Ermida de Nossa Senhora das Candeias na Fajã de Santo Amaro
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 938
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1130Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
- Avô.
- Sim.
- Porque é que se põe a estrela no cimo do pinheirinho?
- Para não nos esquecermos daquilo que é realmente importante. Repara: o pinheirinho está lindo com as bolas e as fitas e as luzinhas a piscar, mas sem a estrela ficaria triste. A estrela é a luz verdadeira. O pinheirinho é como a nossa vida. Pode não haver nem bolas nem fitas nem luzinhas a piscar, mas é a luz verdadeira que dá sentido ao nosso caminho. O pinheirinho pode não ter bolas nem estrelas nem luzinhas a piscar, mas se tiver uma estrela no cimo será sempre um verdadeiro pinheiro de Natal.
Lado-a-lado
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas