Nº 936

“RENASCIDOS PELA ÁGUA E PELO ESPÍRITO SANTO”
Terminamos o tempo litúrgico do Natal! A festa do Baptismo do Senhor assinala o termo deste período, o qual é deveras importante no decurso do Ano Pastoral.
A contemplação do Baptismo de Jesus – narrado pelos Quatro Evangelhos – leva-nos a refletir sobre o nosso Baptismo, enquanto momento fundante na nossa relação com Deus e berço da pertença filial de cada cristão, à Igreja nossa mãe!
Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, somos assumidos por Deus como Seus filhos, Suas filhas, muito amados. A cada baptizado o Senhor oferece a Sua complacência, o Seu Amor sem limites e a Sua Graça, a qual é fonte inesgotável de liberdade e de vida!
Renascido pela água e pelo Espírito Santo, cada crente é chamado cada dia, a aprofundar a intimidade com Deus seu Pai, que a todos e a cada um, ama com um Coração de Mãe!
Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, os cristãos são convocados a prosseguir no conhecimento de Jesus Cristo e a converterem-se em alunos de excelência na Escola do Evangelho. Crescendo em sabedoria e em graça – à imagem do Filho de Deus – os discípulos de Jesus devem alcançar a medida do Homem Novo.
Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, devemos tomar plena consciência de que somos o templo do Espírito Santo – o lugar onde Deus quer fazer morada, para nos conquistar o coração e nos converter em sacrários da Sua bondade, da Sua paz e da Sua inesgotável misericórdia!
Renascido pela água e pelo Espírito Santo, cada baptizado é também chamado a viver como filho da Igreja de Cristo. Por ela é acolhido junto à pia baptismal e iluminado com a luz vitoriosa da Páscoa. Por ela – mãe e mestra – é formado e ensinado para que possa conhecer melhor o Mistério de Cristo. À Mesa sagrada dos Sacramentos é convidado a alimentar e fortalecer a sua fé e a sua esperança. Unido aos seus irmãos e às suas irmãs em Cristo, é desafiado cada dia a construir a Comunidade cristã.
Renascidos pela água e pelo Espírito Santo, os cristãos são ainda chamados a ser construtores de paz e de justiça, de alegria e de caridade, junto da sua gente e no meio da sua terra! Lançando sobre o mundo as sementes do Reino de Cristo, os discípulos do Ressuscitado acolhem em cada dia o desafio de renovar a face da terra!
Padre Alexandre Medeiros
A PALAVRA DO SENHOR
FESTA DO BAPTISMO DO SENHOR
+ Livro do Profeta Isaías
Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma. Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas».
REFLEXÃO
Ao terminar o tempo litúrgico do Natal, a Palavra do Senhor volta a apresentar-nos o projeto salvador de Deus. No baptismo de Jesus, nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar toda a humanidade.
Cumprindo o projeto do Pai, Ele fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude.
A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Investido do Espírito de Deus, Ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.
No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética: Jesus é o Filho/”Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito e cuja missão é realizar a libertação dos homens. Obedecendo ao Pai, Ele tornou-Se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.
A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projeto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos. É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra.
cf. Dehonianos
PENSAMENTO DA SEMANA
“Dói constatar como continuam, particularmente no Burquina Faso, Mali, Níger e Nigéria, episódios de violência contra pessoas inocentes, entre as quais muitos cristãos perseguidos e mortos pela sua fidelidade ao Evangelho”
Papa Francisco
INFORMAÇÕES
ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
MANADAS - 5ª feira, 16 de janeiro, das 10 horas às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.
RIBEIRA SECA - 6ª feira, 17 de janeiro, das às 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia.
MISSA NO SANTUÁRIO DE SANTO CRISTO DA CALDEIRA
Domingo, 19 de janeiro, às 15h 30
FESTA DE SANTO ANTÃO NO NORTE GRANDE
A Paróquia de Nossa Senhora das Neves, no Norte Grande, presta a sua homenagem anual a SANTO ANTÃO, padroeiro dos Lavradores e protetor dos animais.
A Eucaristia Solene será celebrada às 12 horas do domingo, 19 de janeiro, após a qual será organizada a procissão em louvor de Santo Antão.
RETIRO DE PREPARAÇÃO PARA O CRISMA - ESQUEMA 0
Vai decorrer entre os dias 24 e 26 de janeiro, um Retiro de preparação para o Sacramento do Crisma - Esquema 0. O encontro terá lugar na Pousada da Juventude de São Jorge e destina-se ao todos os alunos do 10º ano da Catequese, sendo de carácter obrigatório, para todos os jovens que vão celebrar o sacramento do Crisma, no próximo mês de março, aquando da Visita Pastoral do Bispo de Angra, D. João Lavrador.
CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA
A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Calheta informa a vinda dos seguintes médicos:
Dr. Brasil Toste - Especialidade: Otorrinolaringologia - 13 de Janeiro de 2020 - Dr. ª Renata Gomes - Especialidade: Cardiologia - 20 e 21 de Janeiro 2020 - Dr. ª Paula Pires - Especialidade: Neurologia e Neuropediatria - 23 e 24 de Janeiro 2020 - Dr. ª Maria Graça Almeida - Especialidade: Ginecologia – Obstetrícia - Janeiro 2020 (dia ainda por estabelecer) - Dr. ª Alexandra Dias - Especialidade: Pediatria - Janeiro 2020 (dias ainda por estabelecer) - Dr. ª Lourdes Sousa - Especialidade: Dermatologia - 24 e 26 de Fevereiro de 2020 - Paula Ribeirinho - Especialidade: Terapeuta da Fala - Segundas e Quartas - Elisabel Barcelos- Especialidade: Psicóloga Clínica e Formadora, nas áreas de Avaliação Psicológica de Condutores(Testes psicotécnicos), Avaliação Psicológica, Acompanhamento Psicológico e Formação em temas ligados à Saúde Mental e /ou Psicologia - Quintas e Sextas
Aos eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 936
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1130Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
- Avô.
- Sim.
- Porque é que se põe a estrela no cimo do pinheirinho?
- Para não nos esquecermos daquilo que é realmente importante. Repara: o pinheirinho está lindo com as bolas e as fitas e as luzinhas a piscar, mas sem a estrela ficaria triste. A estrela é a luz verdadeira. O pinheirinho é como a nossa vida. Pode não haver nem bolas nem fitas nem luzinhas a piscar, mas é a luz verdadeira que dá sentido ao nosso caminho. O pinheirinho pode não ter bolas nem estrelas nem luzinhas a piscar, mas se tiver uma estrela no cimo será sempre um verdadeiro pinheiro de Natal.
Lado-a-lado
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas