Nº 935

 

“DIAS DE PAZ AMANHECERAM”

               

                Feliz Ano Novo! Com esta bela expressão, que tão bem caracteriza estes primeiros dias de 2020, quero saudar cada leitor e cada leitora da nossa Carta Familiar, desejando a todos vós bem como às famílias das nossas comunidades, um Ano Novo cheio de paz, de saúde e das maiores bênçãos divinas!

                Desde 1968 que o primeiro dia de janeiro é consagrado à Jornada Mundial da Paz – esta profética iniciativa de São Paulo VI, tem como objetivo fundamental uma reflexão cuidada e uma oração confiante, para que a Paz se torne uma realidade duradoira na vida de todos os povos da terra.

                Para assinalar esta importante efeméride, que ilumina a aurora de cada novo ano, os Romanos Pontífices têm enviado à Igreja e a sociedade humana sucessivas Mensagens as quais desafiam, tanto os discípulos de Cristo como os homens e mulheres de boa vontade, a serem construtores de paz e de justiça para que a sociedade humana seja cada vez mais fraterna e mais feliz.

                “A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”, foi o lema escolhido pelo Papa Francisco para assinalar o Dia Mundial da Paz em 2020. Na sua interpelante mensagem, o Santo Padre convida a todos para o necessário cuidado com a nossa Casa comum, ao mesmo tempo que desafia a família humana a prosseguir com o diálogo fecundo e harmonioso entre os povos e as culturas da terra inteira.

                Mas antes de tudo, a Paz é um dom que nos vem de Deus! Devemos invocar o Senhor, com humildade e perseverança, para que a Paz de Jesus Ressuscitado nos habite e nos converta, para sermos construtores de comunidades pacíficas, habitadas pela misericórdia.

                Ao sermos tocados pela Paz de Cristo, somos também convidados transformar o nosso mundo num lugar melhor – lançando sobre a terra da nossa família, do nosso trabalho, da nossa escola, da nossa freguesia, uma abundante sementeira de paz, de alegria e de bondade, seremos com toda a certeza muito mais felizes!

                Se queremos que 2020 seja de verdade um Ano Novo, temos que nos empenhar - com toda a sabedoria e diligência - e ir colocando novidade e beleza nas nossas palavras, sentimentos e atitudes.

                Que muitos dias de Paz possam amanhecer sobre o mundo e que Jesus, a brilhante Estrela da manhã, ilumine a terra inteira com a Sua Luz! 

 

Padre Alexandre Medeiros

 

A PALAVRA DO SENHOR

 

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

 

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

 

REFLEXÃO

               

                A Festa da Epifania do Senhor, celebra a manifestação de Jesus, Filho de Deus, a todos os homens... Ele é a Estrela brilhante da manhã, que se acende na noite do mundo e atrai a Si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa "Luz" incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

                No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus Cristo vêm os "Magos" do Oriente, representantes de todos os povos da terra... Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n'O com esperança até O encontrar, reconhecem n'Ele a "salvação de Deus" e aceitam-n'O como "o Senhor". A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece aos homens, de toda a terra!

                Esta Festa da Epifania do Senhor representa ainda o abraço universal que abrange toda a Igreja: enquanto no Ocidente celebramos a Manifestação de Cristo aos Magos, no Oriente os cristãos de tradição Ortodoxa celebram a Festa do Nascimento do Senhor, assinalada no calendário juliano a 7 de janeiro.

 

cf. Dehonianos

 

 

 

 

PARA MEDITAR

 

Ergue os teus olhos, a luz surgiu:
Hoje nasceu o nosso Deus.
Dias de paz amanheceram.
Hoje nasceu o nosso Deus.

                        

                    A terra foi dividida com justiça
                    e cada mão recebeu o pão igual.
                    Hoje caíram as grades das prisões
                    e não ouvimos os gritos das torturas.

 

A voz do povo foi livre na cidade
em cada homem o Homem se encontrou.
O povo que andava nas trevas
viu uma grande luz.
                                      

                                                    Multiplicastes a sua alegria,
                                                    aumentastes o seu contentamento.
                                                    Um menino nasceu para nós,
                                                    um filho nos foi concedido.


Conselheiro admirável, Príncipe da paz
Deus valoroso para sempre.
Tem o poder sobre os seus ombros
será engrandecido numa paz sem fim.

                                                       Eis o sinal do nosso Deus!
                                                      Eis o sinal do nosso Deus!

 

Manuel Neto / António Ferreira dos Santos

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

 

«Precisamos de ter uma relação ética» com a criação! Desde a separação do lixo doméstico, às compras que se fazem, passando por uma luz que se apaga ou um plástico que se renuncia a usar. Parecem coisas de nada, mas é a nossa parte aquilo que só cada um de nós pode fazer».

 

 

                                                                  

                                                                   Cardeal José Tolentino de Mendonça

 


 

INFORMAÇÕES

 

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 

 

BISCOITOS - 3ª feira, 7 de janeiro, das 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia

 

MANADAS - 5ª feira, 9 de janeiro, das 10 horas às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia

 

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 10 de janeiro, das às 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 935

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 1145

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Não se caminha quando não se acredita.
Não se estende a mão quando não se ama.
Não se muda quando nada se espera.

Abrigo dos Sábios

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas