Nº 853

Dá tempo ao amor
 Precisamos de cuidar de Deus. Precisamos de Lhe dar tempo para que nos fale. Precisamos de Lhe dar espaço para que nos habite. Precisamos de O dizer para que não seja esquecido. Precisamos de trazer Deus à nossa vida sem medo das mudanças que nos suscita, sem medo das revoluções que parecem nascer em nós, sem medo das perguntas que tardam em ter respostas. Precisamos de aprender a aceitar o Seu amor incondicional. Precisamos de aprender a ser amados. Deus ama-te. Mas, e tu, permites-te ser amado por Deus?
 Procuramos o amor por todo o lado: no Facebook, no Instagram, na novela das nove e no romance que terminámos a sexta-feira passada. Mas quantas vezes lembramo-nos de simplesmente deixar que o amor nos encontre? Quantas vezes abrimos o nosso coração ao amor? E, em quantas dessas vezes, nos olhámos e vendo-nos nos lembrámos do quanto Deus nos ama, do quanto Deus te ama e te ama incondicionalmente.
  Deus ama-nos e simplesmente espera que lhe abramos a porta do nosso coração para que entre no nosso ser e na nossa vida. Deus faz-se pequeno e precisa que estejas disponível a que lhe abramos a porta. Deus pode esperar-nos um dia, um ano ou uma vida inteira. Ele simplesmente espera amando-nos de forma incondicional em cada um desses momentos do compasso de espera. Aceitas essas amor? Abres as portas do coração ao amor de Deus?
 Lembremo-nos que aceitar o amor de Deus é aceitar o amor do outro, dos vizinhos, dos amigos e daquela senhora que nos sorri sempre que passamos para o trabalho às oito da manhã. Aceitar o amor é deixarmo-nos ser cuidados pelo outro. É deixar que nos abracem, nos beijem.
 Deixemos que os sonhos se tornem realidade e lembremo-nos, em cada dia, o quanto Deus nos ama. Façamos do nosso coração a casa do amor de Deus. Deixa que o amor te respire. Deixa que o amor seja as asas que te fazem andar. Deixa que o amor seja o ar que preenche todas as divisões da tua alma. Deixa que o amor te encha e te preencha. Deixa que as crianças corram para te abraçar e não perguntes porquê. Deixa que aquela pessoa idosa te dê a mão enquanto caminha. Deixa que a vida aconteça. Não questiones a vida. Não questiones o amor.
Paula Ascensão
 
X DOMINGO COMUM
O tema deste 10.º Domingo do Tempo Comum gravita à volta da identidade de Jesus e da comunhão que Ele deseja estabelecer com aqueles que se colocam na disposição de o seguir: fica claro que Jesus não tem qualquer aliança com o Demónio e com o poder do mal e que se quer definir pela sua relação de obediência com Deus Pai, à qual convida todos aqueles que se querem sentir parte da sua família.
No Evangelho, Jesus demonstra que, na sua atividade de libertação do poder do mal, não pode estar a pactuar com o Demónio, mas vem para libertar os homens e as mulheres de todos os tempos. Também nisso está a fazer a vontade de Deus e convida todos a fazer comunidade centrada na sua pessoa e decidida a construir um mundo que se baseie neste desejo de fazer a vontade de Deus.
A primeira leitura traz-nos o diálogo de Deus com as figuras poéticas do primeiro homem e da primeira mulher, depois da queda. Este texto procura chamar-nos ao sentido da existência, deixando claro que todos somos chamados a não pactuar com o mal e a estar de sobreaviso diante das tentações do Maligno.
Na segunda leitura, São Paulo mostra como as tribulações que sofre não abrandam o seu ardor missionário, que se caracteriza pela grande confiança em Deus e na vida eterna que há de conceder; duas grandes atitudes qualificam o ministério de Paulo: a esperança de estar unido com Jesus na ressurreição tal como o está na tribulação terrena e o desejo íntimo de estar em comunhão com os cristãos a quem anuncia o Evangelho de Jesus Cristo.
Dehonianos
.
 MEDITAR
ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.
Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele; ao mesmo tempo, renunciar, com todo o meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz; além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira. Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua divindade e bondade.
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.
Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.
Papa Francisco
 
CONTO (654)
 IGUAL A LÁPIS
Um pequeno olhava a avó com curiosidade enquanto ela escrevia com um lápis um longo texto.
- Estou a escrever para ti - disse a anciã. -Mas mais importante que as palavras é este lápis com que escrevo. Gostava que fosses como ele, quando cresceres.
- Mas ele é igual a todos os lápis que tenho visto! - disse o neto.
- Tudo depende da maneira como olhas as coisas. Há neste  lápis cinco qualidades. Se as conseguires, viverás feliz, em paz com o mundo.
Primeira qualidade: podes fazer grandes coisas, mas não podes esquecer a Mão que guia teus passos, que chamamos Deus.
Segunda qualidade: de vez em quando é preciso parar de escrever  e usar o afia-lápis.
Ele sofrerá um pouco, mas ficará mais afiado e perfeito. Aprende a suportar algumas dores que te vão surgindo, porque farão de ti uma pessoa mais perfeita.
 Terceira qualidade: o lápis permite-te usar uma borracha para limpares  e corrigires o que está errado. Corrigir o que fizemos mal é importante para o caminho da justiça.
 Quarta qualidade: o que mais interessa no lápis não é a madeira, nem a cor, nem o feitio, mas o grafite que está dentro dele. Também o que está dentro de ti é o mais importante.
 Quinta qualidade: o lápis, por onde passa, deixa sempre marcas, maiores ou menores. Assim acontece com tudo o que fizeres na vida. Tudo  o que fizeres  fica com a tua marca. Por isso, tens que ser perfeito em todas as tuas ações.

 O pequeno ouviu a sua querida avó, silencioso e atento, e gravou na memória fresca a interessante mensagem do lápis e prometeu vivê-la, fazendo da vida uma escrita perfeita, orientado e assistido pela Mão invisível  de Deus. 

  PENSAMENTO DA SEMANA

 
A grandeza do ser humano,
a sua verdadeira riqueza
não está naquilo que se vê,
mas naquilo que traz no coração
 
A grandeza do ser homem
está naquilo que lhe resta precisamente
quando tudo o que lhe dava algum brilho
exterior, se apaga.
E que lhe resta?
Os seus recursos interiores e nada mais.
Etty Illesum, in diário

 INFORMAÇÕES

REUNIÃO PARA O CRISMA
A reunião de preparação para a celebração do Sacramento do Crisma, será no dia 13 de junho às 20 horas, na Igreja Matriz da Calheta, para os que se vão crismar, seus padrinhos e pais.
 
CELEBRAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
No dia 13 de junho, quarta-feira, celebração em louvor de Nossa Senhora de Fátima, na Ribeira Seca, às 18 horas com Eucaristia e Procissão no interior da Igreja.
 
MISSA NO SANTUÁRIO DA CALDEIRA
A missa no Santuário da Caldeira de Santo Cristo será no dia 17 de junho pelas 16h30.
MUSEU FRANCISCO LACERDA
O Museu Francisco de Lacerda, convida a população em geral para o Concerto – Trovas a Francisco de Lacerda, com Bela Dutra e Marcello Guarino, no próximo dia 16 de junho, sábado, pelas 21h00, na Igreja Matriz da Calheta.
FESTAS DE SANTO ANTÓNIO
PARÓQUIA DE SANTO ANTÓNIO
Tríduo nos dias 13, 14 e 15 de junho, Eucaristia às 20h00. Confissões no dia 13 a partir das 19h00
Festa no dia 17 de junho com a Eucaristia às 12h00 e a procissão às 19h30.
 
ERMIDA DE SANTO ANTÓNIO - RUA DE BAIXO - CALHETA
Festa no dia 16 de junho, às 19h30 com Eucaristia seguida de procissão.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 853

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 1173

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 SEJA FEITA A TUA BONDADE!

"Jesus não ensinou o Pai Nosso aos discípulos como uma fórmula para estes repetirem de cor e de modo completo." (Calmeiro Matias)

Jesus não definiu a entoação certa ou o sotaque mais apropriado.

Cada um tem um dialeto feito de silêncios, de palavras, de cumplicidades.

Um dia, em Vila Nova de Gaia, o meu primo recebeu-me com um "bons olhos te beijam!" A resposta ao meu "Ãh?" não tardou: "És surda? Bons olhos te beijam!"

Soou-me a poesia. O sotaque tornou tudo mais bonito.

À semelhança do meu primo e do meu Pai, "aboli os vês" e digo:

Seja feita a tua bondade! A tua bondade, Pai! A tua bondade, Pai!

Quando Jesus partilhou com os discípulos o modo como conversava com o seu Pai, demorou-se a mostrar-lhes a confiança na bondade de Deus. Lucas fez chegar até nós a história do amigo que aparece fora d'horas e termina perguntando se um Pai poderá recusar o maior bem - a convivência e a intimidade do Espírito - aos seus filhos. (Lucas 11, 1-13)

"Este assunto da bondade de Deus é uma questão de sensatez. Ser sensato. Como pode existir Deus, se não for bom?" (José António Pagola)

 

Eneida Costa

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas