Nº 841

6 hábitos dos pais que geram filhos bem-sucedidos
1 – Eles dão espaço para que os filhos cresçam
Deixar as crianças desenvolverem o seu próprio espaço influencia positivamente a saúde mental delas e dos pais. Deixar as crianças desenvolverem o seu próprio espaço ajuda-as a ser mais autoconfiantes e autónomas. Trata-se de não tratar as crianças como marionetas.
2 – Eles disciplinam sem perder a calma
Gritar e perder a paciência só tem impactos negativos. Uma coisa é ser firmes, outra coisa é ser brutos.
3 – Eles sabem dar espaço ao emocional
Os pais que se envolvem emocionalmente com os filhos, sendo carinhosos, afetuosos, próximos, abertos, ensinam as crianças a processarem melhor as emoções, o que as ajuda a construir a autoestima e diminui o risco de bloqueios comportamentais e emocionais.
4 – Eles encorajam a comunicação
É na família que se aprende a formular ideias, a ouvir conselhos, a programar as atividades em vistas de um bem comum. Família não é uma associação ou clube com regras; mas rege-se por uma única lei: respeito mútuo. Pai e mãe comprometeram-se a amar-se e respeitar-se. Os pais devem respeitar os filhos, que são indivíduos, dotados de personalidade, cheios de expectativas e vontade. Os filhos devem respeitar os pais, cumprindo os seus pedidos e dando-lhes conhecimento do que fazem na ausência dos progenitores. Os irmãos devem respeitar-se mutuamente, evitando brigas.
5 – Eles zelam para que os filhos usem com moderação a tecnologia e tudo o que pode competir com a relação familiar
Excesso de TV e de dispositivos digitais pode dificultar a interação humana e o amadurecimento dos filhos, que vão ficando dependentes desses recursos quando os usam de modo indiscriminado. As muitas solicitações para saídas e passar tempo fora de casa, também fragilizam os laços familiares, se não houver sentimentos de «comigo está toda a família».
6 – Eles celebram a vida juntos
Seja, dando graças a Deus, sob muitas formas de oração pessoal e comunitária, seja festejando os acontecimentos e datas marcantes de cada membro,
Aleteia.org. (adaptado)
V DOMINGO DA QUARESMA
Deus está aqui
Um homem abandonou a sua esposa e os seus filhos, pois sentiu uma sede infinita de se encontrar com Deus. Depois de muito caminhar, viu um peregrino e falou-lhe do seu propósito:
– Procuro a Deus. Leva-me até Ele.
O Peregrino respondeu que sabia bem onde encontrá-lo. Era preciso que se deixasse conduzir:
– Mas, para te levar até junto de Deus, preciso de vendar os teus olhos. Só os abrirás quando te disser.
Puseram-se os dois a caminho. O homem de olhos tapados, foi enchendo o seu coração do esplendor da luz divina, cada vez mais forte até que tirou a venda, abriu os olhos e … viu-se em sua casa, ao lado da mulher e dos filhos. Era ali que Deus estava.
Jesus, no Evangelho de hoje, diz:
– Onde eu estiver, ali estará também o meu servo.
Então podemos concluir que onde estivermos aí estará o Senhor. Não precisamos de sair para longe pois Ele está bem perto. Imprimiu no íntimo da nossa alma e gravou no nosso coração o seu selo.
Também nós queremos conhecer Deus. Se soubéssemos que Deus estava no cimo de uma montanha, não nos furtaríamos a esforços para lá chegar. Mas afinal Ele está bem mais próximo, ao nosso lado, nos nossos irmãos e até dentro de nós. Basta abrir os olhos.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
MEDITAR
Oração a S. José, pelos pais
A vós, S. José,
cheios de confiança,
solicitamos a vossa proteção
para todos os pais de família.
Vós fostes pai adotivo de Jesus,
soubeste amá-lo, respeitá-lo e educá-lo.
Olhai todos os pais do mundo,
para que, com amor e dedicação
eduquem os seus filhos
na fé cristã e para a vida.
Protegei os pais doentes
e que sofrem por não terem saúde
para dar o seu melhor à família.
Protegei os pais que trabalham arduamente no dia a dia
para que nada falte aos seus filhos.
Protegei os pais que não têm trabalho,
para que não desanimem e lutem na sua procura.
Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma
à sua família.
Iluminai os pais que não querem assumir a sua paternidade.
Iluminai os pais que desprezam seus filhos e esposas.
S. José olhai por todos os pais,
para que assumam e vivam com alegria a sua vocação paterna.
Ámen
Fernando Félix Ferreira
Era uma vez uma criança. Uma criança que tentava levantar uma pedra. Porém, e apesar do seu esforço, nem sequer a conseguia mexer.
O pai, que a observava já há algum tempo, disse-lhe finalmente:
- Ouve, tens a certeza de que estás a usar toda a tua força?
- Sim, tenho - respondeu o filho.
- Não estás não. É que ainda não me pediste para te ajudar - disse-lhe o pai. Que é como quem diz: «Façamos o pouco que nos toca a nós realizar, mas façamo-lo. Depois entreguemos o resto a Deus, que nos ama com amor infinito.»
Henrique Manuel, in Mas Há Sinais...
INFORMAÇÕES
CONFISSÕES
Urzelina - Dia 25 de marco às 17 horas seguida de missa.
DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
"Jovens de São Jorge, está-se a aproximar o Dia Mundial da Juventude 2018. Este ano teremos uma atividade diferente, os "Jogos Sem Fronteiras". Para participares deves inscrever a tua equipa, enviando-nos um e-mail, para pastoraljuvenilsaojorge@hotmail.com, a equipa deverá ser composta por 5 elementos no máximo. Mais informamos que também haverá concurso de claques, mas não é necessária inscrição. Como já vem sendo tradição teremos o X Festival DMJ, não te esqueças de inscrever o teu grupo, indicando o número de elementos, a categoria a que concorre e o material necessário para a apresentação. Relembramos que este dia é aberto a todos dos 0 aos 180 anos, por isso motiva as pessoas da tua comunidade a participar neste dia, em que podemos viver a nossa fé de uma maneira diferente!! "NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO!!"
TRANSPORTES PARA O DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE
1 autocarro sai às 8:00 horas do largo da Igreja dos Rosais; Casa do Povo da Beira; Igreja do Toledo; Igreja de Santo António; Igreja do Norte Grande; Igreja do Norte Pequeno; Café Central da Ribeira Seca; Igreja de São Tomé e Topo.
1 autocarro sai às 8:00 horas da Escola Básica e Secundária de Velas/Pavilhão de Judo; Igreja de Santo Amaro; Igreja da Boa Hora; Igreja da Urzelina; Sede dos Escuteiros das manadas; Igreja dos Biscoitos; Passal da calheta; Sociedade União Popular; Igreja de Santo Antão e Topo.
MISSA NO SANTUÁRIO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO
No próximo domingo, 25 de março, haverá a habitual missa no Santuário da Caldeira de Santo Cristo às 15:30 horas.
FEIRA DO EMPREENDEDORISMO
A Escola Básica e Secundária da Calheta, vai realizar no próximo dia 21 de março, das 11:00 às 16:30 horas a habitual Feira do Empreendedorismo. Será na Escola nova e estão todos convidados. Pais, avós, vizinhos e toda a população.
Agradecemos a sua visita e participação.
CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA
A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição o Dr. Tiago Ribeiro, Osteopata, 8 de março a 9 de abril; Dr. Brasil Toste, Otorrinolaringologista, em março; Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e Obstetra, a 3 de abril; Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, primeira semana de abril.
Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.
MUDANÇA DA HORA
No próximo fim de semana a hora muda. De sábado para domingo os relógios devem ser adiantados sessenta minutos.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 841
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1130Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
- Avô.
- Sim.
- Porque é que se põe a estrela no cimo do pinheirinho?
- Para não nos esquecermos daquilo que é realmente importante. Repara: o pinheirinho está lindo com as bolas e as fitas e as luzinhas a piscar, mas sem a estrela ficaria triste. A estrela é a luz verdadeira. O pinheirinho é como a nossa vida. Pode não haver nem bolas nem fitas nem luzinhas a piscar, mas é a luz verdadeira que dá sentido ao nosso caminho. O pinheirinho pode não ter bolas nem estrelas nem luzinhas a piscar, mas se tiver uma estrela no cimo será sempre um verdadeiro pinheiro de Natal.
Lado-a-lado
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas