Nº 637

SANTA E FELIZ PÁSCOA
Cada vez que somos capazes de romper com as nossas rotinas,
as nossas resignações, as nossas condescendências, as nossas alienações
em relação à ordem estabelecida ou à nossa individualidade acanhada. (...)
Cada vez que damos algo de novo à forma humana,
Cristo está vivo, a criação prossegue em nós, por nós, através de nós.
A Ressurreição realiza-se todos os dias.
R. Garaudy
DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
A liturgia deste domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.
A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que “passou pelo mundo fazendo o bem” e que, por amor, Se deu até à morte; por isso, Deus ressuscitou-O. Os discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este “caminho” a todos os homens.
O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo obstinado, que se recusa a aceitá-la porque, na sua lógica, o amor total e a doação da vida nunca podem ser geradores de vida nova; e a do discípulo ideal, que ama Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta (a esse não o escandaliza nem o espanta que da cruz tenha nascido a vida plena, a vida verdadeira).
A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo batismo, a continuarem a sua caminhada de vida nova até à transformação plena (que acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última barreira da nossa finitude).
Dehonianos
MEDITAR
O DOM DA VIDA
Como agradecer-Te, Senhor, o dom da vida?
Como agradecer-Te, Senhor, o não teres desistido de mim, e teres vindo ao meu encontro permitindo-me que Te reconhecesse?
Como agradecer-Te, Senhor, as graças contínuas que em mim derramas todos os dias e das quais tantas vezes não me dou conta?
Como agradecer-Te, Senhor, o deixares-me sentir de quando em vez a Tua presença em mim e nos outros?
Como agradecer-Te, Senhor, os momentos de secura em que pareces afastado de mim, e me provocam a procurar-Te continuamente para animares a vida que me deste?
Como agradecer-Te, Senhor, toda a família em que me fizeste nascer, a família que me deste, os amigos, e também os que não gostam de mim?
Como agradecer-Te, Senhor, até os muitos anos afastado de Ti, perdido no mundo e com o mundo, e que são hoje ensinamento para Te procurar e viver?
Como agradecer-Te, Senhor, o todo e o tudo?
Recebendo do Teu amor, amando-Te, e amando os outros com o Teu amor!
Só assim Te posso, fracamente, agradecer, Senhor!
Joaquim Mexia Alves
CONTO (497)
VIVER PARA SERVIR (autor desconhecido) Embora estivesse bem preparado para a escalada, com roupas, sapatos e apetrechos próprios, foi avisado que em nenhum momento ficasse parado sem fazer movimentos. Uma paragem para descansar poderia ser mortal. O jovem começou a subida com bastante ânimo. Mas à medida que ia alcançando mais altura, ia diminuindo as passadas. Conhecia muito bem o caminho, pois percorrera muitas vezes esse mesmo trajeto. O vento gelado soprava com intensidade e a neve fina recém caída tornava escorregadio o caminho. Ele percebeu que gastaria mais tempo para chegar ao topo, onde dormiria, pois lá havia um acampamento. O cansaço começou a pegá-lo e o desejo de parar para descansar foi muito grande. Mas então lembrou-se do aviso dado no início da escalada: parar significaria morrer! O jovem parou um pouquinho, refez-se e continuou lutando. Enquanto caminhava lentamente notou que havia algo coberto com neve, no meio do caminho. – Um animal pensou ele. E agachou-se para tirá-lo da estrada. Porém, quando procurou virá-lo de lado, viu que não era um animal, mas sim um jovem da sua idade. Tinha dormido, mas ainda estava vivo. Imediatamente começou a fazer massagens nas mãos e nos pés daquele jovem. Esfregou-lhe o peito e, enquanto o exercitava, esqueceu completamente do seu cansaço. Finalmente viu sinais de vida no rosto do jovem que não conhecia. Durante horas lutou e trabalhou até que chegaram ao lugar coberto, onde deveriam passar a noite. Depois de fazer fogo e dar ao jovem uma xícara de caldo quente, lembrou-se de que ele também tinha pensado em sentar-se por um momento para recuperar as forças. Aí o jovem percebeu, que a sua atitude o tinha salvo, porque ele estava a pensar em parar como aquele jovem. E quando ele salvava o jovem ele estava a salvar a sua própria vida, porque ele esqueceu-se do seu cansaço para salvar o outro jovem. Que experiência de vida! Se pensarmos só em nós mesmos, teremos cansaço e descontentamento. Mas quando nos propomos ajudar aos outros, renovamos nossas forças e energias e descobrimos que AQUELE QUE SERVE, ENCONTRA REAL FELICIDADE. In Bom dia, alegria de Pedrosa Ferreira
Certo jovem, na Suíça, foi escalar uma montanha coberta de neve.
O Ressuscitado pede-nos para renascer, todos os dias,
para nos distanciarmos do nosso pequeno e prepotente eu,
para fazermos viver em nós um Tu maior,
para morrermos para os nossos apegos, as nossas certezas,
para darmos lugar ao deserto e esperarmos pela chuva.
Pela água que desce do céu e faz florescer até a areia.
Susanna Tamaro, in O Fogo e o Vento
INFORMAÇÕES
FESTAS DO ESPÍRITO SANTO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA CALHETA
A Santa Casa da Misericórdia da Calheta vai celebrar a sua festa com os irmãos e benfeitores no próximo domingo, 27 de abril.
De 20 a 26 de abril, pelas 20 horas, teremos o terço, no Lar de Idosos da Santa Casa, em louvor do Divino Espírito Santo.
No domingo a Coroação é às 12 horas e depois teremos o jantar, na Casa do Povo da Calheta para os irmãos, familiares e convidados.
Se alguém quiser contribuir com géneros ou dinheiro, pode fazê-lo entregando os donativos na Santa Casa da Misericórdia. A mesa agradece a colaboração de todos.
COROAÇÃO DA CATEQUESE E MENSAGEM DE FÁTIMA NA RIBEIRA SECA
No próximo domingo, 27 de abril, na comunidade da Ribeira Seca, a catequese é que faz a coroação. Haverá o terço, na Casa do Espíritos Santo às 20 horas a partir do dia 21 de abril e a concentração para a Coroação no dia 27 é às 11h 30 seguindo-se o cortejo para a Igreja com a Eucaristia e Coroação.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 637
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1130Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
- Avô.
- Sim.
- Porque é que se põe a estrela no cimo do pinheirinho?
- Para não nos esquecermos daquilo que é realmente importante. Repara: o pinheirinho está lindo com as bolas e as fitas e as luzinhas a piscar, mas sem a estrela ficaria triste. A estrela é a luz verdadeira. O pinheirinho é como a nossa vida. Pode não haver nem bolas nem fitas nem luzinhas a piscar, mas é a luz verdadeira que dá sentido ao nosso caminho. O pinheirinho pode não ter bolas nem estrelas nem luzinhas a piscar, mas se tiver uma estrela no cimo será sempre um verdadeiro pinheiro de Natal.
Lado-a-lado
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas