Nº 618

NÃO PODEMOS SER NEUTROS
Todos sabemos que as pessoas são todas diferentes. Mas a Palavra de Deus diz-nos que, na sua essência, todos os seres humanos são iguais em dignidade e direitos.
É nesta igualdade das pessoas humanas na sua dignidade, nos seus direitos, que assenta o princípio da fraternidade universal.
A proposta do amor universal é fundamental para salvarmos a humanidade. De facto, ou aprendemos a viver como irmãos ou caminhamos para a destruição global.
Não podemos ser neutros neste ponto. Por outras palavras, não podemos deixar de tomar partido na questão da fraternidade universal.
Os profetas que o Espírito Santo suscita são pessoas não violentas. Mas todos eles denunciam as raízes da violência: a injustiça e a opressão.
É por esta razão que os profetas são incómodos e, muitas vezes são perseguidos, maltratados e martirizados.
Os profetas não têm medo de ser rotulados de radicais, pois sabem que estão a beber na mesma fonte da qual bebeu Jesus Cristo: o Espírito Santo e a Palavra de Deus.
Os profetas são não violentos. Mas ser não violento não significa ser neutro ou passivo. Os que aceitam passivamente as situações de injustiça e violência não merecem o nome de não violentos, pois vivem em paz com a violência instituída.
Por outras palavras, os profetas denunciam a violência precisamente por serem não violentos.
Fazem-no por um imperativo de consciência, apesar de saberem que estão correndo o perigo da perseguição e do martírio.
O Espírito Santo fá-los compreender que a qualidade de uma vida não vale pelos anos da sua duração, mas pela densidade espiritual e fecundidade amorosa que esta venha a atingir.
Calmeiro Matias
FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.
A segunda leitura garante-nos que Deus tem um projeto de vida plena, verdadeira e total para cada homem e para cada mulher – um projeto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projeto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de cada um de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.
A primeira leitura mostra (recorrendo à história mítica de Adão e Eva) o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de autossuficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.
O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.
Dehonianos
MEDITAR
AVE MARIA MÃE DE JESUS
Ave, Maria, Mãe de Jesus!
Honra, glória e triunfo
Para o seu Imaculado Coração!
Ave Maria, Mãe de Jesus,
Mãe de todo o Universo!
Quem não quererá pertencer
À Mãe de Jesus,
À Senhora da Vitória?
Guarda, Virgem Pura,
Guarda, Virgem Mãe,
Em teu Coração Santíssimo,
Todos os filhos teus!
SEMPRE TU, MÃEZINHA!
És Tu bendita entre as mulheres!
Só Tu, ó Mãe, és Imaculada!
Criou-Te Deus tão pura e bela,
Brilhante estrela;
Do Céu Rainha,
Superas Anjos e Arcanjos!
Encheu-Te Deus de tal carinho,
Tão branca e pura,
Mais que o arminho!
Quem ousou manchar-Vos
Errou no caminho!
CONTO (479)
GUERRA E PAZ
Terminado o jantar, toda a família se sentou no sofá para assistir ao noticiário. Como de costume, não faltam as notícias sobre os conflitos em tantas partes do mundo. O pequenino André, impressionado com estas cenas de violência, perguntou:
- Pai, como é que começa uma guerra?
O pai tentou explicar:
- Filho, as coisas não são mais ou menos assim. Imagina por exemplo que entre a Inglaterra e os Estados Unidos há um grande conflito por qualquer assunto…
A mãe interrompeu:
- Homem, não digas tolices. Sabes muito bem que a Inglaterra e a América são aliados, estão sempre de acordo. Até falam a mesma língua.
O homem respondeu:
- Mulher, era só um exemplo para o nosso filho perceber.
Ela, irritada, continuou:
- Mas assim dizes coisas erradas ao nosso filho. E a propósito da Inglaterra, espero que vás pensando nas próximas férias.
E ele, com voz forte:
- Isso querias tu! Não há dinheiro…
O André, que assistia à conversa, disse:
- Pai, obrigado. Já sei como começam as guerras.
In Bom dia, alegria de Pedrosa Ferreira
Basta imaginar,
e depois imaginar o ar para o libertar
e imaginar asas para ele voar
e imaginar uma canção para ele cantar.
Manuel António Pina
um pássaro para o aprisionar,
INFORMAÇÕES
CONFISSÕES
Dia 12 de dezembro às 17h00 - BEIRA
Dia 12 de dezembro às 18h00 - VELAS
Dia 13 de dezembro às 14h00 - NORTE PEQUENO
Dia 15 de dezembro às 17h00 - URZELINA
RECEITA DA FESTA DE SANTA CATARINA
Coleta - 225,67
Ofertas na bandeja - 380,00€
Arrematações - 672,00€
Total - 1.277,67
PASTORAL JUVENIL
A pastoral Juvenil de São Jorge irá realizar a sua festa de Natal no próximo dia 14 de dezembro.
A concentração será junto ao lar de Idosos de Velas pelas 13 horas e 30 Minutos.
CONTAMOS CONVOSCO.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 618
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº1129Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
Jesus é o terapeuta do nosso olhar,
o reconstrutor do nosso modo de ver.
José Tolentino Mendonça
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas