Nº 479

 

PEDALADA...

A minha vida é um passeio de bicicleta.
No princípio, eu via Deus como um observador, um juiz que não perdia de vista as coisas erradas que eu fazia. Eu reconhecia a imagem Dele quando a via, mas não O conhecia de verdade.
Mas, mais tarde, quando O conheci melhor, pareceu que a vida era como um passeio de bicicleta para duas pessoas, e, percebi que Deus estava atrás, ajudando-me a pedalar.
Não sei quando foi que Ele me sugeriu que trocássemos de lugar... e a vida não foi a mesma desde então...A vida com o Seu poder superior, isto é, tornada muito mais excitante. Quando eu detinha o controle, sabia o caminho. Era um tanto entediante, mas previsível - sempre a distância mais curta entre dois pontos. Mas quando Deus assumiu a liderança, Ele conhecia atalhos maravilhosos, subia montanhas e atravessava terrenos pedregosos em velocidades vertiginosas; tudo que eu podia fazer era seguir em frente!
Embora tudo aquilo parecesse loucura Ele dizia:
- Pedala, pedala!!!
Eu ficava preocupado e ansioso, e perguntava:
- Para onde me levas?
Deus apenas ria e não me dava uma resposta e, eu comecei a confiar Nele.
Logo me esqueci da minha vida anterior e comecei a participar da aventura.
Quando dizia que estava assustado, Ele virava-se para trás e tocava na minha mão.
Deus levou-me até pessoas com dons de que eu precisava; dons de curar, de aceitação e de alegria. Elas deram-me os seus dons para levar no meu caminho. Isto é, nosso caminho, de Deus e meu.
E nós partimos novamente. E Ele disse:
- Desfaz-te dos dons, são bagagem extra, pesam demais.
Então, dei-os para as pessoas que encontrámos e descobri que dando eu recebia, e, além disso o nosso fardo ficava mais leve. No princípio, eu não confiei em Deus para assumir o controle da minha vida. Achei que a destruiria. Mas Ele conhecia os segredos da bicicleta, sabia como incliná-la para fazer curvas fechadas, pular para evitar lugares cheios de pedras, aumentar a velocidade para encurtar os caminhos assustadores. E eu estou a aprender a calar-me e pedalar nos lugares mais estranhos, e a começar a apreciar a paisagem e a brisa fresca no meu rosto com meu óptimo e constante companheiro, Jesus Cristo...
E, quando estou certo de que não posso mais seguir em frente, Ele apenas sorri e diz:
- Pedala.... 
Do blog Jovens e Missão
 

V DOMINGO DA QUARESMA

Tema:

Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.
Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.
O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.
A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Baptismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.
(Dehonianos)
 

MEDITAR

POST SCRIPTUM

"Que a tua vida
seja natural como o respirar,
que o teu peso para os outros
seja apenas o das pétalas,
que a tua gratidão seja ilimitada
e as tuas palavras favos de ternura.

Que todos os que se aproximem de ti
tenham vontade de cantar
e de encher de luz e canções
as suas noites,
de despir os lutos do coração
e compor as jarras da alegria.

Procura a lucidez
que afasta os medos,
e a humildade para permaneceres
profundo em ti,
livre na vida,
eterno no momento,
fiel ao que permanece."
Henrique Manuel, em Mas Há Sinais...
 

CONTO (347)

O PORMENOR

Um pároco tinha preparado meticulosamente a grande festa da sua paróquia, sobretudo a procissão. Três meses antes da data, organizou grupos de trabalho.
No dia da festa estava toda a freguesia mobilizada. À hora prevista, saiu a procissão. Diante ia a cruz e os candelabros. Depois as duas filas de crianças vestidas de branco. Seguiam-se as confrarias com as suas insígnias e estandartes. Não faltavam os escuteiros com as suas fardas. Em seguida, os acólitos revestidos com as suas túnicas brancas.
Finalmente, o pálio sob o qual ia o pároco revestido com os paramentos mais ricos que só se utilizavam nas festas. Nas suas mãos a custódia de ouro, revestida de pedras preciosas. Atrás do pálio ia a banda. Uma procissão magnifica!
Quando a banda, à saída da igreja, entoou a primeira música, o sacristão aproximou-se do pároco e disse-lhe baixinho ao ouvido.
- Senhor padre, na custódia não leva a hóstia!
O pároco, irritado, respondeu:
- Não vês em quantas coisas tenho de pensar? Não posso ocupar-me de todos os pormenores!
in, ALEGRE MANHÃ de Pedrosa Ferreira

 

INFORMAÇÕES

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

O Dia Mundial da Juventude é já a 17 de Abril. Nesta Ilha de São Jorge vamos fazer este encontro nos Biscoitos da Calheta com o seguinte horário: 10 horas concentração; 10:30 actividade surpresa; 11:45 Procissão de Ramos; 12:00 Eucaristia; 13 almoço (partilhado); 15:00 Início do III Festival DMJ de São Jorge.
Para que todos possam participar estarão transportes à disposição com os seguintes horários:
1. Autocarro: 8h30 Rosais; 9h00 Velas;  09h15 Beira; 09h30 S. Amaro; 09h45 Urzelina
 2. Autocarro:  08h30  S. António  08h45 Norte Grande 09h00 Norte Pequeno  09h15 Ribeira SecaVIA SACRA No próximo dia 16 de Abril, pelas 15 horas, na Igreja da Ribeira Seca.BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

 

 

A Direcção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que tem à disposição do público em geral as seguintes especialidades:  - Oftalmologia, Pediatria, Dermatologia, Ginecologia – Obstetrícia, Ortopedia -Traumatologia, Imagiologia (Ecografias e Mamografia), Terapia da Fala e Medicina Dentária.Às segundas e quintas-feiras após as 17h, estará à disposição do público em geral a Drª Joana Rodrigues, terapeuta da fala. Os eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111, ou pelo correio electrónico: bombeiroscalheta@sapo.pt

 

 

 

 

CONFISSÕES

14 de Abril: 16:00 horas - Manadas

                               18:00 horas - Beira

 

15 de Abril: 14:00 horas - Santo António e Norte Pequeno

                               16:00 horas - Norte Grande

 

17 de Abril: 17:00 horas - Urzelina

 

18 de Abril: 16:00 horas - Ribeira Seca

 

19 de Abril: 16:00 horas - Biscoitos

                               19:00 horas - Calheta

 

 

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 479

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 827

Pensamento da Semana

Dá-nos um coração claro que veja o céu aberto
e o mundo como os olhos de uma criança,
olhos de confiança e de descoberta
que nos salvem dos hábitos.

 

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas