Nº 479

 

PEDALADA...

A minha vida é um passeio de bicicleta.
No princípio, eu via Deus como um observador, um juiz que não perdia de vista as coisas erradas que eu fazia. Eu reconhecia a imagem Dele quando a via, mas não O conhecia de verdade.
Mas, mais tarde, quando O conheci melhor, pareceu que a vida era como um passeio de bicicleta para duas pessoas, e, percebi que Deus estava atrás, ajudando-me a pedalar.
Não sei quando foi que Ele me sugeriu que trocássemos de lugar... e a vida não foi a mesma desde então...A vida com o Seu poder superior, isto é, tornada muito mais excitante. Quando eu detinha o controle, sabia o caminho. Era um tanto entediante, mas previsível - sempre a distância mais curta entre dois pontos. Mas quando Deus assumiu a liderança, Ele conhecia atalhos maravilhosos, subia montanhas e atravessava terrenos pedregosos em velocidades vertiginosas; tudo que eu podia fazer era seguir em frente!
Embora tudo aquilo parecesse loucura Ele dizia:
- Pedala, pedala!!!
Eu ficava preocupado e ansioso, e perguntava:
- Para onde me levas?
Deus apenas ria e não me dava uma resposta e, eu comecei a confiar Nele.
Logo me esqueci da minha vida anterior e comecei a participar da aventura.
Quando dizia que estava assustado, Ele virava-se para trás e tocava na minha mão.
Deus levou-me até pessoas com dons de que eu precisava; dons de curar, de aceitação e de alegria. Elas deram-me os seus dons para levar no meu caminho. Isto é, nosso caminho, de Deus e meu.
E nós partimos novamente. E Ele disse:
- Desfaz-te dos dons, são bagagem extra, pesam demais.
Então, dei-os para as pessoas que encontrámos e descobri que dando eu recebia, e, além disso o nosso fardo ficava mais leve. No princípio, eu não confiei em Deus para assumir o controle da minha vida. Achei que a destruiria. Mas Ele conhecia os segredos da bicicleta, sabia como incliná-la para fazer curvas fechadas, pular para evitar lugares cheios de pedras, aumentar a velocidade para encurtar os caminhos assustadores. E eu estou a aprender a calar-me e pedalar nos lugares mais estranhos, e a começar a apreciar a paisagem e a brisa fresca no meu rosto com meu óptimo e constante companheiro, Jesus Cristo...
E, quando estou certo de que não posso mais seguir em frente, Ele apenas sorri e diz:
- Pedala.... 
Do blog Jovens e Missão
 

V DOMINGO DA QUARESMA

Tema:

Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.
Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.
O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.
A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Baptismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.
(Dehonianos)
 

MEDITAR

POST SCRIPTUM

"Que a tua vida
seja natural como o respirar,
que o teu peso para os outros
seja apenas o das pétalas,
que a tua gratidão seja ilimitada
e as tuas palavras favos de ternura.

Que todos os que se aproximem de ti
tenham vontade de cantar
e de encher de luz e canções
as suas noites,
de despir os lutos do coração
e compor as jarras da alegria.

Procura a lucidez
que afasta os medos,
e a humildade para permaneceres
profundo em ti,
livre na vida,
eterno no momento,
fiel ao que permanece."
Henrique Manuel, em Mas Há Sinais...
 

CONTO (347)

O PORMENOR

Um pároco tinha preparado meticulosamente a grande festa da sua paróquia, sobretudo a procissão. Três meses antes da data, organizou grupos de trabalho.
No dia da festa estava toda a freguesia mobilizada. À hora prevista, saiu a procissão. Diante ia a cruz e os candelabros. Depois as duas filas de crianças vestidas de branco. Seguiam-se as confrarias com as suas insígnias e estandartes. Não faltavam os escuteiros com as suas fardas. Em seguida, os acólitos revestidos com as suas túnicas brancas.
Finalmente, o pálio sob o qual ia o pároco revestido com os paramentos mais ricos que só se utilizavam nas festas. Nas suas mãos a custódia de ouro, revestida de pedras preciosas. Atrás do pálio ia a banda. Uma procissão magnifica!
Quando a banda, à saída da igreja, entoou a primeira música, o sacristão aproximou-se do pároco e disse-lhe baixinho ao ouvido.
- Senhor padre, na custódia não leva a hóstia!
O pároco, irritado, respondeu:
- Não vês em quantas coisas tenho de pensar? Não posso ocupar-me de todos os pormenores!
in, ALEGRE MANHÃ de Pedrosa Ferreira

 

INFORMAÇÕES

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

O Dia Mundial da Juventude é já a 17 de Abril. Nesta Ilha de São Jorge vamos fazer este encontro nos Biscoitos da Calheta com o seguinte horário: 10 horas concentração; 10:30 actividade surpresa; 11:45 Procissão de Ramos; 12:00 Eucaristia; 13 almoço (partilhado); 15:00 Início do III Festival DMJ de São Jorge.
Para que todos possam participar estarão transportes à disposição com os seguintes horários:
1. Autocarro: 8h30 Rosais; 9h00 Velas;  09h15 Beira; 09h30 S. Amaro; 09h45 Urzelina
 2. Autocarro:  08h30  S. António  08h45 Norte Grande 09h00 Norte Pequeno  09h15 Ribeira SecaVIA SACRA No próximo dia 16 de Abril, pelas 15 horas, na Igreja da Ribeira Seca.BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

 

 

A Direcção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que tem à disposição do público em geral as seguintes especialidades:  - Oftalmologia, Pediatria, Dermatologia, Ginecologia – Obstetrícia, Ortopedia -Traumatologia, Imagiologia (Ecografias e Mamografia), Terapia da Fala e Medicina Dentária.Às segundas e quintas-feiras após as 17h, estará à disposição do público em geral a Drª Joana Rodrigues, terapeuta da fala. Os eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111, ou pelo correio electrónico: bombeiroscalheta@sapo.pt

 

 

 

 

CONFISSÕES

14 de Abril: 16:00 horas - Manadas

                               18:00 horas - Beira

 

15 de Abril: 14:00 horas - Santo António e Norte Pequeno

                               16:00 horas - Norte Grande

 

17 de Abril: 17:00 horas - Urzelina

 

18 de Abril: 16:00 horas - Ribeira Seca

 

19 de Abril: 16:00 horas - Biscoitos

                               19:00 horas - Calheta

 

 

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 479

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas