Nº 1112

 

Como nasceu a JMJ? Um legado de João Paulo II aos jovens e à Igreja

A ideia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nasceu com o Papa João Paulo II. Ainda sacerdote e mesmo depois de ser bispo, organizava com os mais novos saídas para as montanhas com passeios e campos de férias, dando aos jovens a oportunidade de partilharem com Wojtyla as suas dúvidas, inquietações, esperanças e desejos do coração. Esta opção preferencial nunca abandonou o seu percurso de pastor e, depois de eleito Papa, reforçou esta preferência de forma inovadora.

Nas suas viagens apostólicas pelo mundo passou a incluir encontros com jovens e, a 14 de maio de 1982, durante a visita apostólica a Portugal, celebrou missa no Parque Eduardo VII para uma jovem e colorida multidão, a perder de vista. Nessa homilia declarou:

“Deus deu-me a graça de amar muito os jovens. Por isso, gostaria de falar-vos como um amigo fala ao seu amigo, com cada um individualmente, olhos nos olhos, de coração a coração.”

Meses depois, esta atenção redobrada aos adolescentes e jovens viria a assumir novos contornos que perduram até hoje.

A 23 de março de 1983, o Papa inaugura o Ano Santo da Redenção (que assinala os 1950 anos da Paixão de Jesus) e convoca os jovens de vários continentes para um encontro, em Roma, no Domingo de Ramos de 1984. Os organizadores esperam 60 mil participantes, mas o jubileu da juventude atinge os 250 mil.

A multidão juvenil, de boné branco na cabeça, ocupa toda a Praça de São Pedro e ruas adjacentes. “Quem disse que a Juventude já perdeu o sentido dos valores e já não se pode contar com ela?”, questionou João Paulo II, considerando a experiência “gloriosa e consoladora” daqueles dias pelo exemplo que os jovens deram “de fraternidade e coragem, em aberta profissão de fé”.

Oito dias depois, na missa de encerramento do jubileu, João Paulo II confia-lhes a Cruz do Ano Santo da Redenção, dizendo: “A «Cruz de Cristo!», levai-a pelo mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciai a todos que só em Cristo, morto e ressuscitado, há salvação e redenção.”

A Cruz ainda hoje percorre o mundo, até chegar às cidades onde se realiza a JMJ.

No ano seguinte, a ONU proclama 1985 o “Ano Internacional da Juventude” e o Papa associa-se às celebrações. Convoca de novo os jovens para mais um encontro no Domingo de Ramos, em Roma. A resposta é surpreendente: 500 mil invadem a capital italiana e, antes do encontro com o Santo Padre, espalham-se pelas igrejas da cidade, em vários momentos de oração e catequese.

“Foi uma experiência maravilhosa e inesquecível”, comenta o próprio João Paulo II que decide então passar a celebrar, cada dois ou três anos, num país e continente diferentes, a Jornada Mundial da Juventude.

Aura Miguel (adaptado)

 

MEDITAR

As palavras de Jesus eram sedutoras. Será Deus assim? Será isto encontrar-se com Ele?

 

Nem todos se entusiasmavam com o projeto de Jesus. Em muitos, surgiam não poucas dúvidas e questões. Era razoável segui-Lo? Não era uma loucura? São as perguntas daqueles galileus e de todos os que se encontram com Jesus num nível um pouco profundo.

Jesus contou duas pequenas parábolas para «seduzir» aqueles que permaneciam indiferentes. Queria semear, em todos, uma pergunta decisiva: não haverá na vida um «segredo» que ainda não descobrimos?

Todos compreenderam a parábola daquele lavrador pobre que, enquanto cavava uma terra que não era sua, encontrou um tesouro escondido num jarro. Não pensou duas vezes. Era a ocasião da sua vida. Não a podia desaproveitar. Vendeu tudo o que tinha e, cheio de alegria, levou o tesouro.

O mesmo aconteceu com um rico comerciante de pérolas quando descobriu uma de valor incalculável. Nunca tinha visto nada semelhante. Vendeu tudo o que possuía e ficou com a pérola.

As palavras de Jesus eram sedutoras. Será Deus assim? Será isto encontrar-se com Ele? Descobrir um «tesouro» mais belo e atraente, mais sólido e verdadeiro do que tudo o que estamos a viver e a desfrutar?

Jesus comunica a sua experiência de Deus, ou seja, o que dá forma completa à Sua vida. Terá Ele razão? Será isto segui-Lo? Encontrar o essencial, ter a imensa fortuna de encontrar o que o ser humano sempre desejou?

Entre nós, muitas pessoas estão a abandonar a religião sem ter provado Deus. Compreendo-os. Eu faria o mesmo. Se uma pessoa não descobriu um pouco a experiência de Deus que Jesus vivia, a religião é um aborrecimento. Não vale a pena.

O triste é encontrar tantos cristãos cujas vidas não estão marcadas pela alegria, o assombro ou a surpresa de Deus. Nunca o estiveram. Vivem encerrados na sua religião, sem terem encontrado qualquer «tesouro». Entre os seguidores de Jesus, cuidar da vida interior não é apenas mais uma coisa. É essencial viver aberto à surpresa de Deus.

José António Pagola

 

PENSAMENTO DA SEMANA

  

O desejo mais profundo de uma pessoa é ser feliz. Não só por um momento, mas feliz para sempre. Outra coisa não seria normal! Mas há quem desista desse sonho por lhe parecer uma paixão inútil e impossível, confundindo felicidade com bem-estar ou prazer.

Ser feliz é ser fecundo. É esse o significado da palavra. E uma árvore só é fecunda quando é podada. Não se é feliz sem podar o egoísmo."

 

Vasco Pinto de Magalhães, s.j. 


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 

MANADAS - quinta-feira, 3 de agosto, entre as 10 horas e as 11 horas.

RIBEIRA SECA - sexta-feira, 4 de agosto, entre as 17 horas e as 18 horas.  

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

BISCOITOS - terça-feira, 8 de agosto, entre as 17 horas e as 18 horas.

MANADAS - quinta-feira, 10 de agosto, entre as 10 horas e as 11 horas.

RIBEIRA SECA - sexta-feira, 11 de agosto, entre as 17 horas e as 18 horas.  

 

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

PORTAL

Tríduo - Dias 1, 2 e 3 de agosto - Missa às 19 horas.

              

Festa- Dia 6 de agosto - Missa às 11 horas - Procissão às 20 horas.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

NORTE GRANDE

Tríduo: Dias 1, 2 e 3 de agosto às 20horas.

 

Dia 6 de agosto

            - Missa de festa às 12horas e Procissão às 19h30m.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 1112

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 1162

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

 "O homem de hoje pensa alcançar a liberdade dominando.

Realiza-se quanto mais pode dominar os outros.

O conceito de "serviço" está distante.

Não sabemos lavar os pés.

Só sabemos polir sapatos, para chegar ao poder."

Dom Tonino Bello, Bispo do Povo

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas