Nº1103

 

VEM, ESPÍRITO DE AMOR

 

Vem, Espírito do Pai e do Filho.

Vem, Espírito de Amor.

Vem, Espírito de infância e de paz, de confiança, de alegria.

Vem, alegria secreta que brilhas através das lágrimas do mundo.

Vem, vida mais forte que as nossas mortes. Vem, Pai dos pobres e advogado dos oprimidos.

Vem, Luz da eterna verdade e amor derramado em nossos corações.

Não está em nossas mãos forçar-Te;

Mas é justamente isso que nos faz ter confiança.

Nosso coração teme secretamente a Tua vinda, tão pouco Te assemelhas a este nosso coração endurecido, sempre à busca de si mesmo; mas é justamente essa a garantia mais sólida da tua vinda, mesmo assim.

Vem, pois, renova e alarga a Tua visita no interior do nosso ser.

É em Ti que pomos a nossa confiança.

É em Ti que nós amamos, porque Tu próprio és o Amor.

Em Ti, nós temos Deus por Pai, porque no íntimo do nosso ser, Tu clamas: "Abba, Pai bem amado!".

Permanece em nós, e não nos abandones, nem no duro combate da vida, nem na hora em que soar o seu termo... e em que ficaremos sós.

Vem, Espírito Santo!

Karl Rahner

 

MEDITAR

Pentecostes: Sopro de Deus para a vida do mundo

A Palavra de Deus narra de quatro formas a vinda do Espírito Santo, para nos dizer que Ele, a respiração de Deus, não suporta esquemas.

No Evangelho o Espírito vem como presença que consola, leve e brando como um respiro, como o batimento do coração.

Nos Atos dos Apóstolos vem como energia, coragem, ribombar que escancara as portas e as palavras. Enquanto tu estás obstinado em traçar os limites da casa, Ele abre janelas, abre-te diante do mundo, chama para mais além.

Segundo Paulo, vem como dom diferente para cada um, beleza e genialidade de cada cristão.

E uma quarta narrativa está no versículo de um Salmo: do Teu Espírito, Senhor, está repleta a Terra. Toda a Terra. Está repleta, e não apenas tocada pelo vento de Deus, mas cheia: está inundada, transborda, não há nada nem ninguém sem a pressão mansa e poderosa do Espírito de Deus, que leva pólenes de primavera ao seio da história e de todas as coisas. «Que faz viver e santifica o universo», como rezamos na Eucaristia.

Quando estavam fechadas as portas do lugar onde os apóstolos se encontravam, por medo dos judeus, eis que acontece algo que vira do avesso a sua vida, que inverte aquele grupinho bloqueado atrás de portas cerradas. Alguma coisa transformou homens titubeantes pela angústia em pessoas dançantes de alegria, inebriadas de coragem: é o Espírito, chamada que reacende as vidas, vento que alastra, terramoto que faz cair as construções frágeis, desacertadas, e deixa de pé só aquilo que é verdadeiramente sólido. Aconteceu o Pentecostes e desbloqueou-se a vida.

Na tarde da Páscoa, quando estavam fechadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio dos seus e disse: paz! O abandonado regressa àqueles que o tinham abandonado. Não acusa ninguém, desencadeia processos de vida; gere a fragilidade dos seus com um método humaníssimo e criativo: assegura-lhes que o seu amor por eles está intacto (mostra-lhes as mãos chagadas e o lado aberto, feridas de amor); sublinha a sua confiança obstinada, ilógica e total neles (como o Pai me enviou, Eu vos envio). Vós como Eu. Vós e não outros. Ainda que me tenham deixado só, Eu continuo a acreditar em vós, e não desisto de vós.

E por fim oferece ainda mais: sopra sobre eles e diz: recebei o Espírito Santo. O Espírito é a respiração de Deus. Naquela sala fechada, naquela situação asfixiante, entre a respiração ampla e profunda de Deus, o oxigénio do Céu. E como no princípio o Criador soprou o seu hálito de vida sobre Adão, assim Jesus sopra agora vida, transmite aos seus aquilo que o faz viver, esse princípio vital e luminoso, essa intensidade que fazia diferente, que fazia único a sua maneira de amar e escancarava horizontes.

Ermes Ronchi

 

 

Oração para pedir os 7 dons do Espírito Santo

Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos enviar-lhes o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador.

Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la.

Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião.

Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade.

Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar.

Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimo-Vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma.

Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor.

Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial.

Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

 

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

A CRIANÇA OCULTA

As crianças são bocados de Deus e não sabem,

vão saltando na chuva e não se molham,

beijam o ar sem o possuir,

dão prendas sem preço, brincam sozinhas

com bolas celestiais

e estão acompanhadas de toda a presença.

 

Pedro Miguel Lamet, sj, in Saborear e Saber


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO

MANADAS - quarta-feira, 31 de maio, entre as 10 horas e as 11 horas. 

RIBEIRA SECA - sexta-feira, 2 de junho, entre as 17 horas e as 18 horas.  

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº1103

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 1162

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

 "O homem de hoje pensa alcançar a liberdade dominando.

Realiza-se quanto mais pode dominar os outros.

O conceito de "serviço" está distante.

Não sabemos lavar os pés.

Só sabemos polir sapatos, para chegar ao poder."

Dom Tonino Bello, Bispo do Povo

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas