nº 999

 «Todas as crianças são importantes, todas!»

O que é bonito em vocês, crianças, é que cada uma olha as outras crianças e dá as mãos, sem fazer diferença de cor, de condição social, de religião. Vocês dão as mãos umas às outras. Tomara que os grandes fizessem também como vocês e acabassem com toda a discriminação. Só assim o mundo poderia encontrar a paz.

Vocês querem a paz no mundo? Vocês querem um mundo em paz? Para serem realmente importantes, vocês precisam de uma família, de pais unidos, de um clima de amor e de paz. É preciso ajudar as crianças que nasceram e estão crescendo fora de uma verdadeira família. Mas é preciso também fazer alguma coisa para que todas as crianças vejam respeitado o seu direito de terem pais unidos, irmãos que se amam, uma casa harmoniosa e feliz. (…)

Para serem importantes, vocês precisam de escolas, onde todas, sem exceção, aprendam a ler e a escrever, a fazer as contas e tudo o mais que é necessário para crescer na vida. Crianças que já vão à escola, vocês querem ser aplicadas e estudiosas para aprender muito? Vocês querem que as outras, que ainda não vão à escola, tenham boas escolas para estudar? (…)

Para serem importantes, vocês precisam conhecer Jesus Cristo, precisam amá-l’O como seu maior amigo, rezar a Ele todos os dias sem falta. (…)

Se ser criança é tão importante, então todas as crianças são importantes, todas as crianças são importantes, todas! Não pode nem deve haver crianças abandonadas. Nem crianças sem lar. Nem meninos e meninas de rua. Não pode nem deve haver crianças usadas pelos adultos para a imoralidade, para o tráfico de drogas, para as pequenas e grandes infrações, para a prática do vício.

Não pode nem deve haver crianças amontoadas em centros de triagem e casas de correção, onde não conseguem receber uma verdadeira educação. Não pode nem deve haver, é o Papa quem pede e exige em nome de Deus e de seu Filho, que foi criança também Jesus, não pode nem deve haver crianças assassinadas, eliminadas sob pretexto de prevenção do crime, marcadas para morrer! Vocês querem que todas as crianças sejam felizes? Querem uma cidade, um Estado, um País, sem crianças abandonadas e meninos e meninas de rua? (…)

Vivam as crianças do mundo inteiro!

João Paulo II (adaptado)

 

MEDITAR

 

Santíssima Trindade: No princípio era o amor

O Evangelho não oferece, para falar da Trindade, fórmulas racionais ou simbólicas, mas a narrativa de um encontro e de um envio (Mateus 28, 16-20): Pai, Filho, Sopro santo. Nomes que abraçam e fazem viver. Foram todos ao encontro no monte da Galileia. Todos, inclusive aqueles que ainda duvidavam, comunidade ferida que conheceu a traição, a fuga e o suicídio de um deles…

Mas o Mestre não os larga, e realiza um dos seus gestos mais típicos: aproximou-se e disse-lhes… quando ama, Deus realiza gestos muito humanos. Jesus não aceita distâncias; ainda hoje não se cansou de se aproximar e de explicar. Ainda não se cansou de esperar por mim na minha lentidão para acreditar, chega-se mais para perto de mim, olhos nos olhos, respiração na respiração. É a viagem eterna do nosso Deus “em saída”, pelos caminhos de toda a Terra, que bate à porta do humano, e a porta do humano é o rosto, ou o coração. E se eu não abro, como tantas vezes aconteceu, Ele à porta deixa uma flor. E voltará. E não duvida de mim.

Eu estou convosco todos os dias.

Convosco, dentro das solidões, dos abandonos e das quedas; convosco também por trás das portas fechadas, nos dias em que duvidas e naqueles em que acreditas; nos dias do canto e nos dias das lágrimas, quando a noite te engole e quando parece que voas.

A última e suprema pedagogia de Jesus é muito simples: aproximar-se sempre, estar junto de ti, sussurrar ao coração, confortar e ir atrás de ti.

Ide por todo o mundo e anunciai. Confia a fé e a palavra de felicidade a discípulos de coração pesado, e mesmo assim conseguirão, inundando cada passagem do mundo como água fresca e transparente. Ide e batizai, mergulhai cada vida no oceano de Deus. Acompanhai cada vida ao encontro com a vida de Deus, e que esta submerja aquela, dela seja impregnada e embebida, e depois seja erguida ao alto pelas suas ondas mansas e poderosas.

Fazei-o “em nome do Pai”: coração que pulsa no coração do mundo; “no nome do Filho”: o mais belo entre os nascidos de mulher; “no nome do Espírito Santo”: vento que transporta pólenes de primavera e nos faz a todos vento no seu Vento (D.M.Montagna).

Como todos os dogmas, também o da Trindade não é um frio destilado concetual, mas um cofre que contém a sabedoria do viver, uma sabedoria sobre a vida e sobre a morte: no princípio de tudo, no cosmo e no meu íntimo, assim no Céu como na Terra, foi colocado um laço de amor.

E eu, criado à imagem e semelhança da Trindade, posso finalmente compreender porque estou bem quando estou com quem me quer bem, compreender porque estou mal quando estou na solidão: é a minha natureza profunda, a nossa divina origem.

 

Ermes Ronchi

 A CRIANÇA OCULTA

As crianças são bocados de Deus e não sabem,

vão saltando na chuva e não se molham,

beijam o ar sem o possuir,

dão prendas sem preço, brincam sozinhas

com bolas celestiais

e estão acompanhadas de toda a presença.

As crianças felizmente desconhecem

que papel lhes darão na comédia

e quando olham vêem-te imediatamente,

vêem-te como és,

sem calcular o que vales ou o que cobras,

se és pedreiro ou arquiteto, governador ou varredor,

se és velho ou adolescente;

pois olham para ti,

não para o cargo que te deram.

As crianças brincam com a tua criança oculta

e só então vives como és.

Pedro Miguel Lamet, sj, in Saborear e Saber

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

"Nós transmitimos a uma criança o que somos.

Nunca o que acreditamos que temos de ser. "

Christian Bobin


 

INFORMAÇÕES

 

PRIMEIRA COMUNHÃO E PROFISSÃO DE FÉ

Reunião para alunos, pais e catequistas

Manadas - 3ª feira, 1 de junho, às 19 horas na igreja.

Ribeira Seca - 6ª feira, 4 de junho, às 19 horas na igreja.

 

CÁRITAS DE SANTA CATARINA - CALHETA

Inscrições para o ano letivo 2021/22

As inscrições para o ano letivo 2021/22 deverão ser efetuadas de 16 a 30 de junho, entre as 8h30 e as 17h00.

Documentos a apresentar:

- Cartão de Cidadão do aluno a inscrever;

- Declaração de IRS e Nota de Liquidação.

ATL - Verão de 2021

Estão abertas as inscrições para o ATL - Verão 2021.

Os interessados deverão dirigir-se à Cáritas até ao dia 15 de Junho, entre as 15 e as 18 horas. Deverão trazer o Cartão de Cidadão da criança.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: nº 999

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

nº 1015

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Educar é produzir um homem feliz e sábio. Educar é produzir um homem que ama o espetáculo da vida. Desse amor, emana a fonte da inteligência. Educar é produzir uma sinfonia em que rimam dois mundos: o das ideias e o das emoções.

 

Há dois tipos de educação: a que informa e a que forma. A educação que informa ensina o homem a conhecer o mundo em que habita; a educação que forma vai além, ensina-o também a conhecer o mundo que ele é.

Augusto Cury

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas