Nº 966

 

Oração dos dias incertos

Nestes dias incertos, peço-Te que me ajudes a ter mais confiança. A acreditar mais nas minhas forças e nos meus talentos.

Que eu escute mais e melhor os outros que sofrem de dificuldades, e traga eu para a minha vida o que lhes custou tanto a aprender.

Nestes tempos inconstantes, peço-Te que tenhas ainda mais paciência comigo, uma vez que ando perdido e com muita dificuldade em encontrar por onde seguir para diante.

Que eu tenha a paz suficiente para ver mais longe, para escolher o caminho que me eleva e que, apesar de todas as dúvidas, eu encontre forma de seguir adiante, passo a passo.

Nestas noites sem muito sono, peço-Te a alegria profunda de saber que a vida é um dom maravilhoso, apesar de tudo, e que, ainda que os males pareçam sem fim, eu encontre a esperança e a paciência capazes de lhes fazer frente.

Que eu seja capaz de sorrir, mesmo quando as lágrimas estiverem a lavar a tristeza do meu rosto. Que eu seja forte ao ponto de não desistir de mim, mesmo quando isso me parecer o mais certo.

Nestes dias cheios de nadas, em que pouco parece ter importância, peço-Te que me enchas o coração e a imaginação de sonhos, para que, como se fosse uma criança, me esqueça do passado e me despreocupe com o futuro, concentrando-me em encontrar as minhas alegrias de cada dia.

Que eu consiga chorar e rir com a mesma pureza e verdade, sentindo sempre tudo e brincando muito, sozinho e com outros, sem nunca me considerar mais crescido, maduro ou melhor do que qualquer outra pessoa.

Nestes afastamentos das nossas vidas, onde a tranquilidade parece ser impossível, peço-Te que me fortaleça para que não fale quando não é preciso, nem me resguarde no silêncio quando for tempo de falar. Por mais que me doa fazer o que é melhor.

Que eu ensine a mim mesmo que, se quase nada é certo, isso não significa que eu seja insignificante, sem sentido ou sem valor. Pelo contrário, quer dizer que sou chamado a ser sólido e forte para que no mar da instabilidade eu possa ser um porto seguro, um farol útil e uma brisa suave, capaz de inspirar os que estão a perder-se de si mesmos.

Nestes tempos sem chão, peço-Te que ilumines os meus caminhos, para que possa escolher melhor e assim alcançar a paz que busco. Que eu seja capaz de amar os outros, aceitando-os como são, sem os julgar, lutando ao seu lado pelo que lhes és essencial. Sem buscar outra certeza que não saber que sou um instrumento importante para a felicidade daqueles com quem me cruzo na vida.

Assim seja.

José Luís Nunes Martins

 

MEDITAR

VÁ PARA AS CRUZES DAS ESTRADAS

Jesus conhecia muito bem a vida dura e monótona dos camponeses. Ele sabia como esperavam o sábado para "se libertar" do trabalho. Eu os vi divertindo-se em festas e casamentos. Que experiência poderia ser mais alegre para essas pessoas do que ser convidada para um banquete e poder sentar-se à mesa com os vizinhos para uma festa de casamento?

Comovido com a experiência de Deus, Jesus começou a falar com eles de maneira surpreendente. A vida não é apenas esta vida de trabalho e preocupações, tristezas e problemas. Deus está preparando um banquete final para todos os seus filhos e filhas. Ele quer ver-nos todos sentados ao lado dele, em torno da mesma mesa, desfrutando de uma vida totalmente feliz para sempre.

Ele não se contentava apenas em falar sobre Deus assim. Ele mesmo convidou todos para a sua mesa e comeu até com pecadores e indesejáveis. Ele queria ser o grande convite de Deus a todos para a festa final. Queria vê-los receber com alegria o seu chamado e criar um clima mais amigável e fraterno entre todos os que os preparassem devidamente para a festa final.

O que aconteceu a este convite? Quem o anuncia? Quem o ouve? Onde pode obter as notícias desta festa? Satisfeitos com o nosso bem-estar, surdos a tudo que não é do nosso interesse, não pensamos que precisamos de Deus. Não nos estamos gradualmente acostumando a viver sem a necessidade de uma última esperança?

Na parábola de Mateus, quando aqueles que têm terras e negócios rejeitam o convite, o rei diz aos seus servos:  “Vão agora à encruzilhada e todos que encontrarem, convide-os para o casamento” . A ordem é desconhecida, mas reflete o que Jesus sente. Apesar de tanta rejeição e desprezo, haverá festa. Deus não mudou. Você tem que continuar convidando.

Mas agora o melhor é ir à "encruzilhada" por onde passam tantos errantes, sem terras nem negócios, que nunca ninguém convidou para uma festa. Eles podem entender o convite melhor do que ninguém. Eles podem-nos lembrar de nossa necessidade fundamental de Deus. Eles podem-nos ensinar esperança.

 José Antonio Pagola

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Oração ao Criador

«Senhor e Pai da Humanidade,
que criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade,
infundi nos nossos corações um espírito de irmãos.
Inspirai-nos o sonho de um novo encontro,
de diálogo, de justiça e de paz.
Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias
e um mundo mais digno,
sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras.

Que o nosso coração se abra
a todos os povos e nações da Terra,
para reconhecer o bem e a beleza
que semeastes em cada um deles,
para estabelecer laços de unidade, de projetos comuns,
de esperanças compartilhadas. Ámen.»


 

INFORMAÇÕES

 

FESTAS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

FAJÃ DA RIBEIRA D’AREIA

Tríduo - Dia 10, 11 e 12 de outubro, Exposição do Santíssimo às 18h e missa às 19h.

                Dia 12 às 18h Exposição do Santíssimo, missa às 19 h seguida de Procissão de Velas.

 

            Festa - DIA 13 de outubro, missa às 12h.

 

MANADAS - DIA 12 - Missa 18h30.

 

RIBEIRA SECA - DIA 13 - Missa às 18h.

 

VELAS - DIA 13 - Às 20h missa.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição Dr. Brasil Toste, Otorrinolaringologista, dia 12 de outubro; Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, em outubro; Dr. Tiago Ribeiro, osteopata (massagem terapêutica), data por estabelecer; Dr.ª Paula Pires, Neurologista e neuropediatra, em dezembro; Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, em fevereiro; Elisabel Barcelos, Psicóloga Clinica e Formadora, nas áreas de avaliação Psicológica de Condutores (Testes psicotécnicos), Avaliação Psicológica, acompanhamento Psicológico e formação em temas ligados à Saúde Mental e /ou Psicologia, quintas e sextas-feiras.

Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111 ou por email: abvc.geral@gmail.com

 

MISSA NO SANTUÁRIO DA CALDEIRA

No próximo domingo, 18 de outubro, às 16 horas.

 

RECEITAS

Biscoitos - Festa de Nª Senhora do Socorro - 667,00 €

Festa do Bom Jesus -  283,00 €

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 966

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

nº 1015

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Educar é produzir um homem feliz e sábio. Educar é produzir um homem que ama o espetáculo da vida. Desse amor, emana a fonte da inteligência. Educar é produzir uma sinfonia em que rimam dois mundos: o das ideias e o das emoções.

 

Há dois tipos de educação: a que informa e a que forma. A educação que informa ensina o homem a conhecer o mundo em que habita; a educação que forma vai além, ensina-o também a conhecer o mundo que ele é.

Augusto Cury

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas