Nº 940

 DIA MUNDIAL DO DOENTE

“Senhor, o teu amigo está doente!” Jo. 11,3

 

Celebra-se a 11 de fevereiro o Dia Mundial do Doente, efeméride instituída por São João Paulo II em 1992, enquanto jornada de reflexão e de oração sobre as situações tão variadas de doença que atingem a Pessoa humana.

O dia da festa de Nossa Senhora de Lourdes, foi a data escolhida pelo Santo Padre, para a celebração da Jornada Mundial do Doente, atendendo a que aquele santuário mariano – situado em França – é dos lugares sagrados mais procurados pelas pessoas doentes para obter a cura das suas enfermidades e, também, porque a Virgem Santa Maria sempre foi invocada pelos crentes como a Saúde dos Enfermos

Para iluminar a comemoração do Dia Mundial do Doente, em cada ano, os Romanos Pontífices tem escrito uma Mensagem que é dirigida sobretudo às pessoas que passam por enfermidades e aos profissionais de Saúde. Neste ano de 2020, o tema escolhido pelo Papa Francisco baseia-se na expressão evangélica “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos.”  - Mt. 11,28.

A doença – física, psicológica ou espiritual – tem sido companheira de viagem ao longo do percurso da nossa vida e das vidas de todos os que connosco compartilham esta Casa comum. Não há nada pior do que estar doente! Ao sofrimento próprio da enfermidade, junta-se a quebra dos ritmos do dia a dia e a nossa alma é povoada pela angústia e pela incerteza relativamente ao futuro próximo.

A par dos cuidados de saúde – que têm progredido imenso nos últimos tempos – a pessoa crente, que passa pela provação da doença, encomenda-se à misericórdia de Deus para obter a cura dos seus males, ou para alcançar a virtude da paciência, para que a cruz seja carregada, seguindo o exemplo de Cristo Senhor.

Percorrendo as páginas dos Evangelhos, vemos o cuidado e a ternura de Jesus para com os doentes. A muitos curou, manifestando assim que era Filho de Deus! A fama dos seus milagres espalhou-se pela imensidão da Palestina e muitas famílias vinham ao Seu encontro, para que Jesus impusesse as mãos sobre os seus doentes. 

Seguindo os passos do Senhor, os seus discípulos devem acompanhar a Pessoa doente com humanidade, carinho e misericórdia. Os remédios e os tratamentos prescritos pela medicina são importantes para o restabelecimento da saúde, mas é essencial que o Doente seja tratado com os remédios da compreensão, do respeito e da bondade.

Os profissionais de saúde cristãos, recebem de Jesus a missão evangélica de tratar com humanidade e com amor os Doentes, fazendo-lhes compreender que a sua vida, sempre vale a pena!

 

Padre Alexandre Medeiro

A PALAVRA DO SENHOR

 

V DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus».

 

REFLEXÃO

               

                Vós sois sal, vós sois luz ! Sal que conserva as coisas, mínima eternidade dissolvida no alimento. Luz que acaricia as coisas de alegria, nelas desperta cores e beleza.

                Tu és luz. Jesus anuncia-a à minha alma criança, àquela parte de mim que sabe ainda encantar-se, ainda acender-se. Tu és sal, não para ti mesmo, mas para a terra. A tarefa é séria, porque ser sal e luz do mundo quer dizer que do bom sucesso da minha aventura, humana e espiritual, depende a qualidade do resto do mundo.

                Como fazer para viver esta responsabilidade séria, que é de todos? Menos palavras e mais gestos. Que o profeta Isaías elenca: «Reparte o teu pão», verbo seco, concreto, factível.

                «Reparte o teu pão», e depois é todo um seguimento de outros gestos: dá abrigo, veste o nu, não vires a cara. «Então a tua luz surgirá como a aurora, a tua ferida não tardará em sarar». E sente a impaciência de Deus, a impaciência de Adão, e da aurora que se levanta e da fome que grita; a urgência do corpo do homem que tem dores e feridas, tem pressa de pão e de saúde.

                A luz vem através do meu pão quando se torna pão nosso, partilhado e não ciosamente possuído. O gesto do pão vem antes de tudo: porque sobre a terra há criaturas que têm tanta fome, que para eles Deus só pode ter a forma de um pão.

                Cura os outros e curar-se-á a tua ferida, cuida de alguém e Deus cuidará de ti; produz amor, e Ele envolver-te-á o coração, quando está ferido. Ilumina outros e iluminar-te-ás, porque quem olha só para si próprio nunca se ilumina. Quem não procura, mesmo às apalpadelas, o rosto que da escuridão pede ajuda, nunca se acenderá. É da noite partilhada que se ergue o sol de todos.

 

Padre Ermes Ronchi

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

 “Reparte o teu pão com o faminto,

          dá pousada aos pobres sem abrigo,

                 leva roupa ao que não tem que vestir

                      e não voltes as costas ao teu semelhante.

                           Então a tua luz despontará como a aurora

                               e as tuas feridas não tardarão a sarar.”

Livro do Profeta Isaías - cap. 58

 


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 

MANADAS - 5ª feira, 13 de fevereiro, das 10 horas às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 14 de fevereiro, das às 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

 

CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - RIBEIRA SECA

 

4ª feira. 12 de fevereiro às 17h 30. Recitação do Terço, celebração da Eucaristia e procissão no interior da igreja.

 

 

MISSA NO SANTUÁRIO DO SENHOR     SANTO CRISTO - CALDEIRA

 

Domingo, 16 de fevereiro, às 15 horas.

 

 

FORMAÇÃO PARA OS MEMBROS DOS GRUPOS CORAIS

 

                Vai haver uma Formação para os Grupos Corais sobre a música litúrgica e sua aplicação nos diversos tempos litúrgicos.

                A Formação para os Grupos Corais terá lugar a 17, 18 e 19 de fevereiro, pelas 20 horas, na Igreja Matriz da Calheta e será promovida pela Comissão Diocesana de Música sacra.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

 

A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Calheta informa a vinda dos seguintes médicos:

 

Dr. ª Renata Gomes - Especialidade: Cardiologia - Data: 17 de Fevereiro 2020 -  Dr. ª  Dr. ª Alexandra Dias - Especialidade: Pediatria - Data: 22 e 23 de Fevereiro de 2020 - Dr. ª Lourdes Sousa - Especialidade: Dermatologia - Data: 24 e 26 de Fevereiro de 2020 - Dr. ª Renata Gomes - Especialidade: Cardiologia - Data: Fevereiro 2020 (dias ainda por estabelecer) -Maria Graça Almeida - Especialidade: Ginecologia – Obstetrícia Data: Março de 2020 (dias ainda por estabelecer) - Paula Ribeirinho - Especialidade: Terapeuta da Fala - Data: Segundas e Quartas - Elisabel Barcelos - Especialidade: Psicóloga Clínica e Formadora, nas áreas de Avaliação Psicológica de Condutores (Testes psicotécnicos), Avaliação Psicológica, Acompanhamento Psicológico e Formação em temas ligados à Saúde Mental e /ou Psicologia - Data: Quintas e Sextas

 

Aos eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111.

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 940

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 964

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Quem anda atrás da alegria dificilmente se alegra. A alegria é um dom, porque acontece enquanto fazemos outras coisas. Brota misteriosamente enquanto nos damos com generosidade e nos entregamos sem reservas. Quando saímos fora de nós; quando nos pomos fora do nosso casulo e nos damos a pessoas e nos entregamos a causas. Quando nos pomos a entregar a nossa vida...

Rui Santiago Cssr

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas