Nº 940

 DIA MUNDIAL DO DOENTE

“Senhor, o teu amigo está doente!” Jo. 11,3

 

Celebra-se a 11 de fevereiro o Dia Mundial do Doente, efeméride instituída por São João Paulo II em 1992, enquanto jornada de reflexão e de oração sobre as situações tão variadas de doença que atingem a Pessoa humana.

O dia da festa de Nossa Senhora de Lourdes, foi a data escolhida pelo Santo Padre, para a celebração da Jornada Mundial do Doente, atendendo a que aquele santuário mariano – situado em França – é dos lugares sagrados mais procurados pelas pessoas doentes para obter a cura das suas enfermidades e, também, porque a Virgem Santa Maria sempre foi invocada pelos crentes como a Saúde dos Enfermos

Para iluminar a comemoração do Dia Mundial do Doente, em cada ano, os Romanos Pontífices tem escrito uma Mensagem que é dirigida sobretudo às pessoas que passam por enfermidades e aos profissionais de Saúde. Neste ano de 2020, o tema escolhido pelo Papa Francisco baseia-se na expressão evangélica “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos.”  - Mt. 11,28.

A doença – física, psicológica ou espiritual – tem sido companheira de viagem ao longo do percurso da nossa vida e das vidas de todos os que connosco compartilham esta Casa comum. Não há nada pior do que estar doente! Ao sofrimento próprio da enfermidade, junta-se a quebra dos ritmos do dia a dia e a nossa alma é povoada pela angústia e pela incerteza relativamente ao futuro próximo.

A par dos cuidados de saúde – que têm progredido imenso nos últimos tempos – a pessoa crente, que passa pela provação da doença, encomenda-se à misericórdia de Deus para obter a cura dos seus males, ou para alcançar a virtude da paciência, para que a cruz seja carregada, seguindo o exemplo de Cristo Senhor.

Percorrendo as páginas dos Evangelhos, vemos o cuidado e a ternura de Jesus para com os doentes. A muitos curou, manifestando assim que era Filho de Deus! A fama dos seus milagres espalhou-se pela imensidão da Palestina e muitas famílias vinham ao Seu encontro, para que Jesus impusesse as mãos sobre os seus doentes. 

Seguindo os passos do Senhor, os seus discípulos devem acompanhar a Pessoa doente com humanidade, carinho e misericórdia. Os remédios e os tratamentos prescritos pela medicina são importantes para o restabelecimento da saúde, mas é essencial que o Doente seja tratado com os remédios da compreensão, do respeito e da bondade.

Os profissionais de saúde cristãos, recebem de Jesus a missão evangélica de tratar com humanidade e com amor os Doentes, fazendo-lhes compreender que a sua vida, sempre vale a pena!

 

Padre Alexandre Medeiro

A PALAVRA DO SENHOR

 

V DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus».

 

REFLEXÃO

               

                Vós sois sal, vós sois luz ! Sal que conserva as coisas, mínima eternidade dissolvida no alimento. Luz que acaricia as coisas de alegria, nelas desperta cores e beleza.

                Tu és luz. Jesus anuncia-a à minha alma criança, àquela parte de mim que sabe ainda encantar-se, ainda acender-se. Tu és sal, não para ti mesmo, mas para a terra. A tarefa é séria, porque ser sal e luz do mundo quer dizer que do bom sucesso da minha aventura, humana e espiritual, depende a qualidade do resto do mundo.

                Como fazer para viver esta responsabilidade séria, que é de todos? Menos palavras e mais gestos. Que o profeta Isaías elenca: «Reparte o teu pão», verbo seco, concreto, factível.

                «Reparte o teu pão», e depois é todo um seguimento de outros gestos: dá abrigo, veste o nu, não vires a cara. «Então a tua luz surgirá como a aurora, a tua ferida não tardará em sarar». E sente a impaciência de Deus, a impaciência de Adão, e da aurora que se levanta e da fome que grita; a urgência do corpo do homem que tem dores e feridas, tem pressa de pão e de saúde.

                A luz vem através do meu pão quando se torna pão nosso, partilhado e não ciosamente possuído. O gesto do pão vem antes de tudo: porque sobre a terra há criaturas que têm tanta fome, que para eles Deus só pode ter a forma de um pão.

                Cura os outros e curar-se-á a tua ferida, cuida de alguém e Deus cuidará de ti; produz amor, e Ele envolver-te-á o coração, quando está ferido. Ilumina outros e iluminar-te-ás, porque quem olha só para si próprio nunca se ilumina. Quem não procura, mesmo às apalpadelas, o rosto que da escuridão pede ajuda, nunca se acenderá. É da noite partilhada que se ergue o sol de todos.

 

Padre Ermes Ronchi

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

 “Reparte o teu pão com o faminto,

          dá pousada aos pobres sem abrigo,

                 leva roupa ao que não tem que vestir

                      e não voltes as costas ao teu semelhante.

                           Então a tua luz despontará como a aurora

                               e as tuas feridas não tardarão a sarar.”

Livro do Profeta Isaías - cap. 58

 


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 

MANADAS - 5ª feira, 13 de fevereiro, das 10 horas às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 14 de fevereiro, das às 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

 

CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - RIBEIRA SECA

 

4ª feira. 12 de fevereiro às 17h 30. Recitação do Terço, celebração da Eucaristia e procissão no interior da igreja.

 

 

MISSA NO SANTUÁRIO DO SENHOR     SANTO CRISTO - CALDEIRA

 

Domingo, 16 de fevereiro, às 15 horas.

 

 

FORMAÇÃO PARA OS MEMBROS DOS GRUPOS CORAIS

 

                Vai haver uma Formação para os Grupos Corais sobre a música litúrgica e sua aplicação nos diversos tempos litúrgicos.

                A Formação para os Grupos Corais terá lugar a 17, 18 e 19 de fevereiro, pelas 20 horas, na Igreja Matriz da Calheta e será promovida pela Comissão Diocesana de Música sacra.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

 

A Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Calheta informa a vinda dos seguintes médicos:

 

Dr. ª Renata Gomes - Especialidade: Cardiologia - Data: 17 de Fevereiro 2020 -  Dr. ª  Dr. ª Alexandra Dias - Especialidade: Pediatria - Data: 22 e 23 de Fevereiro de 2020 - Dr. ª Lourdes Sousa - Especialidade: Dermatologia - Data: 24 e 26 de Fevereiro de 2020 - Dr. ª Renata Gomes - Especialidade: Cardiologia - Data: Fevereiro 2020 (dias ainda por estabelecer) -Maria Graça Almeida - Especialidade: Ginecologia – Obstetrícia Data: Março de 2020 (dias ainda por estabelecer) - Paula Ribeirinho - Especialidade: Terapeuta da Fala - Data: Segundas e Quartas - Elisabel Barcelos - Especialidade: Psicóloga Clínica e Formadora, nas áreas de Avaliação Psicológica de Condutores (Testes psicotécnicos), Avaliação Psicológica, Acompanhamento Psicológico e Formação em temas ligados à Saúde Mental e /ou Psicologia - Data: Quintas e Sextas

 

Aos eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111.

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 940

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 1056

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Há três tipos de pessoas misericordiosas...

 

As primeiras dão os seus bens para complementar, com o que lhes é supérfluo, a penúria dos outros.

As segundas distribuem todos os seus bens e, para eles, daí por diante, tudo fica em comum com os outros.

Quanto às terceiras, não somente dão tudo, como também «se dão a si mesmos totalmente».

 

Isaac de l'Étoile (?-c. 1171), monge cisterciense,

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas