Nº 906

 

A Trindade, espelho do nosso coração profundo

Os termos que Jesus escolhe para falar da Trindade (João 3, 16-18) são nomes de família, de afeto: Pai e Filho, nomes que abraçam, que se abraçam. Espírito é nome que diz respiração: cada vida volta a respirar quando se sabe acolhida, tomada de cuidado, abraçada.

No princípio de tudo é colocada uma relação, um laço. E se nós somos feitos à sua imagem e semelhança, então a narrativa de Deus é ao mesmo tempo narrativa do ser humano, e o dogma não permanece uma doutrina fria, mas traz-me toda uma sabedoria do viver.

Coração de Deus e do ser humano é a relação: é por isso que a solidão me pesa e atemoriza, porque é contra a minha natureza. É por isso que quando amo ou encontro amizade fico bem, porque sou de novo à imagem da Trindade.

Na Trindade é colocado o espelho do nosso coração profundo e do sentido último do universo. No princípio e no fim, origem e cume do humano e do divino, está o laço de comunhão.

Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho... Nestas palavras João encerra o porquê último da incarnação, da cruz, da salvação: assegura-nos que Deus na eternidade não faz outra coisa senão considerar cada homem e cada mulher mais importante que Ele próprio. Deus amou tanto... E nós, criados à sua imagem, «precisamos de muito amor para viver bem» (Jacques Maritain).

Que nos deu o seu Filho: no Evangelho o verbo amar traduz-se sempre com um outro verbo concreto, prático, forte, o verbo dar (não há maior amor do que dar a própria vida). Amar não é um facto sentimental, não equivale e emocionar-se ou a enternecer-se, mas a dar, um verbo de mãos e de gestos.

Deus não enviou o Filho para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo. Salvo do único grande pecado: o desamor. Jesus é o curador do desamor (V. Fasser). O que explica toda a história de Jesus, o que justifica a cruz e a Páscoa não é o pecado do homem, mas o amor pelo homem; não algo a tirar à nossa vida, mas algo a acrescentar: porque quem quer que acredite tenha mais vida.

Deus amou tanto o mundo... E não apenas os seres humanos, mas o mundo inteiro, terra e colheitas, plantas e animais. E se Ele o amou, também eu quero amá-lo, cuidá-lo e cultivá-lo, com toda a sua riqueza e beleza, e trabalhar para que a vida floresça em todas as suas formas, e narre Deus como fragmento da sua Palavra. O mundo é o grande jardim de Deus e nós somos os seus pequenos "jardineiros planetários".

Diante da Trindade sinto-me pequeno mas abraçado, como um bebé: abraçado dentro de um vento em que navega toda a criação e que tem por nome amor.


Ermes Ronchi

 

Querido Finalista,

Agora que acabaram as queimas, as festas estão a chegar ao fim ou, simplesmente, pudeste ficar uns dias em casa num ritmo mais relaxado, é tempo para balanços.

Em primeiro lugar, deixa-me dizer-te parabéns por mais uma etapa concluída! Não sei se estás a acabar o 12º ou a faculdade ou qualquer outra meta importante para ti. Estejas onde estiveres, a esta altura já te deves ter dado conta que isto não é o fim, embora seja mais um marco importante na tua vida.

Sê quem és. Ninguém vai ser por ti nem vais ser o que os outros quiserem. À medida que crescemos, damo-nos conta de tanta coisa em nós de que não gostamos: umas, podemos mudar, outras, temos de aceitar. O grande truque é olhar para nós próprios com amor e paciência, sabendo que tudo o que somos é muito bom, sabendo que os nossos limites, medos e inseguranças nos fazem agir, às vezes, como não queríamos. A pressão à nossa volta, o que os outros esperam de nós, as projeções que idealizamos, não podem distorcer o que queremos chegar a ser. Supera-te a ti mesmo, ou seja, não tenhas medo de procurar no mais íntimo de ti próprio aquilo que estás chamado a ser.

 Dá o melhor de ti em tudo e usa o esforço que pões nas coisas como critério. Não te esqueças que és muito mais que a soma dos teus sucessos e fracassos, não és só uma das tuas características, mas és um ser único e irrepetível com tudo o que te compõe. A esta altura, já te deves ter dado conta que nem sempre as coisas saem como planeamos. Aprende a conhecer-te cada vez melhor, olha para estes anos e vê onde cresceste, o que aprendeste, onde estiveste bem e do que te arrependes. Olha para tudo com um olhar justo, sem soberba nem vergonha, mas com realismo e esperança.

 Agradece tanto bem recebido. Chegaste aqui pelo teu esforço, é verdade, mas não estavas sozinho. O caminho esteve povoado de amigos e mestres que te ensinaram os passos, te deram o braço e caminharam contigo. Gente surpreendente, uns que passaram e outros que estiveram lá sempre. Uns que te serviram de exemplo e outros para quem foste tu o modelo a seguir. Se estiveste atento a tudo e a todos, vais ver que a vida não chega para agradecer tudo o que recebeste, sobretudo as amizades e os momentos que fizeram de ti uma pessoa melhor.

 Apaixona-te. Se viveres apaixonado pela vida e pelos outros, os resultados académicos são só mais um dado (nem sequer o mais importante). Viver a vida com amor não acaba com as dificuldades nem te alheia da realidade, mas traz otimismo aos teus dias. O amor está mais no modo como fazes as coisas, como ages, como serves os outros. Tu, com os teus talentos, és importante para o mundo. Presta atenção aos que te rodeiam, especialmente aos mais desfavorecidos e desprotegidos porque são diferentes, porque a língua que falam, ou a cor da sua pele, ou a sua atração sexual, ou as suas crenças não são as da maioria. Defende-os, denuncia a injustiça, respeita os direitos dos outros e cumpre os teus deveres como cidadão do mundo.

Finalmente, escolhe bem. Escolhe o melhor entre os bens que a vida te oferece. A vida é feita de muitas escolhas e o mundo à tua volta vai apresentar-te mil possibilidades e oportunidades. ,

Inácio (Adaptado)

 

MEDITAR

CUIDA DA TUA ALEGRIA...

Todas as alegrias precisam de horas de luz.
Os amigos também contam. Afinal, os amigos verdadeiros são amigos de todas as horas e para todas as horas, mesmo que estejam longe.
Nestas coisas verdadeiras, o que conta é a profundidade das raízes, não a distância dos ramos.
Quando a amizade está enraizada, vem sempre à superfície e nunca é superficial.
A alegria dá flores maravilhosas e pode florir uma vida inteira.
Limpa o terreno em que te moves.
Pensa naquilo que te faz mover. Calça umas luvas e arranca as palavras que picam. Se deixares, algumas até mordem. Não deixes.
Cuida da tua alegria.
Tudo aquilo de que cuidamos cuida de nós.

Elisabete Bárbara

 

Não podemos continuar cristãos decorativos, pois Deus não nos seduz quando nos é imposto nos nossos cérebros, mas quando possui, porque precisa, os nossos loucos corações.

Este é o momento, aqui e agora, para sairmos fora, na noite, e anunciarmos um cristianismo embalado numa canção de amor e fraternidade que “faça acordar os homens e adormecer as crianças".

matersol.blogspot.com


 

INFORMAÇÕES

 Não podemos continuar cristãos decorativos, pois Deus não nos seduz quando nos é imposto nos nossos cérebros, mas quando possui, porque precisa, os nossos loucos corações.

Este é o momento, aqui e agora, para sairmos fora, na noite, e anunciarmos um cristianismo embalado numa canção de amor e fraternidade que “faça acordar os homens e adormecer as crianças

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 21 de junho, das 18 horas  às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

FESTA DE SÃO JOÃO - VELAS

Dia 20 de junho - Saída em procissão da Igreja Matriz de Velas para a Ermida de São João às 20h30. Missa e inauguração do restauro da Ermida

 

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO NO DIA 23 DE JUNHO

PARÓQUIA DE SANTO ANTÓNIO

Tríduo de preparação - 17, 18 e 19 de junho às 20h30

Missa de Festa às 12 horas e procissão às 19 horas.

MANADAS - Ermida de Santo António - Missa às  17 horas seguida de procissão.

Er.da SANTO ANTÓNIO - Missa às 17 horas seguida de procissão

 

FESTA DO SANTÍSSIMO na RIBEIRA DA AREIA

TRÍDUO - dias 17 e 19 de junho às 20 horas e no dia 18 às 18 horas.

 

FESTAS DA CATEQUESE

Festa da Palavra e do Credo

Na comunidade dos Biscoitos - Quinta feira do Corpo de Deus às 11 horas.

Festa da Primeira Comunhão e Profissão de Fé

Na comunidade das Manadas - Quinta feira do Corpo de Deus às 15 horas.

 

REUNIÃO PARA O CRISMA

A reunião de preparação para o Crisma será no dia 18 de junho, na Igreja Matriz da Calheta, para crismandos, pais e padrinhos às 19 horas.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 906

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 964

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Quem anda atrás da alegria dificilmente se alegra. A alegria é um dom, porque acontece enquanto fazemos outras coisas. Brota misteriosamente enquanto nos damos com generosidade e nos entregamos sem reservas. Quando saímos fora de nós; quando nos pomos fora do nosso casulo e nos damos a pessoas e nos entregamos a causas. Quando nos pomos a entregar a nossa vida...

Rui Santiago Cssr

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas