Nº 904

 Ele sempre está!

Não deixa de ser interessante que a presença deste Deus, revelado em Jesus Cristo, e sustentado pelo Seu Sopro Divino continue a surgir onde menos se espera e naqueles com quem ninguém conta. Esta tem sido a grande confirmação que tenho feito ao desbravar este caminho de procura d'Aquele que me preenche e que me traz sentido à vida.

 Procurei-O nos intelectuais e nos mais inteligentes e acabei por encontrá-Lo nos simples de coração e naqueles que me olhavam verdadeiramente. Busquei-O por entre tantos e tantas e dei com a Sua presença no meio do nada, dei com a Sua presença num silêncio reconfortante e disponível para acolher tudo e todos. Procurei-O através de sinais vindos da oração e acabei por dar de caras com o Seu amor em toda a minha contemplação. Busquei-O diante dos seguidores das leis e das aparências e acabei por descobri-Lo naqueles que carregam a vida com o coração nas mãos dando testemunho da Sua imensa misericórdia. Procurei-O naqueles que diziam ter a certeza da Sua existência, mas foi junto daqueles que duvidam d'Ele que me enchi da Sua enorme Graça.

 Foi quando me reconheci imperfeito e me dirigi às sombras dos meus cantos e recantos que percebi que Ele se fazia presente para aqueles que O procuram de coração sincero e verdadeiro. Foi na escuridão da vida e nas incertezas do meu caminho que senti o arrepio do Seu Sopro a direcionar e a marcar na minha vida o Seu maior lema: "Eu estarei sempre contigo!".

 Hoje continuo a procurar, por entre tantos e tantas e diante de tantas adversidades na minha vida e na vida daqueles que se cruzam comigo, mas vive em mim a Sua Paz, pois sei que Ele sempre estará. Hoje continuo a buscá-Lo e a reclamar-Lhe a indecência de tanta maledicência, mas vive em mim a alegria de saber que um dia Ele será tudo em mim e aí todos seremos um só. 

Hoje continuo a desbravar um caminho de encontro com Ele, cheio de dúvidas e de medos, mas vive em mim a certeza de que fui e sou salvo pelo Seu olhar que me acolhe, me abraça e me ama e que se revela sempre, mas sempre no outro.

Hoje continuo a buscá-Lo, mais do que nunca, mas vive em mim a certeza de que o Seu amor e a Sua presença virá sempre!

Emanuel António Dias

 

GENTE COM ALMA

 

SÃO FRANCISCO DE ASSIS (1181 – 1226)

Assinalou-se a 24 de maio o quarto aniversário do lançamento da encíclica Laudato Sí – o documento do Papa Francisco que versa sobre os cuidados a ter com o planeta Terra, uma vez que ele é a nossa Casa comum.

Como fonte de inspiração para esta encíclica, o Santo Padre convida-nos a contemplar o célebre Cântico do Irmão Sol escrito por São Francisco de Assis em 1225. Nesta obra-prima da literatura mundial, o Pobrezinho de Assis canta a fraternidade universal - que deve unir, em perfeita harmonia, todas as criaturas – uma vez que todos nascemos das mãos de Deus Criador e Senhor de tudo o que existe e vive.

Como prenda de aniversário da Laudato Sí, trago a este Gente com Alma a gloriosa memória de São Francisco. Nasceu na cidade italiana de Assis em 1181, filho de um rico comerciante de tecidos Pietro Bernardone e de sua esposa, Dona Pica. Criado no fausto e no luxo, Francesco entretinha-se com inúmeras festas e lautos banquetes. Com os seus companheiros dedicava-se a fazer serenatas às mais belas jovens da cidade! Chegou a ser aclamado como o Rei da Juventude de Assis!

Depois de duas experiências nas lides militares, das quais saiu derrotado, Francisco decide dar um novo rumo à sua vida. Dando ouvidos à voz de Jesus Cristo, que lhe pede que Reconstrua a sua Igreja, abandona a vida mundana e vai recolher esmolas para reconstruir 3 igrejas situadas nos arredores de Assis.

Juntamente com alguns companheiros dá início à Ordem dos Frades Menores – mais tarde chamada Franciscana – destinada a anunciar o Evangelho junto das populações das cidades. A nova família religiosa – cuja regra composta por São Francisco foi aprovada pelo Papa Honório III em 1223 – vai ainda colocar-se ao serviço do Santo Padre para as Missões nos países de maioria muçulmana.

Verdadeiramente conquistado por Cristo Senhor, Francisco vai ensinar os seus frades a anunciarem o Evangelho com simplicidade e com alegria dando testemunho da bondade infinita de Deus para com todas as pessoas.

Renunciando às riquezas deste mundo, São Francisco comove-nos por encontrar na Pobreza, na Alegria e na Caridade, os verdadeiros caminhos para levar aos homens e mulheres de cada tempo e de cada lugar, a inesgotável riqueza do Evangelho de Jesus Cristo.

O Santo que inspirou a escolha do nome pontifício do atual Papa, destacou-se, ainda, no cuidado por toda a obra da Criação. Francisco de Assis era um verdadeiro amigo dos Animais e um pioneiro da cultura da Ecologia! Ao tratar cada uma das criaturas como nossa Irmã, ele dá vida ao sonho primordial de Deus, que deseja unir todos os Seus filhos e filhas, em harmonia com todas as Suas criaturas, num ambiente de verdadeira fraternidade universal.

São Francisco faleceu a 4 de outubro de 1226, na sua cidade de Assis e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, a 16 de julho de 1228.

É o Santo padroeiro dos Animais e das associações ligadas à defesa do meio ambiente. Em 1999 a prestigiada revista inglesa Times escolheu São Francisco de Assim como o Homem do Segundo Milénio!

Padre Alexandre Medeiros

 

MEDITAR

Há pessoas de quem não nos é contado passado, 
mas sabemos que abriram futuros ao mundo. 
Há maneiras de viver que semeiam na história 
de muitas pessoas coisas boas e esperançosas.

Há pessoas tão bonitas que o mais importante que temos
a dizer delas é o que elas deixaram de herança no
mundo. Há maneiras de viver tão fecundas que nem a
morte pode com elas!

ERA UMA VEZ uma pessoa assim, uma mulher bonita,
que viveu na Galileia e se chamava Maria. Não nos foi
contada nenhuma história do seu passado. O seu feito
mais famoso foi ter sido Mãe. A obra mais famosa da
sua vida é o seu filho Jesus. As mães entendem isto muito
bem.

in Contar, 2018

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

SOMOS FELIZES quando partilhamos o que temos e o que somos com quem tem mais necessidade, quando nos entregamos de coração e servimos os mais frágeis, quando amamos incondicionalmente os irmãos...

Não existe a "minha felicidade" mas a "NOSSA FELICIDADE"... somos Felizes, de verdade, se todos à nossa volta também forem.

Eugénia Pereira

 

Olhar com amor para vermos com verdade. 
Olhar com verdade para aprendermos a amar.

Timothy Radcliffe, in "Imersos na Vida de Deus"


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

BISCOITOS - 3ª feira, 4 de junho, das 17 horas às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

MANADAS - 4ª feira,  5 de junho, das 10 horas  às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 7 de junho, das 18 horas  às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

DIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

No próximo dia 10 de junho, segunda feira do Divino Espírito Santo, comemora-se o dia da Região Autónoma dos Açores na Calheta com o seguinte programa:

11horas - Concentração no cais da Calheta

11h30 - Início das comemorações

13h30 - Almoço (sopas do Espírito Santo) na Casa do Espírito Santo da Ribeira Seca.

Toda a população da ilha de São Jorge está convidada para estas comemorações.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição a Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, final do mês de maio ou início de junho; Dr. Brasil Toste, Otorrinolaringologista, a 3 de junho; Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, 13 e 14 de junho; Dr. Tiago Ribeiro, osteopata (massagem terapêutica), data por estabelecer; Dr.ª Paula Pires, Neurologista e neuropediatra, em agosto; Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, em agosto; Elisabel Barcelos, Psicóloga Clinica e Formadora, nas áreas de avaliação Psicológica de Condutores (Testes psicotécnicos), Avaliação Psicológica, acompanhamento Psicológico e formação em temas ligados à Saúde Mental e /ou Psicologia, quintas e sextas-feiras.

Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 904

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 925

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus.

Padre Pio

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas