Nº 904

 Ele sempre está!

Não deixa de ser interessante que a presença deste Deus, revelado em Jesus Cristo, e sustentado pelo Seu Sopro Divino continue a surgir onde menos se espera e naqueles com quem ninguém conta. Esta tem sido a grande confirmação que tenho feito ao desbravar este caminho de procura d'Aquele que me preenche e que me traz sentido à vida.

 Procurei-O nos intelectuais e nos mais inteligentes e acabei por encontrá-Lo nos simples de coração e naqueles que me olhavam verdadeiramente. Busquei-O por entre tantos e tantas e dei com a Sua presença no meio do nada, dei com a Sua presença num silêncio reconfortante e disponível para acolher tudo e todos. Procurei-O através de sinais vindos da oração e acabei por dar de caras com o Seu amor em toda a minha contemplação. Busquei-O diante dos seguidores das leis e das aparências e acabei por descobri-Lo naqueles que carregam a vida com o coração nas mãos dando testemunho da Sua imensa misericórdia. Procurei-O naqueles que diziam ter a certeza da Sua existência, mas foi junto daqueles que duvidam d'Ele que me enchi da Sua enorme Graça.

 Foi quando me reconheci imperfeito e me dirigi às sombras dos meus cantos e recantos que percebi que Ele se fazia presente para aqueles que O procuram de coração sincero e verdadeiro. Foi na escuridão da vida e nas incertezas do meu caminho que senti o arrepio do Seu Sopro a direcionar e a marcar na minha vida o Seu maior lema: "Eu estarei sempre contigo!".

 Hoje continuo a procurar, por entre tantos e tantas e diante de tantas adversidades na minha vida e na vida daqueles que se cruzam comigo, mas vive em mim a Sua Paz, pois sei que Ele sempre estará. Hoje continuo a buscá-Lo e a reclamar-Lhe a indecência de tanta maledicência, mas vive em mim a alegria de saber que um dia Ele será tudo em mim e aí todos seremos um só. 

Hoje continuo a desbravar um caminho de encontro com Ele, cheio de dúvidas e de medos, mas vive em mim a certeza de que fui e sou salvo pelo Seu olhar que me acolhe, me abraça e me ama e que se revela sempre, mas sempre no outro.

Hoje continuo a buscá-Lo, mais do que nunca, mas vive em mim a certeza de que o Seu amor e a Sua presença virá sempre!

Emanuel António Dias

 

GENTE COM ALMA

 

SÃO FRANCISCO DE ASSIS (1181 – 1226)

Assinalou-se a 24 de maio o quarto aniversário do lançamento da encíclica Laudato Sí – o documento do Papa Francisco que versa sobre os cuidados a ter com o planeta Terra, uma vez que ele é a nossa Casa comum.

Como fonte de inspiração para esta encíclica, o Santo Padre convida-nos a contemplar o célebre Cântico do Irmão Sol escrito por São Francisco de Assis em 1225. Nesta obra-prima da literatura mundial, o Pobrezinho de Assis canta a fraternidade universal - que deve unir, em perfeita harmonia, todas as criaturas – uma vez que todos nascemos das mãos de Deus Criador e Senhor de tudo o que existe e vive.

Como prenda de aniversário da Laudato Sí, trago a este Gente com Alma a gloriosa memória de São Francisco. Nasceu na cidade italiana de Assis em 1181, filho de um rico comerciante de tecidos Pietro Bernardone e de sua esposa, Dona Pica. Criado no fausto e no luxo, Francesco entretinha-se com inúmeras festas e lautos banquetes. Com os seus companheiros dedicava-se a fazer serenatas às mais belas jovens da cidade! Chegou a ser aclamado como o Rei da Juventude de Assis!

Depois de duas experiências nas lides militares, das quais saiu derrotado, Francisco decide dar um novo rumo à sua vida. Dando ouvidos à voz de Jesus Cristo, que lhe pede que Reconstrua a sua Igreja, abandona a vida mundana e vai recolher esmolas para reconstruir 3 igrejas situadas nos arredores de Assis.

Juntamente com alguns companheiros dá início à Ordem dos Frades Menores – mais tarde chamada Franciscana – destinada a anunciar o Evangelho junto das populações das cidades. A nova família religiosa – cuja regra composta por São Francisco foi aprovada pelo Papa Honório III em 1223 – vai ainda colocar-se ao serviço do Santo Padre para as Missões nos países de maioria muçulmana.

Verdadeiramente conquistado por Cristo Senhor, Francisco vai ensinar os seus frades a anunciarem o Evangelho com simplicidade e com alegria dando testemunho da bondade infinita de Deus para com todas as pessoas.

Renunciando às riquezas deste mundo, São Francisco comove-nos por encontrar na Pobreza, na Alegria e na Caridade, os verdadeiros caminhos para levar aos homens e mulheres de cada tempo e de cada lugar, a inesgotável riqueza do Evangelho de Jesus Cristo.

O Santo que inspirou a escolha do nome pontifício do atual Papa, destacou-se, ainda, no cuidado por toda a obra da Criação. Francisco de Assis era um verdadeiro amigo dos Animais e um pioneiro da cultura da Ecologia! Ao tratar cada uma das criaturas como nossa Irmã, ele dá vida ao sonho primordial de Deus, que deseja unir todos os Seus filhos e filhas, em harmonia com todas as Suas criaturas, num ambiente de verdadeira fraternidade universal.

São Francisco faleceu a 4 de outubro de 1226, na sua cidade de Assis e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, a 16 de julho de 1228.

É o Santo padroeiro dos Animais e das associações ligadas à defesa do meio ambiente. Em 1999 a prestigiada revista inglesa Times escolheu São Francisco de Assim como o Homem do Segundo Milénio!

Padre Alexandre Medeiros

 

MEDITAR

Há pessoas de quem não nos é contado passado, 
mas sabemos que abriram futuros ao mundo. 
Há maneiras de viver que semeiam na história 
de muitas pessoas coisas boas e esperançosas.

Há pessoas tão bonitas que o mais importante que temos
a dizer delas é o que elas deixaram de herança no
mundo. Há maneiras de viver tão fecundas que nem a
morte pode com elas!

ERA UMA VEZ uma pessoa assim, uma mulher bonita,
que viveu na Galileia e se chamava Maria. Não nos foi
contada nenhuma história do seu passado. O seu feito
mais famoso foi ter sido Mãe. A obra mais famosa da
sua vida é o seu filho Jesus. As mães entendem isto muito
bem.

in Contar, 2018

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

SOMOS FELIZES quando partilhamos o que temos e o que somos com quem tem mais necessidade, quando nos entregamos de coração e servimos os mais frágeis, quando amamos incondicionalmente os irmãos...

Não existe a "minha felicidade" mas a "NOSSA FELICIDADE"... somos Felizes, de verdade, se todos à nossa volta também forem.

Eugénia Pereira

 

Olhar com amor para vermos com verdade. 
Olhar com verdade para aprendermos a amar.

Timothy Radcliffe, in "Imersos na Vida de Deus"


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

BISCOITOS - 3ª feira, 4 de junho, das 17 horas às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

MANADAS - 4ª feira,  5 de junho, das 10 horas  às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 7 de junho, das 18 horas  às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

DIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

No próximo dia 10 de junho, segunda feira do Divino Espírito Santo, comemora-se o dia da Região Autónoma dos Açores na Calheta com o seguinte programa:

11horas - Concentração no cais da Calheta

11h30 - Início das comemorações

13h30 - Almoço (sopas do Espírito Santo) na Casa do Espírito Santo da Ribeira Seca.

Toda a população da ilha de São Jorge está convidada para estas comemorações.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição a Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, final do mês de maio ou início de junho; Dr. Brasil Toste, Otorrinolaringologista, a 3 de junho; Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, 13 e 14 de junho; Dr. Tiago Ribeiro, osteopata (massagem terapêutica), data por estabelecer; Dr.ª Paula Pires, Neurologista e neuropediatra, em agosto; Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, em agosto; Elisabel Barcelos, Psicóloga Clinica e Formadora, nas áreas de avaliação Psicológica de Condutores (Testes psicotécnicos), Avaliação Psicológica, acompanhamento Psicológico e formação em temas ligados à Saúde Mental e /ou Psicologia, quintas e sextas-feiras.

Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 904

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº1078

Pensamento da Semana

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas