Nº 892

 O ROSTO DO INFINITO É O ROSTO DA MULHER.

 

De todos os cantos do mundo,

de todas as culturas

de todos os idiomas,

surge um ser frágil e forte,

doce e generoso

que carrega dentro de si a vida: a Mulher.

Somos mansidão e fortaleza;

somos trabalho e descanso;

somos sensibilidade e bom senso;

somos jardim dentro do lar;

somos anseio e formosura;

somos poesia e encanto.

Somos altar que procura santificar: geramos vidas!

Por nós passam as limpezas da casa e também o carinho dos filhos,

o cuidar de um vizinho e o amor ao marido,

a atenção aos pobres e o empenho na liturgia,

o zelo da roupa da casa e a audácia de uma missão em países distantes.

Por nós passam e cumprem-se sonhos de um mundo melhor;

as lágrimas, o sorriso e a esperança de construção de um mundo novo,

onde o Amor pelo qual ansiamos possa despontar e ser raiz em qualquer parte.

Somos o futuro, mas muito mais o presente.

Somos o rosto do Amor infinito de Deus!

Mulher: foste criada para as alturas,

para um céu que se eleva e vive dentro de ti.

Somos o rosto do Amor infinito de Deus!

 

Cristina Duarte

 

GENTE COM ALMA

 

   Bendita és tu, Mulher!

 

Celebramos a 8 de março o Dia Internacional da Mulher! Ocasião propícia para pensar juntos, acerca da missão reservada e do lugar que as mulheres ocupam – ou deveriam ocupar – nesta sociedade que se quer justa, democrática e plural.

Seja-me permitido que comece a agradecer e a louvar a audácia e a coragem de cada uma das Mulheres – que nos mais diversos ambientes históricos e culturais, assumiram como causa da sua vida, a luta pelo reconhecimento dos direitos e da coresponsabilidade social das suas concidadãs.

Desde o direito ao voto – o qual só foi uma realidade em Portugal com a Revolução da Liberdade – até à presença da Mulher na política, na economia, nas forças armadas e de segurança e nos centros de poder à escala global. Pode-se afirmar com toda a justiça que esta – luta crescente – resultou numa melhoria evidente da qualidade de vida do Ser humano.

Daí que tenha a ousadia de proclamar:

Bendita és tu, Mulher! Porque fazes parte integrante do tecido social e humano em que vivemos e continuas a presentear-nos com a tua vida, com a tua sensibilidade, com a tua beleza e com a tua determinação.

Bendita és tu, Mulher! Cada vez que acreditas nas tuas infinitas capacidades e desafias a vida, ao lutar pelo curso com que sempre sonhaste; Porque surpreendes a sociedade dos homens com a qualidade e a perfeição do teu trabalho; Porque não tens vergonha de ser sensível diante dos dramas da humana existência.

Bendita és tu, Mulher! Ao chegar a casa do trabalho, tão cansada como nós, ainda arranjas energia para fazer o jantar, tratar das crianças e passar a roupa a ferro.

Todavia nesta luta nem tudo tem sido rosas e progressos. O martírio das 130 operárias de Nova Iorque prolonga-se pelos nossos dias, na vida de todas as mulheres que são vítimas da violência e da discriminação social.

Evoco pesarosamente o silêncio e a dor das mulheres que sofrem na pele a violência doméstica e que suportam com atitude estoica os efeitos secundários do alcoolismo, da droga e da falta de educação dos seus maridos e dos seus filhos.

Ouso dar voz à revolta das meninas e jovens que são vítimas de abusos sexuais, que são impedidas de prosseguir com os seus estudos e que são condenadas a um “casamento antecipado”.

Contemplo com profunda tristeza, as diversas culturas que consideram a Mulher como “autêntico objeto” – em muitos países do mundo as mulheres são analfabetas, não tem acesso aos hospitais e vivem como escravas: primeiro dos pais e depois dos maridos.

Fico perplexo diante do infortúnio das meninas que são forçadas casarem-se aos 12 anos e imensamente horrorizado quando elas são vítimas da mutilação genital ou quando são sujeitas aos demais atos bárbaros da sua “desumana cultura”.

Sabemos que será longa e árdua a luta pelo reconhecimento dos direitos e da dignidade da Mulher.

Mas acima de tudo! – Bendita és tu – Mulher!

Padre Alexandre Medeiros

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

A verdadeira felicidade coincide com a paz interior; é o prazer de descobrir, cada dia, que a vida se inicia novamente em cada amanhecer; é fazer da mesma vida uma grande aventura... Por isso, a felicidade está relacionada com a gratuidade e com a gratidão.

Adroaldo Palaoro, s.j.

 


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

BISCOITOS - 3ª feira, 12 de março, das 17 horas  às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

MANADAS - 5ª feira, 14 de março, das 10 horas  às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 15 de março, das 17 horas  às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

NOSSA SENHORA de FÁTIMA na RIBEIRA SECA

Quarta-feira, dia 13 de março, às 18h30 haverá recitação do terço, seguida de Eucaristia e procissão no interior da Igreja.

 

PROCISSÃO DE PASSOS NAS VELAS

No dia 16 de março, haverá missa, na Igreja Matriz de São Jorge, às 19 horas, seguida de mudança da Imagem do Senhor dos Passos para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

No dia 17 de março, Procissão de Passos após a Missa das 13 horas com o percurso habitual.

 

RENÚNCIA QUARESMAL

A renúncia quaresmal deste ano na nossa diocese será entregue à Diocese de São Tomé e Príncipe, para as Irmãs da Sagrada Família, no Príncipe, para os idosos do Centro de Dia e da Casa Betânia que vivem com muitas dificuldades.

 

APELO

Recebi do Padre Teodoro Medeiros, da nossa Diocese, que está a terminar os seus estudos em Sagrada Escritura em Roma, o seguinte apelo:

“Trata-se de uma estudante do Rwanda que estuda aqui em Roma e tem muitas dificuldades económicas (é minha amiga e de alguns padres portugueses e estamos a tentar ajudá-la)... O primo padre que lhe pagava os estudos agora está a apoiar um sobrinho e ela está em risco de ter de desistir (está no terceiro ano de cinco). Informei-me junto do seu reitor e é verdade. Para poder continuar os estudos, precisaria de 250 euros mês para a estadia no colégio. Já consegui uma pequena equipe de voluntários, eu também, e estamos já em 150 assegurados. Será que podes ajudar também? Ela tem notas boas e parece muito séria. Se tivesses a oportunidade de contribuir com qualquer coisa por mês, era uma grande ajuda”...

Já disse que ia ajudar nos estudos desta jovem africana mas, como me parece que podemos fazer mais alguma coisa, criei uma conta na Caixa Geral de Depósitos com esta finalidade. Assim, quem quiser colaborar pode fazer o depósito diretamente na conta: PT50 0035 0189 00006610 830 40, também pode entregar-me que depois faço o depósito.

 

FORMAÇÃO

A Açoretica está a promover Explicações de Multimédia (Smartphone e Tablet)

Nós temos à vossa espera duas explicadoras e um livro de procedimentos, para em apenas 5 dias fazer com que dominem o vosso tablet ou smarphone!

O custo será de 29.99 por inscrito, formação com data a definir! 

Ligue para  919008992 - Catarina Martins


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 892

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 925

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus.

Padre Pio

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas