Nº 880

 Qual é o significado do presépio na família cristã?

Maria e José com o Menino Jesus: imediatamente vem à mente a Sagrada Família de Nazaré, o modelo de qualquer família cristã, que testemunhou a santidade por muitas provações e tribulações vividas.

Maria e José foram rejeitados quando chegaram a Belém para o censo ordenado por decreto de César Augusto. Esta situação recorda a situação de muitos migrantes que por vários motivos são forçados a deixar as suas terras por causa da pobreza, da guerra e das perseguições políticas.

Muitos migrantes deixam os seus países de origem em busca de um futuro melhor, mas muitas vezes encontram as portas fechadas nas fronteiras dos estados, que os rejeitam, porque eles não têm todas as permissões. Eles são explorados, privados do direito de receber uma remuneração adequada, negado o direito de tirar férias, negado o direito de contribuir para a reforma.

Os pastores: são outros protagonistas do Natal, que representam os excluídos e rejeitados de todos os tempos da história:

 - Os pastores representam aqueles que vivem à margem da nossa sociedade; podemos reconhecê-los em muitas categorias de pessoas. Podemos ver neles os que perderam o emprego e vivem na expectativa de recuperar a dignidade perdida.

 - Esses pastores são a imagem de muitos casais inférteis que esperam abraçar um filho seu e se alegram com o anúncio da boa nova do início de uma gravidez ou do nascimento de um filho tão desejado.

Rei Herodes: é a personificação do mal, que está sempre presente, em cada período da história, para obstruir e destruir o projeto de Amor de Deus.

Menino Jesus: Diante desse imperioso avanço do mal, a esperança proposta pelo presépio é o nascimento do menino Jesus, a plenitude divina contida no corpo de um recém-nascido.

Esta criança recorda que a vitória sobre o mal não se realiza pela força da violência ou com a crueldade da guerra. O Menino Jesus pede para ser acolhido, amado e servido, como qualquer criança que vem ao mundo.

Olhando para o Menino Jesus recuperamos a confiança e a esperança, porque sentimos com admiração a presença de um Deus que é capaz de fazer-se pequeno para estar perto cada criatura humana.

Os Magos: A adoração é o verdadeiro culto espiritual do presépio. Adorar não significa apenas cair de joelhos com o rosto por terra à frente do menino Jesus. Adorar significa, antes de tudo, dirigir-se a Deus em espírito e verdade, com espírito de humildade e com a verdade da caridade. Adorar significa deixar-se guiar pela inspiração e força do Espírito Santo, para seguir a vontade de Deus, que é o caminho da verdade que nos leva a ter uma vida pacífica, esperançosa e alegre.

Fraternitas Movimento

 

GENTE COM ALMA

 

SANTA JOANA BERETTA MOLLA (1922 – 1962)

Estamos em pleno Advento! Tempo carregado de expectativa, de gravidez e de alegria! A Igreja aguarda o re-nascimento de Jesus Cristo com renovada esperança – a Esposa do Cordeiro espera pelo seu Senhor, com o mesmo júbilo e a mesma ansiedade, com que tantas famílias aguardam pelo nascimento de uma filha, de um filho.         

Pois é no Advento que apresento aos leitores, a inspiradora figura de Santa Joana Beretta Molla, uma mulher extraordinária, que ofereceu a sua vida, para que o nascimento e a vida da sua filha mais nova fosse possível!

Nascida a 4 de outubro de 1922, na localidade de Magenta, nos arredores de Milão em Itália, Joana Beretta recebeu dos seus piedosos pais uma esmerada educação – formada nos autênticos valores cristãos, aprende desde muito jovem, o valor inestimável da vida humana e faz da caridade para com os mais frágeis um dos alicerces da sua gloriosa vida.

Ao longo dos anos fez formação académica – vai formar-se em medicina nas universidades de Pavia e de Milão – Joana empenha-se em aprofundar a sua fé e a sua amizade com Jesus Cristo. Na escola da Ação Católica descobre a alegria do Evangelho e comunica-a de forma genial aos mais jovens.

Concluída a especialização em pediatria em 1952, Santa Joana vai abrir um consultório nos arredores de Milão. Presta uma incansável assistência médica aos Pobres, aos idosos e às crianças nascidas de famílias desfavorecidas.

Em 1955 contraí Matrimónio com Pedro Molla – deste feliz e fecundo casamento vão nascer quatro filhos. A nossa santa empenhou-se verdadeiramente em edificar a sua família nos valores cristãos, de modo particular, no saber acolher sempre o dom precioso da Vida.

Contudo, durante a sua quarta gravidez, é-lhe diagnosticado um tumor no útero. É operada com sucesso e consegue prosseguir com a gravidez.

Todavia, na altura do parto, os médicos dizem-lhe que só será possível salvar uma das vidas. Com uma heroica coragem, Joana exige que se salve a vida da sua filha! Em homenagem à sua bendita Mãe, deram à menina o nome de Joana Manuela.

Veio a falecer a 28 de abril de 1962! Deixa à Igreja e ao mundo uma preciosa memória: “Em cada vida que nasce recomeça a esperança de uma Humanidade que se quer feliz!

Santa Joana Beretta Molla foi canonizada a 16 de maio de 2004, pelo Papa São João Paulo II. Na praça de São Pedro estavam presentes o seu marido e os seus 4 filhos.  

Padre Alexandre Medeiros

 

CONTO (680)

 

Antes de julgar o erro de alguém, considerar o bem que ele fez por mim

Era uma vez um rei muito mau, que mantinha dez cães selvagens, usados para torturar e devorar qualquer um dos seus servidores que porventura cometesse algum erro.

Um dia, um dos seus servos mais próximos disse algo que o rei não gostou de ouvir. Na verdade, o rei já queria desfazer-se do servo e o pretexto caiu como uma luva. Imediatamente, o monarca ordenou que atirassem o infeliz aos cães.

Antes de ser levado, o homem conseguiu dizer:

- Eu servi-vos por dez anos e Vossa Majestade faz isto comigo? Por favor, imploro que me dê apenas dez dias antes de me deitar aos cães!

O rei decidiu satisfazer o pedido. Afinal, dez dias não eram nada e realmente o homem havia sido bastante devotado a ele.

O servo ofereceu-se como guarda dos cães para lidar com os animais nesse período. Durante os dez dias seguintes, o homem, passou a ser o responsável pela alimentação, limpeza e conforto dos ferozes animais, dedicando-se com amor à sua tarefa.

Ao fim dos dez dias, o rei reordenou que o servo fosse atirado aos cães, no que foi obedecido. Entretanto, para surpresa geral, os vorazes animais, ao ver o empregado, puseram-se a lamber os seus pés.

Perplexo, o rei gritou: 

- O que aconteceu com meus cães?

E o servo respondeu: 

- Eu servi estes cães por apenas dez dias e eles não esqueceram os meus serviços! No entanto, ao meu primeiro erro, Vossa Majestade não levou em conta os meus dez anos de serviço.

Caindo em si, o rei percebeu o seu erro e ordenou que o servo fosse salvo.

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

É Natal cada vez que sorris a um irmão e lhe estendes a mão.

É Natal cada vez que ficas em silencio para escutar o próximo.

É Natal cada vez que que não aceitas aqueles princípios que renegam os oprimidos para a margem da sociedade.

É Natal cada vez que esperas com aqueles que desesperam na pobreza física e espiritual.

É Natal cada vez que reconheces com humildade os teus limites e fraquezas.

É Natal cada vez que permites ao Senhor renascer para Se doar, por meio de ti, aos outros.

Santa Madre Teresa de Calcutá


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

MANADAS - 5ª feira, 20 de dezembro, das 10 horas  às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 21 de dezembro, das 17 horas  às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

FESTA DE SÃO LÁZARO

A comunidade do Norte Pequeno celebra o dia do seu Padroeiro, São Lázaro, no próximo dia 17 de dezembro. A Eucaristia é às 16 horas seguida de procissão.

 

 

LOJA SOLIDÁRIA

Vai abrir em Santo Amaro uma Loja solidária, no edifício da antiga escola, no dia 16 de dezembro,  das 14:00 às 17:00, com o objetivo de angariar fundos para ajudar as Missões. Todos os produtos vendidos são doados pela comunidade e são vendidos a 1 euro. Esta loja vai estar aberta todos os domingos, na hora referida, ou em hora a combinar pelo número 924252387. Visite-nos para doar e/ou comprar um produto, ou, simplesmente, para beber um café.

 

VISITA DO PÁROCO AOS DOENTES

Ribeira Seca - 3ª feira, dia 18 de dezembro, a partir das 9:30.

Zona Rural da Calheta - 4ª feira, dia 19 de dezembro, a partir das 10 horas.

Norte Pequeno - 4ª feira, dia 19 de dezembro, a partir das 11:30.

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 880

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 925

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus.

Padre Pio

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas