Nº 834
As pessoas não deixaram de procurar
"As pessoas não deixaram de procurar..." Pe. Rui Miguel
A verdade é mesmo esta: as pessoas não deixaram de procurar o que lhes transcende. E muito menos deixaram de procurar n'Aquele que, sendo divino, veio experimentar a verdadeira humanidade, porque reconhecem que estamos sempre mais próximos da divindade quanto mais humanos formos.
As pessoas não deixaram de procurar, apenas foram deixando de acreditar que um Deus de amor possa ser revelado por pessoas que falam tanto de leis, mas que praticam pouca misericórdia e compaixão.
As pessoas não deixaram de procurar, apenas foram desacreditando que um Deus da vida possa ser revelado por pessoas que vivem constantemente a dizer que são d'Ele, mas que não espelham felicidade ou esperança.
As pessoas não deixaram de procurar e continuam na berma da estrada à espera de que haja um testemunho que lhes inquiete de tal forma que as leve a ir ao encontro para escutar e fazer caminho.
As pessoas não deixaram de procurar e continuam à espera de uma luz que ilumine verdadeiramente através de gestos e atos bem concretos que demonstrem a presença viva deste Deus.
As pessoas não deixaram de procurar...
Nós, como cristãos, é que temos que ser reflexo vivo deste Jesus acolhedor, próximo e verdadeira manifestação de amor.
E nós só acolhemos quando abrimos os nossos braços.
Só nos fazemos próximos quando vamos ao encontro do outro.
Só aliviamos as dores quando nos comprometemos com as vidas que entrelaçam a nossa vida.
Só somos verdadeira manifestação de amor quando os nossos rostos são iluminados pelo sorriso e pela alegria.
Só conseguimos preencher vazios quando dispomos da nossa presença sincera.
Só somos verdadeiramente de Cristo quando nos apercebemos que o outro é muito mais importante do que qualquer lei ou doutrina.
As pessoas não deixaram de procurar, apenas esperam ansiosamente que este Jesus passe novamente nas suas vidas através da nossa forma de ser e de estar.
As pessoas não deixaram de procurar. Estão apenas à espera que eu e tu tenhamos a coragem de, através da nossa fragilidade, sermos verdadeiros pescadores de Homens!
Emanuel António Dias (Adaptado)
IV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Tomar posição
Havia um professor que se dizia profundamente ateu. Os seus alunos sempre tiveram medo de discutir o assunto porque no princípio de cada semestre ‘provava que Deus não podia existir’.
Pedia que quem acreditasse em Deus se levantasse. Em 20 anos nunca ninguém se atreveu pois acrescentava:
– Quem acredita em Deus é um louco. Se ele existisse faria com que este giz, ao cair no chão não se parta. Seria uma prova que ele é Deus.
E atirava o giz que se fragmentava. Os estudantes olhavam apenas e ninguém se pronunciava.
Há um ano atrás alguém aguardava este momento.
– Se há alguém que ainda acredita em Deus, que se ponha de pé!
O rapaz, decidido, levantou-se no meio do salão.
– Ah tonto! Se Deus existisse, provaria evitando que este giz se parta ao cair no chão…
Inadvertidamente o giz escapuliu-se entre os dedos deslizando pela roupa até parar intacto no chão. O professor, estupefacto, saiu a correr e não mais voltou. E toda a plateia deu uma salva de palmas para o colega.
Às vezes a única coisa que precisamos de fazer é pormo-nos de pé.
Diante de Jesus ninguém pode ficar indiferente. Até os demónios tomavam uma posição e os fariseus se declaravam. Não basta acreditar pois, até os demónios acreditavam. É preciso pôr-se de pé.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
MEDITAR
Começa sempre de novo: começa por ti!
Começa sempre de novo:
Começa por ti!
Vê-te como és e da luz que és capaz de irradiar e fazer chegar a tantas e tantos.
O mundo precisa dessa pequena-grande luz,
pequena-grande centelha para iluminar a vida de muitos
Começa sempre de novo:
Começa por ti!
Entende-te no mundo e sê com todas as forças que tens, com toda a liberdade de que és capaz, com toda a memória que transportas, com todo o entendimento a que chegas, com toda a vontade que te propões entregar. Uma vontade firme e sólida, alicerçada na vontade d’Aquele que te criou.
Começa sempre de novo:
Começa por ti!
Não te demitas da vida que transportas, do bem que espera apenas o momento de se fazer dom.
Começa sempre de novo:
Começa por ti!
Sê cidadão e cidadã do mundo da tua Família, da tua rua, vila, aldeia ou cidade e faz-te próximo daqueles por quem passas.
Começa sempre de novo:
Começa por ti!
E quando começar por ti, vais ver que outros te seguirão.
E seremos tantos a ser pequenas-grandes centelhas de luz no mundo em que habitamos!
Começa sempre de novo:
Começa por ti!
Cristina Duarte
CONTO (637)
AINDA É NOITE
Um dia, um rabino perguntou aos seus discípulos:
«Como se pode dizer que a noite terminou e o dia está de volta?»
Um discípulo sugeriu:
«Quando se pode ver claramente que um animal, à distância, é um leão e não um leopardo.»
«Não», disse o rabino.
Um outro disse: «Quando se pode ver que uma árvore tem figos e não pêssegos?»
«Não», disse o rabino, «é quando se pode olhar para a face de outra pessoa e ver que aquela mulher ou aquele homem é vossa irmã ou vosso irmão. Porque enquanto não forem capazes de o fazer, seja qual for o tempo do dia, ainda é noite».
Timothy Radcliffe, in Ser Cristão para quê?
Esta história ocorreu numa universidade.
Cristão significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para algumas, uma vida rígida, inflexível, chata e sem graça. Para outras, uma vida de aventuras, surpresas, uma vida na ponta dos pés. Mas, não há dúvida de que a vida cristã é uma dança, um salto, uma vida plena.
Eugene Peterson
INFORMAÇÕES
ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO
Ribeira Seca - quinta-feira, 1 de fevereiro, das 16 às 17 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia. Manadas - sexta-feira, 2 de fevereiro, das 17 às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia. Er.da de Santo António - sábado, 3 de fevereiro, das 16h00 às 17h00, seguindo-se a celebrarão da Eucaristia. NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS No próximo dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, na Ermida a Ela dedicada, na Ribeira do Nabo, haverá uma Eucaristia em seu louvor às 18 horas. FESTAS DA CATEQUESE Festa do Pai Nosso - domingo, 4 de fevereiro, nas comunidades dos Biscoitos e Ribeira Seca. IRMANDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DA CALHETA Convocam-se os Irmãos da Irmandade do Divino Espírito Santo da Vila da calheta, para a reunião ordinária da Assembleia Geral, a ter lugar na sua Sede pelas 19;30 horas, do dia 29 de janeiro (segunda-feira). CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição o Dr. Brasil Toste, otorrinolaringologista, 29 de janeiro; Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e Obstetra, a 30 de janeiro; Dr.ª Renata Gomes, cardiologista, 1 e 2 de fevereiro; Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, 3 e 4 de fevereiro; Dr.ª Paula Pires, neuróloga e neuropediatra, 9 de fevereiro. Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 834
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1170Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
“ENSINAR É AMAR”
"Ser professor é dar-se (...) Tens muito que fazer? – Não; tenho muito que amar. Não entendo ser professor de outra maneira. (...)
Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita. O aluno acredita em nós e não deve acreditar em vão. Impõe-se-nos que mereçamos, com a nossa, a pureza dos nossos alunos; que a nossa alimente a deles, a mantenha. (...)
Sejamos a lição em pessoa – que é isso mais importante e mais eficaz que sermos o papel onde a lição está escrita; e possamos dizer sem constrangimento: Deixai-as vir a mim, as criancinhas…”
Sebastião da Gama, in Diário
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas