Nº 825

A medida do amor

Amar alguém é fazer-se à medida de quem se ama. Não se podem amar duas pessoas diferentes da mesma forma. Porque, quando se ama alguém de verdade, o que se ama é o que nessa pessoa há de original.
Há quem julgue amar quando faz sempre a mesma coisa, mais preocupado consigo do que com o outro, repete sem cessar o que julga ser bom... assume que quem não gosta assim... não o merece... é apenas um egoísta disfarçado de romântico. O amor exige que nos esqueçamos de nós.
Amar passa por ter a coragem de dar força (mesmo quando a não temos) àquele a quem amamos, quando disso precisa. Noutra altura, quando a sua felicidade passar pelo oposto, ser capaz de partilhar com ele as nossas mais íntimas fragilidades... para que ele, com coragem, dê também sentido às suas forças. Não, não é uma troca, é apenas estar atento ao outro e preencher os seus vazios.
Quanto mais rasteiro for o sentimento, mais exigente. O amor, por ser a mais sublime fonte de todas as bondades, nada quer... senão a felicidade do outro.
A felicidade é algo demasiado importante e profundo para se conseguir sozinho. Nenhum abraço ou beijo pode ser bom se não houver um outro eu, diferente de mim. Um tu, cuja felicidade quero.
A beleza mais grandiosa de cada um estará na profunda originalidade dos detalhes em que é único. Aquilo que temos em comum uns com os outros é o fundo dos nossos corações... tudo o resto é uma construção inacabada em busca da minha felicidade no outro.
(muito Obrigado mãe por me ter amado, estimulado e ajudado a ser diferente dos outros, e de, assim, tanto me ter ajudado a ser feliz... apesar de tudo!)
José Luís Nunes Martins

 

SOLENIDADE DE JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Cristo é Rei

Havia um rei muito triste porque na sua nação só via miséria e injustiças. Gostaria de sair do seu palácio para falar ao povo mas, quando o seu carro aparecia, as pessoas prostravam-se sem se atrever a levantar a vista. Um dia, chamou o seu herdeiro:

– Meu filho, este povo está a destruir-se em lutas e egoísmos. Quero que te faças um deles e os chames à razão.

– Muito bem. Vestir-me-ei como eles, para que não me reconheçam e dir-lhes-ei que é preciso construir outro reino…

Na manhã seguinte, vestido como um homem do povo, saiu a percorrer os caminhos do reino. Passaram-se três anos e muitos o seguiam e escutavam. Sentiu fome, frio, foi perseguido, maltratado, preso e condenado.

As suas últimas palavras foram:

– Obrigado, Pai, por me teres feito um homem como os outros.

Cristo é Rei no trono da cruz. Não se dispensou de sacrifícios e trabalhos, não se furtou à humilhação e escárnio, não recusou fazer-se um de nós e, contudo, é Rei.

Ao contemplar este mistério, somos estimulados a completar esta obra. É por isso que rezamos: Venha a nós o vosso reino. Isto só se consegue com trabalho e dedicação pois o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Pe. José David Quintal Vieira, scj

 

MEDITAR

 

ORAÇÃO PARA EU FAZER RENDER OS MEUS TALENTOS

Pai Celestial, ao entrar no meu local de trabalho, desejo invocar a Tua presença, para que eu possa dar-Te graças por este novo dia. 

Peço a Tua sabedoria, a Tua paz, a Tua graça, a Tua misericórdia para mim, para os meus colegas, e para quem dirige este espaço onde se vai desenrolar a minha tarefa.

Peço que Tu abençoes tudo o que eu diga, pense, decida e faça dentro destas paredes.

Abençoa os meus projetos, as minhas ideias e tudo o que eu fizer, para que sejam testemunho do Teu Amor que só quer o bem e a felicidade.

Abençoa, Senhor, todas as pessoas que vão relacionar-se comigo neste dia.

Renova as minhas forças, para que eu possa fazer as minhas tarefas da melhor forma possível.

Senhor, peço-Te, abençoa todo o meu ser, e que os meus talentos se multipliquem  por eu os pôr a render:

Que os meus passos imitem o meu coração generoso, para ser amável e próximo para com todas as pessoas.

Que os meus olhos não sejam cegos a ponto de não ver as necessidades do meu próximo, e só olhar para os meus problemas e pequenas dores.

Que a minha boca sorria com frequência, diga frases otimistas e fique muda para rumores e palavras ofensivas.

Que as minhas mãos trabalhem honradamente e com entusiasmo para satisfazer as minhas necessidades, da minha família, da minha comunidade, do meu pais e do mundo inteiro.

Que os meus ouvidos estejam abertos a todas as ideias, de modo que o meu cérebro pense bem dos outros e compreenda os que pensam diferentemente de mim.

Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda, para que eu acredite na Tua palavra, e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem.

E, Senhor,

quando eu estiver confuso, guia-me;

quando eu me sentir fraco, fortalece-me;

quando eu estiver cansado, enche-me de coragem.

Enriquece-me, Senhor, com os dons e os frutos do Teu Espírito Santo.

Peço-te, ainda, Pai celestial, que, quando eu terminar os meus trabalhos, possa chegar em segurança a casa, assim como todos os que viajam.

Amém.

 

CONTO (674)

 

O BICHO-DA-SEDA

O bicho-da-seda, na folha duma amoreira, via os animais a correr e as aves a voar. Sentia-se triste porque só ele é que não corria nem voava. Mas não sentia inveja de ninguém. Sabia que era um bicho da seda e que o seu trabalho consistia em fiar uma baba fina para tecer a sua casa, o casulo.

Empreendeu o seu trabalho e, passado pouco tempo, encontrou-se dentro de uma casa de seda, isolado do resto do mundo. E interrogou-se:

- Que me acontecerá agora?

O bicho-da-seda adormeceu. Quando acordou saiu do casulo e tinha duas lindas asas de cores maravilhosas. Começou a voar. Tinha-se transformado em borboleta. Agora movia-se como os outros animais e voava como as aves do céu.

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 Há pessoas que são um abraço mesmo de longe, pessoas que são a certeza que tudo vai dar certo, pessoas que emprestam o coração para morarmos lá dentro, pessoas que só trazem força e energia positiva para os nossos dias, que nos ajudam a restaurar a fé na humanidade e que merecem de nós o melhor que lhes podemos dar: amor, proteção e (uma eterna) gratidão.

Às 9 no meu blogue

 


INFORMAÇÕES

Manadas - quinta-feira, 30 de novembro, das 17h30 às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

Ribeira Seca - sexta-feira, 1 de dezembro, das 17h às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO NA URZELINA

A Confraria do Santíssimo Sacramento de São Mateus da Urzelina, convida toda a comunidade a juntar-se aos irmãos da Confraria na adoração do Santíssimo, que vai decorrer no próximo dia 30 de novembro, quinta feira, entre as 9 h e as 18 h encerrando com a bênção do Santíssimo e Eucaristia, na Igreja Paroquial de São Mateus.

 

CURSUS DE CRISTANDADE

No dia 1 de dezembro, na Cáritas de Santa Catarina, Rua Nova, Calheta, pelas 20 h vamos fazer um encontro para todos os Cursistas da Ilha. Pedimos que se animem uns aos outros para termos uma boa participação. Teremos o esquema habitual das Ultreias.

É uma forma de vivermos e recordarmos um tempo especial das nossas vidas e procurarmos transmitir a outros esta riqueza de formação cristã e humana.

 

FESTA DE SANTA BÁRBARA - MANADAS

TRÍDUO - 28, 29 e 30 de novembro - Eucaristia às 19 h.

                     30 de novembro - Confissões às 17h30 às 19 h.

 

FESTA dia 3 de dezembro - Eucaristia  de  festa às  15 h seguida de Procissão.

Visita do Pároco aos doentes - quinta feira, 30 de novembro a partir das 15h.

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 825

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 868

Pensamento da Semana

 PENSAMENTO DA SEMANA

 

Deus talvez goste mais de habitar na paixão do coração do que nas certezas da razão.

Tomás Halík

 

 

Vai chegar o tempo, e não vai demorar muito, que nós teremos 
especial predileção pelos que 
preferirão a discrição, o silêncio, 
o anonimato.

Pe. Fábio de Melo

 

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas