Nº 825

A medida do amor

Amar alguém é fazer-se à medida de quem se ama. Não se podem amar duas pessoas diferentes da mesma forma. Porque, quando se ama alguém de verdade, o que se ama é o que nessa pessoa há de original.
Há quem julgue amar quando faz sempre a mesma coisa, mais preocupado consigo do que com o outro, repete sem cessar o que julga ser bom... assume que quem não gosta assim... não o merece... é apenas um egoísta disfarçado de romântico. O amor exige que nos esqueçamos de nós.
Amar passa por ter a coragem de dar força (mesmo quando a não temos) àquele a quem amamos, quando disso precisa. Noutra altura, quando a sua felicidade passar pelo oposto, ser capaz de partilhar com ele as nossas mais íntimas fragilidades... para que ele, com coragem, dê também sentido às suas forças. Não, não é uma troca, é apenas estar atento ao outro e preencher os seus vazios.
Quanto mais rasteiro for o sentimento, mais exigente. O amor, por ser a mais sublime fonte de todas as bondades, nada quer... senão a felicidade do outro.
A felicidade é algo demasiado importante e profundo para se conseguir sozinho. Nenhum abraço ou beijo pode ser bom se não houver um outro eu, diferente de mim. Um tu, cuja felicidade quero.
A beleza mais grandiosa de cada um estará na profunda originalidade dos detalhes em que é único. Aquilo que temos em comum uns com os outros é o fundo dos nossos corações... tudo o resto é uma construção inacabada em busca da minha felicidade no outro.
(muito Obrigado mãe por me ter amado, estimulado e ajudado a ser diferente dos outros, e de, assim, tanto me ter ajudado a ser feliz... apesar de tudo!)
José Luís Nunes Martins

 

SOLENIDADE DE JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Cristo é Rei

Havia um rei muito triste porque na sua nação só via miséria e injustiças. Gostaria de sair do seu palácio para falar ao povo mas, quando o seu carro aparecia, as pessoas prostravam-se sem se atrever a levantar a vista. Um dia, chamou o seu herdeiro:

– Meu filho, este povo está a destruir-se em lutas e egoísmos. Quero que te faças um deles e os chames à razão.

– Muito bem. Vestir-me-ei como eles, para que não me reconheçam e dir-lhes-ei que é preciso construir outro reino…

Na manhã seguinte, vestido como um homem do povo, saiu a percorrer os caminhos do reino. Passaram-se três anos e muitos o seguiam e escutavam. Sentiu fome, frio, foi perseguido, maltratado, preso e condenado.

As suas últimas palavras foram:

– Obrigado, Pai, por me teres feito um homem como os outros.

Cristo é Rei no trono da cruz. Não se dispensou de sacrifícios e trabalhos, não se furtou à humilhação e escárnio, não recusou fazer-se um de nós e, contudo, é Rei.

Ao contemplar este mistério, somos estimulados a completar esta obra. É por isso que rezamos: Venha a nós o vosso reino. Isto só se consegue com trabalho e dedicação pois o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Pe. José David Quintal Vieira, scj

 

MEDITAR

 

ORAÇÃO PARA EU FAZER RENDER OS MEUS TALENTOS

Pai Celestial, ao entrar no meu local de trabalho, desejo invocar a Tua presença, para que eu possa dar-Te graças por este novo dia. 

Peço a Tua sabedoria, a Tua paz, a Tua graça, a Tua misericórdia para mim, para os meus colegas, e para quem dirige este espaço onde se vai desenrolar a minha tarefa.

Peço que Tu abençoes tudo o que eu diga, pense, decida e faça dentro destas paredes.

Abençoa os meus projetos, as minhas ideias e tudo o que eu fizer, para que sejam testemunho do Teu Amor que só quer o bem e a felicidade.

Abençoa, Senhor, todas as pessoas que vão relacionar-se comigo neste dia.

Renova as minhas forças, para que eu possa fazer as minhas tarefas da melhor forma possível.

Senhor, peço-Te, abençoa todo o meu ser, e que os meus talentos se multipliquem  por eu os pôr a render:

Que os meus passos imitem o meu coração generoso, para ser amável e próximo para com todas as pessoas.

Que os meus olhos não sejam cegos a ponto de não ver as necessidades do meu próximo, e só olhar para os meus problemas e pequenas dores.

Que a minha boca sorria com frequência, diga frases otimistas e fique muda para rumores e palavras ofensivas.

Que as minhas mãos trabalhem honradamente e com entusiasmo para satisfazer as minhas necessidades, da minha família, da minha comunidade, do meu pais e do mundo inteiro.

Que os meus ouvidos estejam abertos a todas as ideias, de modo que o meu cérebro pense bem dos outros e compreenda os que pensam diferentemente de mim.

Especialmente, Senhor, dá-me uma fé profunda, para que eu acredite na Tua palavra, e uma vontade forte de agir corretamente e fazer o bem.

E, Senhor,

quando eu estiver confuso, guia-me;

quando eu me sentir fraco, fortalece-me;

quando eu estiver cansado, enche-me de coragem.

Enriquece-me, Senhor, com os dons e os frutos do Teu Espírito Santo.

Peço-te, ainda, Pai celestial, que, quando eu terminar os meus trabalhos, possa chegar em segurança a casa, assim como todos os que viajam.

Amém.

 

CONTO (674)

 

O BICHO-DA-SEDA

O bicho-da-seda, na folha duma amoreira, via os animais a correr e as aves a voar. Sentia-se triste porque só ele é que não corria nem voava. Mas não sentia inveja de ninguém. Sabia que era um bicho da seda e que o seu trabalho consistia em fiar uma baba fina para tecer a sua casa, o casulo.

Empreendeu o seu trabalho e, passado pouco tempo, encontrou-se dentro de uma casa de seda, isolado do resto do mundo. E interrogou-se:

- Que me acontecerá agora?

O bicho-da-seda adormeceu. Quando acordou saiu do casulo e tinha duas lindas asas de cores maravilhosas. Começou a voar. Tinha-se transformado em borboleta. Agora movia-se como os outros animais e voava como as aves do céu.

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 Há pessoas que são um abraço mesmo de longe, pessoas que são a certeza que tudo vai dar certo, pessoas que emprestam o coração para morarmos lá dentro, pessoas que só trazem força e energia positiva para os nossos dias, que nos ajudam a restaurar a fé na humanidade e que merecem de nós o melhor que lhes podemos dar: amor, proteção e (uma eterna) gratidão.

Às 9 no meu blogue

 


INFORMAÇÕES

Manadas - quinta-feira, 30 de novembro, das 17h30 às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

Ribeira Seca - sexta-feira, 1 de dezembro, das 17h às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO NA URZELINA

A Confraria do Santíssimo Sacramento de São Mateus da Urzelina, convida toda a comunidade a juntar-se aos irmãos da Confraria na adoração do Santíssimo, que vai decorrer no próximo dia 30 de novembro, quinta feira, entre as 9 h e as 18 h encerrando com a bênção do Santíssimo e Eucaristia, na Igreja Paroquial de São Mateus.

 

CURSUS DE CRISTANDADE

No dia 1 de dezembro, na Cáritas de Santa Catarina, Rua Nova, Calheta, pelas 20 h vamos fazer um encontro para todos os Cursistas da Ilha. Pedimos que se animem uns aos outros para termos uma boa participação. Teremos o esquema habitual das Ultreias.

É uma forma de vivermos e recordarmos um tempo especial das nossas vidas e procurarmos transmitir a outros esta riqueza de formação cristã e humana.

 

FESTA DE SANTA BÁRBARA - MANADAS

TRÍDUO - 28, 29 e 30 de novembro - Eucaristia às 19 h.

                     30 de novembro - Confissões às 17h30 às 19 h.

 

FESTA dia 3 de dezembro - Eucaristia  de  festa às  15 h seguida de Procissão.

Visita do Pároco aos doentes - quinta feira, 30 de novembro a partir das 15h.

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 825

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 879

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

O mínimo que nos é exigível
é o máximo que somos capazes de fazer.
Nas coisas simples do dia-a-dia.
Ser da maior bondade possível no quotidiano.
A bondade é a maior de todas as qualidades. ...

Inclui a beleza, a justiça e a verdade.

Manuel António Pina

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas