Nº 765

 

NÃO TE ATRASES!
A vida não espera por ti.
Não espera que te decidas. Não espera que fiques mais forte. Não espera que lutes um bocadinho mais.
A vida tem muita pressa. Não fiques à espera do dia certo. Não fiques à espera de ter mais coragem e menos medo. De ver melhor. De descobrir uma verdade que te mude para sempre.
A vida não espera por ti. Vem em forma de furacão, desarruma todas as tuas esperanças e certezas e obriga-te a entregares-lhe todas as armas.
Quando deres por ti, a vida levou-te quase tudo e não esperou. Não esperou que escolhesses as palavras certas para recuperar a confiança de quem esteve sempre lá para ti. Não esperou que te arrependesses. Não esperou que te levantasses da última queda que, ela mesma, te provocou.
A vida não espera por ti. Não espera pelas tuas boas intenções. Não respeita os teus sonhos nem as tuas vontades. Não avança à mesma velocidade que tu e não vai querer parar só porque tu estás cansado.
A vida não espera por ti nem por ninguém. Porque tem muita pressa. Tem pressa de não ser exatamente o que tu imaginaste. Pressa de te surpreender. Pressa de te tirar do lugar que achas que é teu.
A vida tem muita pressa e a culpa é tua. Estás sempre atrasado. Sempre. Esperas mais um dia para conseguir. Esperas mais uma semana para tentar outra vez. Esperas mais um mês para ser feliz. E esperas mais um ano para fazer aquilo que devias ter feito há um ano atrás.
A vida não respira o mesmo tempo que tu. Está à espera que chegues a horas de viver mais e melhor. Está à espera que não desanimes perante as dificuldades. Está à espera que vás cumprir o teu sonho.
Está à espera que procures a tua razão para estar aqui. Está à espera que os teus dias não sejam todos iguais. Está à espera que vás à luta. Está à espera que te afastes de quem te afasta do melhor que a vida tem para dar.
Está à espera que não sejas mais uma carta do baralho. Está à espera que sejas tu. Está à espera que te dediques. Que te apaixones. Que te emociones. Que te abandones e te deixes ficar dentro do que é verdadeiro e simples. A vida está à tua espera. Não te atrases. Se não tiveres asas, vai a pé. Mas não te atrases de viver.
Marta Arrais
 
XXVII DOMINGO TEMPO COMUM 
Na Palavra de Deus que hoje nos é proposta, cruzam-se vários temas (a fé, a salvação, a radicalidade do “caminho do Reino”, etc.); mas sobressai a reflexão sobre a atitude correta que o homem deve assumir face a Deus. As leituras convidam-nos a reconhecer, com humildade, a nossa pequenez e finitude, a comprometer-nos com o “Reino” sem cálculos nem exigências, a acolher com gratidão os dons de Deus e a entregar-nos confiantes nas suas mãos.

 

Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, convoca-o para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão; mas dá a entender que só o fará quando for o momento oportuno, de acordo com o seu projeto; ao homem, resta confiar e esperar pacientemente o “tempo de Deus”. 

 

O Evangelho convida os discípulos a aderir, com coragem e radicalidade, a esse projeto de vida que, em Jesus, Deus veio oferecer ao homem… A essa adesão chama-se “fé”; e dela depende a instauração do “Reino” no mundo. Os discípulos, comprometidos com a construção do “Reino” devem, no entanto, ter consciência de que não agem por si próprios; eles são, apenas, instrumentos através dos quais Deus realiza a salvação. Resta-lhes cumprir o seu papel com humildade e gratuidade, como “servos que apenas fizeram o que deviam fazer”. 

 

A segunda leitura convida os discípulos a renovar cada dia o seu compromisso com Jesus Cristo e com o “Reino”. De forma especial, o autor exorta os animadores cristãos a que conduzam com fortaleza, com equilíbrio e com amor as comunidades que lhes foram confiadas e a que defendam sempre a verdade do Evangelho. 

 

Dehonianos 

 

MEDITAR
 

 

"Meu Senhor e meu Dono, Alegria e Paz das minhas manhãs,

 

quero que sejas bendito por muitos e bem dito a todos…

 

Porque conhecer-Te é causa de Liberdade,

 

abre-nos à Esperança,

 

liberta-nos da lógica dos ídolos

 

em que às vezes emaranhamos a Vida

 

e perdemos o Caminho de Casa…

 

 

 

É tão bom conhecer-Te assim, transparente no Rosto de Jesus!

 

Sentimo-nos mergulhados num Amor sem medidas,

 

num Projeto de Salvação que transcende infinitamente

 

o que podíamos esperar de nós próprios

 

e até o que poderíamos esperar de uma qualquer “divindade”

 

fabricada por nós…

 

 

 

Oh Deus, ENCANTO! É o que fica do encontro contigo…

 

Um profundo maravilhamento

 

e a descoberta de uma VIDA-MAIS

 

que nenhum tipo de poder é capaz de dominar,

 

e nem a morte é capaz de matar!

 

BENDITO sejas pela minha Alegria,

 

BEM DITO sejas pela minha Verdade!"

 

 

 

 in Salmos para o Terceiro Milénio 2, 2010

 

Por cada passo que damos sem medo de errar, a vida encontra uma forma de nos recompensar.
Por cada subida íngreme em que inventamos força para continuar, a vida encontra alguém que vem para nos ajudar.
Por cada dia escuro em que mantemos a fé no verbo acreditar, a vida dá-nos provas [e pessoas] que vale a pena esperar.
O melhor de nós está [sempre] para chegar. e a esperança é aquele ponto de luz, aquele fio invisível, aquela voz interior, que não nos deixa desistir de lutar.
Às nove no meu blog

 


INFORMAÇÕES

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS E TODA A COMUNIDADE

Norte Grande - segunda-feira, 3 de outubro, às 19 horas, na Igreja Paroquial.

 

REUNIÃO PARA CATEQUISTAS

Ribeira Seca - terça-feira, 4 de outubro, às 19h30 no Passal.

 

PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS

Ribeira Seca - sexta-feira, 7 de outubro, às 18 horas e missa às 19 horas.

 

ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS DE VELAS

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Velas, comemorando no dia 2 de Outubro o seu 38º aniversário, vem agradecer publicamente a todos quantos, ao longo destes 38 anos, apoiaram e acarinharam esta instituição, contribuindo para o seu engrandecimento, respeito e prestígio, lembrando, particularmente, os Sócios Fundadores, os Dirigentes, os Sócios efetivos  e, de um modo muito especial, todos os Bombeiros, o rosto visível da Associação, que de forma abnegada e altruística têm servido a população do Concelho de Velas. A TODOS UM BEM HAJA.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 765

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas