Nº 765
NÃO TE ATRASES!
A vida não espera por ti.
Não espera que te decidas. Não espera que fiques mais forte. Não espera que lutes um bocadinho mais.
A vida tem muita pressa. Não fiques à espera do dia certo. Não fiques à espera de ter mais coragem e menos medo. De ver melhor. De descobrir uma verdade que te mude para sempre.
A vida não espera por ti. Vem em forma de furacão, desarruma todas as tuas esperanças e certezas e obriga-te a entregares-lhe todas as armas.
Quando deres por ti, a vida levou-te quase tudo e não esperou. Não esperou que escolhesses as palavras certas para recuperar a confiança de quem esteve sempre lá para ti. Não esperou que te arrependesses. Não esperou que te levantasses da última queda que, ela mesma, te provocou.
A vida não espera por ti. Não espera pelas tuas boas intenções. Não respeita os teus sonhos nem as tuas vontades. Não avança à mesma velocidade que tu e não vai querer parar só porque tu estás cansado.
A vida não espera por ti nem por ninguém. Porque tem muita pressa. Tem pressa de não ser exatamente o que tu imaginaste. Pressa de te surpreender. Pressa de te tirar do lugar que achas que é teu.
A vida tem muita pressa e a culpa é tua. Estás sempre atrasado. Sempre. Esperas mais um dia para conseguir. Esperas mais uma semana para tentar outra vez. Esperas mais um mês para ser feliz. E esperas mais um ano para fazer aquilo que devias ter feito há um ano atrás.
A vida não respira o mesmo tempo que tu. Está à espera que chegues a horas de viver mais e melhor. Está à espera que não desanimes perante as dificuldades. Está à espera que vás cumprir o teu sonho.
Está à espera que procures a tua razão para estar aqui. Está à espera que os teus dias não sejam todos iguais. Está à espera que vás à luta. Está à espera que te afastes de quem te afasta do melhor que a vida tem para dar.
Está à espera que não sejas mais uma carta do baralho. Está à espera que sejas tu. Está à espera que te dediques. Que te apaixones. Que te emociones. Que te abandones e te deixes ficar dentro do que é verdadeiro e simples. A vida está à tua espera. Não te atrases. Se não tiveres asas, vai a pé. Mas não te atrases de viver.
XXVII DOMINGO TEMPO COMUM
Na Palavra de Deus que hoje nos é proposta, cruzam-se vários temas (a fé, a salvação, a radicalidade do “caminho do Reino”, etc.); mas sobressai a reflexão sobre a atitude correta que o homem deve assumir face a Deus. As leituras convidam-nos a reconhecer, com humildade, a nossa pequenez e finitude, a comprometer-nos com o “Reino” sem cálculos nem exigências, a acolher com gratidão os dons de Deus e a entregar-nos confiantes nas suas mãos.
Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus, convoca-o para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão; mas dá a entender que só o fará quando for o momento oportuno, de acordo com o seu projeto; ao homem, resta confiar e esperar pacientemente o “tempo de Deus”.
O Evangelho convida os discípulos a aderir, com coragem e radicalidade, a esse projeto de vida que, em Jesus, Deus veio oferecer ao homem… A essa adesão chama-se “fé”; e dela depende a instauração do “Reino” no mundo. Os discípulos, comprometidos com a construção do “Reino” devem, no entanto, ter consciência de que não agem por si próprios; eles são, apenas, instrumentos através dos quais Deus realiza a salvação. Resta-lhes cumprir o seu papel com humildade e gratuidade, como “servos que apenas fizeram o que deviam fazer”.
A segunda leitura convida os discípulos a renovar cada dia o seu compromisso com Jesus Cristo e com o “Reino”. De forma especial, o autor exorta os animadores cristãos a que conduzam com fortaleza, com equilíbrio e com amor as comunidades que lhes foram confiadas e a que defendam sempre a verdade do Evangelho.
Dehonianos
MEDITAR
"Meu Senhor e meu Dono, Alegria e Paz das minhas manhãs,
quero que sejas bendito por muitos e bem dito a todos…
Porque conhecer-Te é causa de Liberdade,
abre-nos à Esperança,
liberta-nos da lógica dos ídolos
em que às vezes emaranhamos a Vida
e perdemos o Caminho de Casa…
É tão bom conhecer-Te assim, transparente no Rosto de Jesus!
Sentimo-nos mergulhados num Amor sem medidas,
num Projeto de Salvação que transcende infinitamente
o que podíamos esperar de nós próprios
e até o que poderíamos esperar de uma qualquer “divindade”
fabricada por nós…
Oh Deus, ENCANTO! É o que fica do encontro contigo…
Um profundo maravilhamento
e a descoberta de uma VIDA-MAIS
que nenhum tipo de poder é capaz de dominar,
e nem a morte é capaz de matar!
BENDITO sejas pela minha Alegria,
BEM DITO sejas pela minha Verdade!"
in Salmos para o Terceiro Milénio 2, 2010
Por cada passo que damos sem medo de errar, a vida encontra uma forma de nos recompensar.
Por cada subida íngreme em que inventamos força para continuar, a vida encontra alguém que vem para nos ajudar.
Por cada dia escuro em que mantemos a fé no verbo acreditar, a vida dá-nos provas [e pessoas] que vale a pena esperar.
O melhor de nós está [sempre] para chegar. e a esperança é aquele ponto de luz, aquele fio invisível, aquela voz interior, que não nos deixa desistir de lutar.
Às nove no meu blog
INFORMAÇÕES
FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS E TODA A COMUNIDADE
Norte Grande - segunda-feira, 3 de outubro, às 19 horas, na Igreja Paroquial.
REUNIÃO PARA CATEQUISTAS
Ribeira Seca - terça-feira, 4 de outubro, às 19h30 no Passal.
PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS
Ribeira Seca - sexta-feira, 7 de outubro, às 18 horas e missa às 19 horas.
ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS DE VELAS
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Velas, comemorando no dia 2 de Outubro o seu 38º aniversário, vem agradecer publicamente a todos quantos, ao longo destes 38 anos, apoiaram e acarinharam esta instituição, contribuindo para o seu engrandecimento, respeito e prestígio, lembrando, particularmente, os Sócios Fundadores, os Dirigentes, os Sócios efetivos e, de um modo muito especial, todos os Bombeiros, o rosto visível da Associação, que de forma abnegada e altruística têm servido a população do Concelho de Velas. A TODOS UM BEM HAJA.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF:
Nº 765