Nº 746

 

O ESPÍRITO SANTO QUE CONHEÇO
O Espírito Santo que conheço não é aquele dos livros, que fala de uma forma complicada, quase impercetível, O Espírito Santo que está distante, de nomes que não têm nada a ver com os nomes das gentes.
O Espírito Santo que conheço é aquele que está na minha vida e na vida destas gentes. O que nós sentimos e vemos caminhante com o nosso caminho, sabemos que podemos contar com Ele e que Ele pode contar connosco porque é esperança segura.
O Espírito Santo que eu conheço é aquele que faz as pessoas da minha terra chorar porque sabem que ele é amigo, que não falha e que carrega connosco as preocupações que encontramos. As que nos vêm da nossa fragilidade e que Ele sabe transformar e entender. Sabe olhar para o que nos foge devido aos caminhos que nem sempre são os que Ele indica e espera que saibamos seguir com passos certos e seguros.
O Espírito Santo que eu conheço é aquele que é capaz de fazer sorrir e despertar a alegria de uma manhã melhor e um tempo claro e transparente que não precisa de subterfúgios, de palavras enganadoras, de lugares incertos. Para Ele tudo é bem e alegria. É a serenidade que vem sossegar os nossos corações desassossegados e inquietos.
O Espírito Santo Que eu conheço é o da partilha dos bens pelos pobres e pelos irmãos, nas mesas e arraiais, que deve ser sinal da partilha mais profunda da vida e da amizade, do conhecimento que Ele nos dá da vontade de Deus em nossas vidas que é sempre a de um Pai que quer o melhor para cada um de nós.
O Espírito Santo que eu conheço é o da paz que devemos construir, mas também, o de um mundo melhor que depende do nosso empenho, trabalho e dedicação aos outros e ao mundo. Saber que o que temos de fazer os outros não o podem fazer por nós.
Sei que as pessoas confiam no Espírito Santo e que gostam d’Ele e que O amam.
Ouço muitas conversas sobre o Espírito Santo. Ainda há pouco tempo, alguém me contava que oferecia uma rés para as festas porque tinha sido abençoado no seu trabalho e que sabia que era um dom e dádiva do Espírito Santo.
Há os que se abeiram do Espírito Santo com a alma grata pela saúde, pela cura ou alívio da doença.
Que o Espírito Santo seja o nosso auxílio.
Pe. Manuel António
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Amores de Deus
A Santíssima Trindade é a manifestação do amor inesgotável de Deus. Ele é Pai criador mas também Irmão redentor e Espírito santificador. Tudo isto porque é Amor.

 

Perguntaram-me quem é Deus. Eu, alegre, respondi que era a melhor melodia que até agora já ouvi. Mas um surdo ali estava, e para ele olhei. Compreendi que estava errada esta resposta que inventei. Pensei então que Deus era palavra ou poesia, mas o surdo também não falava e conhecer tal Deus não podia. Que pergunta mais difícil! Como O irei definir? Talvez a melhor sensação que alguém possa sentir. Minhas mãos arrepiaram-se e começaram a tremer; quantos homens como eu, que nem mãos chegaram a ter? Talvez o melhor perfume, o melhor cheiro ou algo parecido, mas parece não haver nenhum que afinal não seja enjoativo. A coisa mais saborosa não será, pois a minha língua pode mostrar que nem sempre é capaz de saborear. Só me falta um sentido, este, com certeza, servirá: Deus é a luz que nunca se apagará. Mas como pode um cego este Deus experimentar? Procurarei outra resposta que a todos possa contentar. Quem é Deus? Pois já sei o que responder e toda a gente será capaz de entender: Não é música, nem poesia, nem luz, mas seja para quem for, Deus é mais do que um amigo, Deus é amor.
David Quintal Vieira, scj
 
MEDITAR
 
"Espírito Santo,

 

Tu és ternura maternal de Deus difundida nos nossos corações.

 

Ensina-nos a orar ao jeito de Jesus,

 

o qual falava com o Pai como um Filho fala com o seu Pai

 

sobre coisas do interesse de ambos.

 

Ajuda-nos a utilizar sempre na oração

 

palavras que exprimam Confiança e Fé

 

na Bondade Infinita do Pai e do Filho para connosco.

 

 

 

Ensina-nos, Espírito Santo, a fim de a nossa oração

 

ser uma entrada na conversação do Pai com o Filho.

 

Jesus ensinou aos discípulos

 

que a oração não é um palavreado interminável,

 

julgando que, deste modo, podemos mudar o querer de Deus

 

sujeitando-o ao nosso querer.

 

Jesus diz que esse modo de proceder é pagão.

 

 

 

Espírito Santo,

 

ajuda-nos a compreender Deus como o Emanuel,

 

isto é, o Deus connosco,

 

o Deus que se encontra sempre no nosso íntimo.

 

 

 

Obrigado, Deus Santo,

 

por nos acolheres sempre

 

como um Pai ou uma Mãe bondosos acolhem os seus filhos."

 

 

 

 in Salmos para o Terceiro Milénio
 
CONTO (605)
 
O MELHOR ESCONDERIJO
 Um mestre tinha-se tornado numa pessoa muito procurada devido à profunda sabedoria das suas respostas. Toda a gente ia ter com ele para lhe pedir sugestões e conselhos.
Conta-se que, um dia, até Deus foi ter com ele para lhe pedir um conselho. Disse Deus a esse sábio extraordinário:
- Quero jogar às escondidas com os homens. Já perguntei aos meus anjos qual o melhor lugar para me esconder. Alguns sugeriram-me os abismos dos oceanos. Outros, o cimo da montanha mais alta. Outros, ainda, a face escondida da lua ou o centro de alguma estrela longínqua. E tu, que me aconselhas?
O mestre fechou os olhos e respondeu com toda a calma:
- Em minha opinião, devias esconder-te no coração humano. Verás: é o último lugar onde pensarão ir procurar-Te.
E assim aconteceu. Deus escolheu o coração do homem para nele habitar por meio do seu Espírito. Mas quem está disposto a entrar bem dentro do seu coração, para se encontrar com o Espírito de Deus e para escutar a sua voz?

 

O Amor vem de Deus e leva-nos para Deus para retornar a Ele através de nós e nos levar a todos de volta para Ele na corrente da sua infinita misericórdia.
 

 

INFORMAÇÕES
ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO
RIBEIRA SECA - Sexta-feira, 27 de maio, das 18 às 19 horas, seguida de eucaristia.
 
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA
A Escola Básica e Secundária da Calheta informa os encarregados de educação de que se encontram abertas, de 18 de maio a 15 de junho, as matrículas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, quando a criança não tenha frequentado a educação pré-escolar na unidade orgânica em que vai ser aluna.

 

Estas deverão ser efetuadas, presencialmente, na escola que serve a área pedagógica onde o aluno reside, junto da respetiva encarregada de estabelecimento. No seguinte horário:

 

EB1/JI da Calheta – terça-feira 15:00 às 16:00; EB1/JI da Ribeira Seca – terça-feira das 10:45 às 11:30

 

No caso de não ser possível aos encarregados de educação efetuar a matrícula neste horário, poderão, fazê-la nos serviços administrativos da EBS da Calheta, durante o horário normal de expediente. Devem levar os seguintes documentos:Fotocópia do cartão de identificação civil do aluno; fotocópia do cartão de beneficiário do subsistema de saúde do aluno (Exemplo: ADSE; Seg. Social; etc.); boletim de vacinação, devidamente atualizado de acordo com o Plano Regional de Vacinação em vigor (ou declaração passada pela unidade de saúde).

 

I - DIA 28 DE MAIO - MÊS DO CORAÇÃO

 

 A Fundação Portuguesa de Cardiologia institucionalizou o mês de maio como o “Mês do Coração”, a pensar na sensibilização dos cidadãos para a problemática das doenças cardiovasculares e para prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis.

 

 Este ano, a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge promove uma caminhada, no dia 28 de maio, pelas 10h00, entre o Ramal e o Largo da Igreja de S. Tiago, na freguesia da Ribeira Seca.

 

 Nesse dia, serão realizados rastreios de glicémia, tensão arterial e índice de massa corporal a todos os participantes.

 

 Solicita-se que os interessados procedam à sua inscrição, até ao dia 23 de maio, no Centro de Saúde da Calheta, para o  n.º de telefone 295 460 120.

 

 DIA 31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO

 

 O Centro de Oncologia dos Açores pretende dar continuidade à campanha antitabágica lançada em dezembro de 2015.  Assim, para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco será realizado um desfile, no dia 31 de maio. Na ilha de São Jorge o desfile terá início às 10h00 junto ao campo de futebol da Calheta e terminará no Largo do Cais.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 746

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas