Nº 722

 

JUBILEU DA MISERICÓRDIA
O que é um Jubileu?

 

A celebração do Jubileu católico tem origem no Jubileu hebraico, onde a cada 50 anos, durante um ano, chamado ano sabático, eram libertados escravos, as dívidas eram perdoadas e as terras deixavam de ser cultivadas, entre outras coisas. Na tradição católica o Jubileu tem também a duração de um ano, mas tem um sentido mais espiritual, consistindo no perdão dos pecados dos fiéis que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Vaticano (Indulgências).

 

De onde surge a palavra Jubileu?

 

A palavra Jubileu vem da palavra latina iubilum que significa "grito de alegria".

 

De quanto em quanto tempo se realiza um Jubileu?

 

O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. A celebração de um Ano Santo ordinário ocorre a cada 25 anos, o Ano Santo extraordinário é proclamado pelo Papa sempre que pretenda celebrar algum facto de forma especial.

 

Quando se realizará o Jubileu da Misericórdia?

 

O Jubileu da Misericórdia, é um Jubileu extraordinário e o seu início será assinalado oficialmente a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Neste dia celebra-se também o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016.

 

Porque se abre a Porta Santa no início do Jubileu?

 

A Porta Santa só se abre durante um Ano Santo e significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação. Na cerimónia de abertura, o Papa toca a porta com um martelo 3 vezes enquanto diz: Aperite mihi leva justitiae, ingressus in eas confitebor Domino que significa "Abram-me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor".

 

Porque convocou o Papa Francisco este Ano Santo?

 

«Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho." – justificou o Papa Francisco aquando do anúncio oficial do 29º Jubileu da história da Igreja, defendendo que «ninguém pode ser excluído da misericórdia de Deus» e que a Igreja «é a casa que acolhe todos e não recusa ninguém».

 

«As suas portas estão escancaradas para que todos os que são tocados pela graça possam encontrar a certeza do perdão. Quanto maior é o pecado, maior deve ser o amor que a Igreja manifesta aos que se convertem».

 

Do site Cristo Jovem (Adaptado)
 
II DOMINGO DO ADVENTO
Escutar o Senhor
Alguns alunos mostraram curiosidade em saber o que é que os padres do Colégio faziam antes do horário das aulas e depois da hora de fechar. Eu lá fui explicando que os padres viviam ali, que trabalhavam e rezavam mais ou menos com este horário:

 

- Às 7h rezam Laudes ou a oração da manhã, seguida de missa e mais meia hora de meditação. Entretanto chegam os alunos. À tarde, pelas 19h rezam o Ofício de Leitura, o Terço e antes do jantar fazem meia hora de adoração eucarística com recitação de Vésperas. À noite, depois de preparem as aulas para o dia seguinte, ainda rezam as Completas...

 

Alguém mais perspicaz perguntou:

 

- Afinal, quanto tempo vocês rezam por dia?

 

- Fazendo bem as contas... mais de duas horas.

 

- Caramba, eu vou dois minutos à Capela e já nem sei o que dizer a Deus. O que é que vocês têm para Lhe dizer durante esse tempo todo?

 

Então respondi que, de facto, tinha muito pouco para lhe dizer mas que Deus tinha sempre muita coisa para me falar.

 

No Tabor Deus disse: 'Este é o meu Filho muito amado, escutai-O.' É por isso que o cristão não reza: Escuta Senhor que o Teu servo quer falar mas fala Senhor que o Teu servo escuta.

 

O tempo de quaresma é tempo de oração, tempo de escuta.

 

Pe. José David Quintal Vieira, scj
 
MEDITAR
 
HINO DE Nª Sr.ª DA CONCEIÇÃO
 
Toda formosa, alegres te cantamos.
Ó Mãe do Amor formoso e nossa Mãe.
A sombra do pecado não tocou
Teu ser imaculado
 
Glória do nosso povo e do seu templo.
Honra da Igreja e seu modelo vivo,
Senhora faz que pela vida fora
Sigamos os Teus passos.
 
Teu rosto é puro como o sol ardente,
Teus vestidos de neve como a graça.
Assim cheguemos com a Tua ajuda
Ao termo da jornada.
 
Com palavras do Anjo Te saudamos,
Virgem da Conceição, nossa Rainha:
És bendita entre todas as mulheres,
O Senhor é contigo.
 
Contigo, ó Virgem, Estrela da manhã,
Se elevem nossos hinos de louvor
Ao pai e ao Filho e ao Espírito Paráclito,
Por toda a eternidade.
Liturgia das Horas
 
CONTO (582)
 
OS COMENTÁRIOS
Numa tarde de domingo, viajava no comboio uma jovem de vinte anos, vestida com simplicidade, com aspeto de quem está cansada e cheia de sono. Aproveita para dormir.
Ao lado, viajam umas senhoras elegantes que regressam de uma festa de aniversário.
Uma delas não gosta de estar ao lado da jovem e diz em voz baixa para as outras:
- Esta deve ser alguma dessas jovens que abandonou o marido e os filhos.
As outras continuavam no mesmo tom, sussurrando:
- Talvez seja uma drogada que anda por aí pelas ruas, sozinha.
E continuavam os comentários:
- Deve ser uma dessas jovens emigrantes em busca de trabalho.
Foi então que o comboio parou e a jovem acordou. Encontrou-se com caras de poucos amigos. Sorriu, saudou essas mulheres e disse-lhes:
Desculpem se vos incomodei. Estive todo o fim-de-semana com crianças deficientes, que me deixaram muito cansada. Mas gosto de ser voluntária, de ajudar por amor os necessitados.
in, TUTTI FRUTTI de Pedrosa Ferreira
 

 

Quando a força de um reino é o amor, todos reinam, pois o amor é comunhão e nunca imposição.
Rui Santiago cssr

 


 

INFORMAÇÕES
 
OBRAS NO TETO DA IGREJA DAS MANADAS
A Igreja das Manadas é um monumento de um valor incalculável. Todos reconhecemos que é difícil fazer qualquer intervenção numa Igreja porque temos de deixar os espaços disponíveis para que as obras decorram de bom grado.
Esta intervenção na Igreja das Manadas é muito dispendiosa e de grande exigência. Tem início no próximo dia 9 de dezembro e prolonga-se por quase um ano. Por isso, a partir do dia 9 deste mês as missas passam a ser na Ermida de Santa Rita.
 
CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA
A Clínica dos Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estarão na Clínica da Instituição os seguintes especialistas: Dr. Carlos Aguilar, oftalmologista, no dia 11 de dezembro; Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, em dezembro, (data ainda por estabelecer); Dr. Brasil Toste, Otorrinolaringologista, em dezembro (data ainda por estabelecer); Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e Obstetra, em janeiro de 2016 (data ainda por estabelecer); Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, em janeiro de 2016 (data ainda por estabelecer); Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, em fevereiro/março de 2016 (data ainda por   estabelecer). Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111.
 
FORMAÇÃO SOBRE A BULA DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA
Urzelina - quarta feira, 9 de dezembro, às 20h00.
Velas - quinta feira, 10 de dezembro, às 20 horas.
 
ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO
Ribeira Seca - sexta feira, 11 de dezembro das 17 às 18 horas.

 

 
FESTA DO NATAL DA MENSAGEM DE FÁTIMA - RIBEIRA SECA

 

Sábado, 12 de dezembro: 14 horas Eucaristia seguida de convívio.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 722

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas