Nº 661

EDUCAR NA ALEGRIA

Termina neste dia 5 de outubro a semana da Educação Cristã que nos convida a descobrir que educar na fé é educar na alegria, na esperança e no amor.

Vivemos tempos de desânimo, de tristeza e resignação, sentimentos relacionados com um forte individualismo e consumismo próprios da nossa cultura.

Há muitos divertimentos mas pouca alegria interior e profunda. Há muitos bens de técnica moderna que distraem, preenchem o tempo e interesses imediatos mas alienam da vida real e criam um mundo próprio em que cada um se fecha e isola dos outros.

A educação cristã leva cada um a sair de si para a realidade, para o mundo e para Deus. Orienta no pleno desenvolvimento da pessoa e no crescimento da solidariedade, e da relação fraterna.

A família é o primeiro lugar de educação humana e cristã. Na fé, elas encontram um firme apoio e uma luz preciosa para vencer o individualismo, a indiferença e a dispersão que hoje ameaçam a união e harmonia dos lares. Na família, os pais e avós enriquecem os filhos e os netos com a herança do cristianismo e, transmitindo e educando, são eles próprios incentivados a crescer e a aprofundar a fé.

A escola é outro lugar essencial da educação colaborando e complementando a missão da família e da comunidade. Pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a luz do evangelho ilumina e fortalece a educação integral da pessoa e proporciona a construção de um projeto de vida alegre. Não deixem, portanto, as famílias e os filhos cristãos de se inscreverem e participarem nesta fonte de formação humana e cristã.

Lugar  fundamental de educação da fé, e base de todos os outros, é a comunidade cristã. Pela catequese e pela celebração litúrgica a comunidade cristã dá a possibilidade de experimentar a fé como um caminho para a vida.

A educação da fé dá a possibilidade de enriquecer a nossa vida com as fontes da alegria que são as Sagradas Escrituras que nos falam de Jesus Cristo, o símbolo da fé e a memória da igreja, fonte de sabedoria; a oração que nos eleva à comunicação com o Senhor.

Pe. Manuel António (Baseado na nota da Comissão Episcopal da Educação Cristã

 

XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Virtudes gémeas

Um dia o Senhor Todo-Poderoso convidou para uma festa no Paraíso, todas as Virtudes. Cheias de alegria, rodearam o Trono de Deus, louvando o Senhor, como se se encontrassem na sua própria casa: todas as Virtudes se conheciam...exceto duas. Uma disse à outra:

- Estou contente por te conhecer. Nunca te vi antes. Deves ser uma virtude bastante nova.

- Também eu estou satisfeita por te cumprimentar pela primeira vez. Tu é que deves ser novata nesta família.

Deus, a quem nada escapa, mostrou um rosto pensativo e declarou:

- Como é que vós as duas, as mais belas Virtudes, não se conheciam ainda? Daqui para a frente deveis andar sempre de mãos dadas, para que ninguém fique privado da alegria da vossa companhia.

Sabeis de que Virtudes se tratava? Uma era a Beneficência e a outra o Reconhecimento!

O eco do profeta Isaías ainda se faz ouvir hoje: "Que mais Deus podia fazer à sua vinha que não tenha feito? E quando esperava que viesse a dar uvas, apenas produziu agraços."

E Jesus concluiu: "Ser-vos-á tirado o reino de Deus e dado a um povo que produza os seus frutos."
Quem não agradece não sabe receber. O bem que é feito tem de ser reconhecido pois Beneficência e Reconhecimento são irmãs gémeas.

José David Quintal Vieira, scj

 

 

“São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida.” 


Rubem Alves

 



Manadas
 Ano
Catequista
Dia e hora
1º e 2º
Dália
Sexta-feira 18h
Teodora
Domingo depois da Missa
Manuela
Domingo depois da Missa
Bibiana
Segunda-feira 18h30m
Olga Afonso
Domingo depois da Missa
Gina
Quinta-feira 18h30m
São
Segunda-feira 20h
10º
Maria Adelaide
Domingo depois da Missa
Biscoitos ( Faltam catequistas para o 2º; 4º; 7º e 8º anos)
Ano
Catequista
Dia e hora
Andreia Sousa
Sexta-feira 16h30m
Anabela Santos
Sexta-feira 19h30m
Angelina
Quinta-feira  17h30m
Ângela Gonçalves
Quinta-feira 17h30m
Aldora Brasil
Segunda-feira 17h30m
Ribeira Seca
Ano
Catequista
Dia e hora
Helena Amaral / Mónica Amaral
Segunda-feira 16h
Paula Ramos /Alexandrina Azevedo
Segunda-feira 16h30m

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 661

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas