Nº 632

 

PASTORAL JUVENIL (II)

“RESET YOUR LIFE, UPGRADE JESUS”

Nesta dinâmica somos convidados a celebrar o Dia Mundial da Juventude.

 

Porquê este tema?

 

 Vivemos numa sociedade cada vez mais dominada pelos vários instrumentos de comunicação que estão ao nosso dispor. Hoje consegue-se, muito facilmente, “navegar” pelo mundo da internet e pesquisar todo o tipo de informações, aceder a todo o tipo de conteúdos e fazer uma experiência de “aldeia global” que nos aproxima de culturas, pessoas, ideias e conhecimentos diferentes. Vivemos num mundo onde cada vez mais temos facilidade de comunicação por mensagens escritas (SMS), chamadas telefónicas em qualquer lugar e redes sociais que nos aproximam cada vez mais.

 

Perante esta realidade, a nossa Diocese, no programa para este ano, escolheu o tema “Comunicação Social e Nova Evangelização”, um desafio a transmitir e a partilhar a fé através dos meios de comunicação que se tornam parte importante da nossa vida.

 

Somos chamados, com imaginação e paixão, a estarmos ao serviço do Evangelho nestes meios. Comunicar aproxima-nos, cria laços e pode ser ocasião de anunciarmos, sem medo, aquilo em que acreditamos.

 

Apesar de tantas facilidades de comunicação digital, alguém dizia que a “melhor rede social ainda é uma mesa rodeada de amigos”. É preciso que não nos esqueçamos que somos mais humanos quando partilhamos, amamos, sorrimos, ajudamos e servimos as pessoas que encontramos. Não existem computadores nem telemóveis capazes de amar, apesar de todas as suas funcionalidades, existem pessoas que amam e que precisam de amor. Não podemos valorizar mais as coisas do que as pessoas.

 

Viver com os meios tecnológicos não nos pode isolar nem afastar dos outros. O desafio é criarmos pontes, não somente digitais mas sim de coração a coração. É estarmos on-line para transmitir um sorriso, é navegar de encontro ao outro, é pôr um like num rosto mais triste, é partilhar o estado de dor ou de alegria de quem encontro todos os dias.

 

Ser cristão hoje é comunicar Jesus em toda a nossa vida: com palavras, gestos, atitudes, valores e escolhas. Começar de novo sempre que falharmos. Cada passo dado com esperança aproxima-nos mais do coração de Cristo.

 

 

II DOMINGO DA QUARESMA

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, da obediência total e radical aos planos do Pai.

 

O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projeto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.

 

Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que sabe ler os seus sinais, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total e com a entrega confiada. Nesta perspetiva, ele é o modelo do crente que percebe o projeto de Deus e o segue de todo o coração.

 

Na segunda leitura, há um apelo aos seguidores de Jesus, no sentido de que sejam, de forma verdadeira, empenhada e coerente, as testemunhas do projeto de Deus no mundo. Nada – muito menos o medo, o comodismo e a instalação – pode distrair o discípulo dessa responsabilidade.

 

Dehonianos

 

MEDITAR

 

IMPULSO DO AMOR

 


Nada mais doce do que o amor,
nada mais forte,
nada mais sublime,
nada mais amplo,
nada mais delicioso,
nada mais perfeito
ou melhor no céu e na terra;
porque o amor procede de Deus,
e só em Deus pode descansar,
acima de todas as criaturas.
O amor muitas vezes não conhece limites,
mas seu ardor excede toda a medida.
O amor não sente peso,
não faz caso das fadigas
e quer empreender mais do que pode;
não se escusa com a impossibilidade,
pois tudo lhe parece lícito e possível.
Por isso, de tudo é capaz e realiza obras,
enquanto o que não ama desfalece e cai.

 

 

 

Tomás de Kempis

 

Esta pequena esperança que parece uma coisa de nada,
esta pequena rapariguinha esperança.
Imortal.

 

Pelo caminho escarpado, arenoso e estreito,

 

segue a pequena esperança

 

como uma criança sem forças para caminhar.
 

 

Mas na realidade é ela

 

quem faz andar o mundo inteiro.

 

Excerto de um poema de Charles Péguy

INFORMAÇÕES

PROCISSÃO DE PASSOS - URZELINA

A procissão da mudança da imagem do Senhor dos Passos, realizar-se-á no dia 22 de março às 20h.

A procissão do Encontro,  será no dia 23 de março às 15h. Horas

 

EXAMES DE EQUIVALÊNCIA - Escola de Velas e Calheta

Informam-se eventuais candidatos autopropostos aos exames de equivalência à frequência do 1º. 2º e 3º ciclos do ensino básico e exames finais nacionais do ensino secundário, que se encontram afixados no placard dos exames e divulgados na página da internet, os procedimentos e prazos de inscrição para a realização desses exames referentes à 1ª e 2ª fase.

Mais se informa que o prazo de inscrição para a 1ª fase decorre de 10 a 19 de março de 2014, sendo esta fase obrigatória para todos os candidatos.

Documentos: boletim de inscrição (adquirido na escola); cartão de cidadão ou bilhete de identidade; boletim individual de saúde; documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente.

Para mais informações contatar os serviços de administração escolar.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A direção dos Bombeiros Voluntários da Calheta informa da vinda dos seguintes médicos:

Dr,ª Renata Gomes, Cardiologista, 26 de março de 2014.

Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e obstetra, abril (data por estabelecer).

Dr.ª Paula Pire, Neurologista, junho (data por estabelecer).

Drª Alexandra Dias, Pediatra, junho (data por estabelecer).

Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, agosto (data por estabelecer).

Os eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111.

 

CONFRARIA DO QUEIJO DE SÃO JORGE

A “Confraria do Queijo São Jorge é uma associação científica e cultural sem fins lucrativos que tem como principal objetivo proceder à defesa, promoção e dignificação da Denominação de Origem Protegida - Queijo São Jorge, bem como da respetiva Região Demarcada (ilha de S. Jorge).

 Desse modo, e sendo o “Queijo São Jorge” um queijo de vasta tradição, merecedor de todo o louvor e reconhecido pela sua qualidade única, inigualável e inimitável, esta entidade pretende proceder à construção de um museu alusivo a este nosso produto de excelência – o Museu do Queijo São Jorge”.

 Para tal. pedimos a colaboração de todos, através da doação de artefactos, fotografias ou qualquer outro tipo de objetos e que estejam ligados a todo o processo e conceção do Queijo São Jorge.

 

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VELAS

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Velas convoca os seus Associados para uma reunião ordinária a realizar no dia 26 de março, pelas 19h30, no Auditório da Associação para: apreciação e votação do Relatório e Conta de Gerência relativos ao ano de 2013.

 

IRMANDADE DO DIVINO ESPÍRITO  SANTO DA CALHETA

A Irmandade do Divino Espírito Santo da Calheta, terá a Assembleia Geral, no dia 17 de março pelas 20:00 horas, na sede da Irmandade


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 632

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas