Nº 562

 

LUCAS

Comoposso conhecer melhor Jesus Cristo? O que Ele fez, as Suas palavras e os Seus gestos?
Terá alguma novidade este Homem que viveu há tantos anos?
Para dar resposta a algumas inquietações que podemos ter e perguntas que podemos fazer, vamos ter a ajuda de alguém que estudou Sagrada Escritura e que vem à nossa Ilha durante esta semana para fazer, em dois dias, um breve curso sobre o evangelista do ano C que é São Lucas. O evangelista do próximo ano litúrgico.
Vamos estudar este grande escritor que nasceu em Antioquia e que foi educado fora da religião judaica e cristã. Homem culto que exerceu a profissão de médico. Quando se converteu ao cristianismo tornou-se grande amigo de São Paulo.
Para além do evangelho escreveu também o livro dos Atos dos Apóstolos que nos dá uma bela imagem da vida da igreja dos primeiros tempos do cristianismo.
S. Lucas é o evangelista de Maria: só ele nos fala da anunciação, da visitação, do nascimento de Jesus e da sua apresentação no templo.
É o evangelista do Coração de Jesus: é o que melhor nos revela a sua misericórdia nas parábolas da dracma perdida e reencontrada, da ovelha perdida e achada, do filho pródigo.
É o evangelista da caridade: só ele narra a parábola do bom samaritano e fala do amor de Jesus aos pobres, com acentuações mais ternas do que os outros evangelistas. Apresenta-nos Jesus comovido diante do sofrimento da viúva de Naim; Jesus que acolhe delicadamente a pecadora em casa de Simão, o fariseu, e lhe assegura o perdão de Deus; Jesus que acolhe Zaqueu com tanta bondade que muda o coração ganancioso do publicano em coração arrependido e generoso.
Lucas é o evangelista da confiança, da paz, da alegria. É o evangelista do Espírito Santo.
Há muitos outros pormenores neste evangelista que vamos gostar de saber.
Assim, para saber mais e aproveitar esta oportunidade da vinda do Dr. Teodoro Medeiros à nossa Ilha é bom marcar estes dias de formação:
Velas nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro Pastoral, às 20 horas
Calheta nos dias 15 e 16 de novembro, na Cáritas de Santa Catarina, às 20 horas.
 

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Tema

A liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum fala-nos do verdadeiro culto, do culto que devemos prestar a Deus. A Deus não interessam grandes manifestações religiosas ou ritos externos mais ou menos sumptuosos, mas uma atitude permanente de entrega nas suas mãos, de disponibilidade para os seus projetos, de acolhimento generoso dos seus desafios, de generosidade para doarmos a nossa vida em benefício dos nossos irmãos.
A primeira leitura apresenta-nos o exemplo de uma mulher pobre de Sarepta, que, apesar da sua pobreza e necessidade, está disponível para acolher os apelos, os desafios e os dons de Deus. A história dessa viúva que reparte com o profeta os poucos alimentos que tem, garante-nos que a generosidade, a partilha e a solidariedade não empobrecem, mas são geradoras de vida e de vida em abundância.
O Evangelho diz, através do exemplo de outra mulher pobre, de outra viúva, qual é o verdadeiro culto que Deus quer dos seus filhos: que eles sejam capazes de Lhe oferecer tudo, numa completa doação, numa pobreza humilde e generosa (que é sempre fecunda), num despojamento de si que brota de um amor sem limites e sem condições. Só os pobres, isto é, aqueles que não têm o coração cheio de si próprios, são capazes de oferecer a Deus o culto verdadeiro que Ele espera.
A segunda leitura oferece-nos o exemplo de Cristo, o sumo-sacerdote que entregou a sua vida em favor dos homens. Ele mostrou-nos, com o seu sacrifício, qual é o dom perfeito que Deus quer e que espera de cada um dos seus filhos. Mais do que dinheiro ou outros bens materiais, Deus espera de nós o dom da nossa vida, ao serviço desse projecto de salvação que Ele tem para os homens e para o mundo.
Dehonianos
 

MEDITAR

FELIZ...

 
Feliz aquele que cedo se levanta para procurar a Sabedoria
Encontra-a sentada à sua porta
 
Feliz aquele que se consagra ao inútil e ao gratuito
Entra na liberdade na casa de Deus
 
Feliz aquele que perde o tempo de simplesmente existir
Encontra o Autor do sétimo dia
 
Feliz aquele que mergulha nas raízes do seu ser
Sente a Fonte a brotar em si
 
Feliz aquele que se reconhece mendigo de Absoluto
Dá o nome à fome do seu grito
 
Feliz aquele que descobre o seu rosto interior
Tropeça na alegria
 
Feliz aquele que até esquece os seus pecados
Conhece o repouso do Amor
 
Feliz aquele que olha o outro como Deus o vê
Torna-se aquilo que contempla
 
Jacques Gauthier

 

 Fica sabendo que um homem pode estar sentado no Paraíso com um amigo e sentir todos os prazeres e os divertimentos do mundo, enquanto o amigo não sentirá nada e não sentirá nenhum prazer. Porque o essencial do prazer reside no coração e nem o paraíso causará prazer àquele que não tiver um coração sensível.
Rabi Nahman de Bratislava 

 

 

INFORMAÇÕES

 

CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL DA EBS DE VELAS (Nota informativa)

 

Como é do conhecimento de todos os jorgenses, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores tem por missão prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer a população, apoiar o restabelecimento das condições normais de vida.
Contudo, a Proteção Civil somos todos nós, por isso cada cidadão deve conhecer as medidas de prevenção e as normas de autoproteção aconselhadas para cada situação de risco e cumpri-las com serenidade e espírito de solidariedade.
Tenha presente o provérbio popular «MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR»
Consulte as páginas web e do facebook do SRPCBA (Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores). Aqui encontrará informações no âmbito da prevenção e da segurança, avisos meteorológicos, comunicados sismológicos.
 

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

 

Consultas de Terapia da Fala

 

- Áreas de Intervenção Terapêutica -
Perturbações da Interação e Comunicação
Perturbações da Linguagem
Na criança:   Atraso do Desenvolvimento da Linguagem; Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem; Perturbação adquirida de Linguagem (resultado de lesões cerebrais); Dificuldades de Aprendizagem
No adulto: Afasia; Perturbações cognitivo-linguísticas
Alterações da Motricidade e Sensibilidade Oro-facial ; Alterações da Respiração (respiração oral); Perturbações da Fala: Perturbações articulatórias; Perturbações motoras; Perturbação da fluência (Gaguez). Perturbações da voz. Perturbações da Leitura e da Escrita. Perturbações da Alimentação: Disfagias (dificuldades ao engolir); Perturbação dos processos de mastigação e sucção. Estética Facial. Outros: Perturbações envolvidas na paralisia cerebral, na deficiência auditiva e em outras perturbações complexas.
Clínica dos Bombeiro Voluntário da Calheta Telf . 295460110
Terapeuta da fala: Joana Rodrigues
 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta, informa que a Dr.ª Sílvia Dionísio, Médica Dentista, se encontra ao serviço na Clínica da Associação de 14 de novembro a 16 de dezembro de 2012.
Os eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 111 / 295 460 114. Informa que todos os sócios e bombeiros da Associação terão um desconto de 10%.

 

CLÍNICA DENTÁRIA DA RIBEIRA SECA

A direção da Clínica Dentária da Ribeira Seca (Casa do Povo da Ribeira Seca) informa a população em geral que a Dra. Cátia Reis, Médica Dentista, se encontra nesta clínica, a prestar consultas de Medicina Dentária, de 15 a 17 e de 22 a 29 de novembro 2012. Todos os interessados deverão fazer marcações de consultas para o Tlm: 962577473.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 562

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas