Nº 523

 

 

História de S.Valentim
As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.

A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
 
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou foi proibir os casamentos dos jovens!
 
Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
 
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».
 
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão: na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival, os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa de Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14.
 
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.
 
 
Com os tempos, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX. Actualmente, o dia de S. Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.
 
Postal de 1910
Postado por Luísa

Só Tu és bom, Senhor!

Devo muito a tantas pessoas

Que me amam de verdade

E acompanham o meu andar.

Mas,

A quem hei-de agradecer a vida, o ser,

Senão a Ti Deus bom

Razão e fim do meu viver!

De manhã cedo volto-me para Ti

E à noite, a última palavra é Tua!

Os meus pés não vacila…

Porque Tua luz é quente e alumia

E a mão que me sustenta é firme

Seja noite ou seja dia!

Pela manhã anunciarei

O Teu grande amor

E à noite, aTua fidelidade.

São os Teus grandes feitos

E o sustento dos irmãos

Que me fazem cantar de felicidade!

Só Tu és bom

E cumulas de bens a minha existência.

Hoje,

Hoje e sempre

Hei-de cantar-Te meu Deus e meu Rei

E viverei tranquilo, sim,

Na certeza dos Teus cuidados

Sobre mim!

confhic

 

VI DOMINGO TEMPO COMUM

Estender a mão

Não sei quem é o autor desta história. Apenas sei que este poço pode ser a lepra de outrora, a droga de hoje ou os males de sempre:Certo homem caiu num poço e não conseguiu sair de lá.
Uma pessoa subjectiva passou e disse:
- Sinto muito que estejas aí, no fundo do poço.Uma pessoa objectiva, olhando-o declarou:
- Estava-se mesmo a ver que alguém havia de cair neste poço.Um fariseu exclamou:
- Só pessoas más é que caem em poços.Um cientista pôs-se a calcular a pressão necessária para tirar o homem de dentro do poço.Um geólogo espreitando para dentro sugeriu:
- Aí dentro podes apreciar as rochas do poço.Um gabarola proclamou:
- Isso não é nada, havias de ver o meu poço.Um psicólogo aconselhou:
- Tudo o que tens a fazer é convencer-te que não estás num poço.O optimista advertiu:
- Podia ser bem pior.O repórter quis logo o exclusivo da história do homem que caiu no poço.O moralista disse:
- Se me tivesses escutado, não estarias agora nesse poço.Um pregador retorquiu:
- O teu poço é apenas um estado de espírito.Por fim, passou Jesus. Vendo o homem, estendeu-lhe a mão e tirou-o para fora do poço.

Pe. José David Quintal Vieira, scj 

MEDITAR

AS COISAS TÊM DE MUDAR?

Eu é que tenho de mudar!

 Vivemos num mundo bem estranho:

Se temos problemas

E tudo nos corre mal,

Dizemos logo:

«Assim não se pode andar para a frente!

Isto tem de mudar!»

E todos nós nos esforçamos

Para que mudem… os outros!

É melhor poupar tanta canseira!

Os problemas só se resolvem,

Se mudarmos nós próprios,

Se procurarmos ser melhores. 

Ontem? Amanhã?

Não! Hoje mesmo! 

Phil Bosmans in Felicidade

 

 

 

 

«Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos.
Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.»
Gilbert Keith Chesterton 

 

INFORMAÇÕES

 

CATEQUESE DAS VELAS

A catequese das Velas está a organizar uma feira de produtos com valor comercial, no próximo domingo, 19 de fevereiro, com o fim de angariar fundos para a catequese.
Agradecemos a colaboração de todos com a dádiva de bens como: batatas, couves, abóboras, nabos e o que cada um achar que pode contribuir.
Devido a este evento, a catequese para todas as classes, será feita no domingo antes da missa para se poder realizar a feira a seguir à missa.
Os produtos podem ser entregues durante o sábado ou, pelo menos, comunicar no sábado se se vai levar alguma coisa e trazer no Domingo.
Desde já agradecemos a generosidade que for dada a esta iniciativa para bem das nossas crianças e adolescentes que frequentam a catequese na paróquia.
 

CLINICA DOS BOMBEIROS

A Direcção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que o Dr. Carlos Aguilar, Oftalmologista, estará na Clínica desta instituição nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012 e que virá acompanhado da Óptica Flores.Os eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295 460 111.
 

RELÍQUIA DA Ir. MARIA CLARA

Na capela da Casa de Repouso, Velas,  durante o dia 15 de fevereiro de 2012, estará à veneração dos fiéis e devotos uma relíquia de primeira da Ir. Maria Clara do Menino Jesus, das 20h às 21h30 haverá um momento comunitário de oração.
 

CURSO REACTIVAR

A Escola Básica e Secundária da Calheta informa que estão abertas, durante este mês, as inscrições para o curso Reactivar, em regime pós-laboral, destinado à certificação do décimo segundo ano de escolaridade. Para informações mais detalhadas os interessados poderão contatar os serviços administrativos através do telefone 295416288.
 

RETIRO DE JOVENS

A Pastoral Juvenil está a organizar o Retiro de Jovens e precisa de colaboração em: fruta, leite, açúcar, batatas, massas, sumos, … O que achamos necessário para uma refeição.
Desde já agradecemos a generosidade que nos for prestada.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 523

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 827

Pensamento da Semana

Dá-nos um coração claro que veja o céu aberto
e o mundo como os olhos de uma criança,
olhos de confiança e de descoberta
que nos salvem dos hábitos.

 

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas