Nº 935

 

“DIAS DE PAZ AMANHECERAM”

               

                Feliz Ano Novo! Com esta bela expressão, que tão bem caracteriza estes primeiros dias de 2020, quero saudar cada leitor e cada leitora da nossa Carta Familiar, desejando a todos vós bem como às famílias das nossas comunidades, um Ano Novo cheio de paz, de saúde e das maiores bênçãos divinas!

                Desde 1968 que o primeiro dia de janeiro é consagrado à Jornada Mundial da Paz – esta profética iniciativa de São Paulo VI, tem como objetivo fundamental uma reflexão cuidada e uma oração confiante, para que a Paz se torne uma realidade duradoira na vida de todos os povos da terra.

                Para assinalar esta importante efeméride, que ilumina a aurora de cada novo ano, os Romanos Pontífices têm enviado à Igreja e a sociedade humana sucessivas Mensagens as quais desafiam, tanto os discípulos de Cristo como os homens e mulheres de boa vontade, a serem construtores de paz e de justiça para que a sociedade humana seja cada vez mais fraterna e mais feliz.

                “A Paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”, foi o lema escolhido pelo Papa Francisco para assinalar o Dia Mundial da Paz em 2020. Na sua interpelante mensagem, o Santo Padre convida a todos para o necessário cuidado com a nossa Casa comum, ao mesmo tempo que desafia a família humana a prosseguir com o diálogo fecundo e harmonioso entre os povos e as culturas da terra inteira.

                Mas antes de tudo, a Paz é um dom que nos vem de Deus! Devemos invocar o Senhor, com humildade e perseverança, para que a Paz de Jesus Ressuscitado nos habite e nos converta, para sermos construtores de comunidades pacíficas, habitadas pela misericórdia.

                Ao sermos tocados pela Paz de Cristo, somos também convidados transformar o nosso mundo num lugar melhor – lançando sobre a terra da nossa família, do nosso trabalho, da nossa escola, da nossa freguesia, uma abundante sementeira de paz, de alegria e de bondade, seremos com toda a certeza muito mais felizes!

                Se queremos que 2020 seja de verdade um Ano Novo, temos que nos empenhar - com toda a sabedoria e diligência - e ir colocando novidade e beleza nas nossas palavras, sentimentos e atitudes.

                Que muitos dias de Paz possam amanhecer sobre o mundo e que Jesus, a brilhante Estrela da manhã, ilumine a terra inteira com a Sua Luz! 

 

Padre Alexandre Medeiros

 

A PALAVRA DO SENHOR

 

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

 

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

 

REFLEXÃO

               

                A Festa da Epifania do Senhor, celebra a manifestação de Jesus, Filho de Deus, a todos os homens... Ele é a Estrela brilhante da manhã, que se acende na noite do mundo e atrai a Si todos os povos da terra. Cumprindo o projeto libertador que o Pai nos queria oferecer, essa "Luz" incarnou na nossa história, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação, da vida definitiva.

                No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus Cristo vêm os "Magos" do Oriente, representantes de todos os povos da terra... Atentos aos sinais da chegada do Messias, procuram-n'O com esperança até O encontrar, reconhecem n'Ele a "salvação de Deus" e aceitam-n'O como "o Senhor". A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece aos homens, de toda a terra!

                Esta Festa da Epifania do Senhor representa ainda o abraço universal que abrange toda a Igreja: enquanto no Ocidente celebramos a Manifestação de Cristo aos Magos, no Oriente os cristãos de tradição Ortodoxa celebram a Festa do Nascimento do Senhor, assinalada no calendário juliano a 7 de janeiro.

 

cf. Dehonianos

 

 

 

 

PARA MEDITAR

 

Ergue os teus olhos, a luz surgiu:
Hoje nasceu o nosso Deus.
Dias de paz amanheceram.
Hoje nasceu o nosso Deus.

                        

                    A terra foi dividida com justiça
                    e cada mão recebeu o pão igual.
                    Hoje caíram as grades das prisões
                    e não ouvimos os gritos das torturas.

 

A voz do povo foi livre na cidade
em cada homem o Homem se encontrou.
O povo que andava nas trevas
viu uma grande luz.
                                      

                                                    Multiplicastes a sua alegria,
                                                    aumentastes o seu contentamento.
                                                    Um menino nasceu para nós,
                                                    um filho nos foi concedido.


Conselheiro admirável, Príncipe da paz
Deus valoroso para sempre.
Tem o poder sobre os seus ombros
será engrandecido numa paz sem fim.

                                                       Eis o sinal do nosso Deus!
                                                      Eis o sinal do nosso Deus!

 

Manuel Neto / António Ferreira dos Santos

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

 

«Precisamos de ter uma relação ética» com a criação! Desde a separação do lixo doméstico, às compras que se fazem, passando por uma luz que se apaga ou um plástico que se renuncia a usar. Parecem coisas de nada, mas é a nossa parte aquilo que só cada um de nós pode fazer».

 

 

                                                                  

                                                                   Cardeal José Tolentino de Mendonça

 


 

INFORMAÇÕES

 

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

 

 

BISCOITOS - 3ª feira, 7 de janeiro, das 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia

 

MANADAS - 5ª feira, 9 de janeiro, das 10 horas às 11 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia

 

RIBEIRA SECA - 6ª feira, 10 de janeiro, das às 16h 30 às 17h 30, seguindo-se a celebração da Eucaristia.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 935

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 963

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

O meu mundo mudou muito. Nas estantes da nossa sala de estar arrendada há prémios de todo o mundo - América Latina, Índia, França, Espanha, Itália, Áustria e muitos outros países. Fui até nomeada para o prémio Nobel da Paz (...)

Estou grata por eles, mas são prémios que a única coisa que fazem é deixar bem presente o muitíssimo trabalho que há ainda a fazer para alcançar o objetivo de haver educação para todos os rapazes e todas as raparigas.

Não querem que pensem em mim como a «menina que foi alvejada pelos talibãs», mas sim como a «menina que lutou pela educação». Esta é a causa a que quero dedicar a minha vida.

Malala Yousafzai, in Eu, Malala

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas