Nº 853

Dá tempo ao amor
 Precisamos de cuidar de Deus. Precisamos de Lhe dar tempo para que nos fale. Precisamos de Lhe dar espaço para que nos habite. Precisamos de O dizer para que não seja esquecido. Precisamos de trazer Deus à nossa vida sem medo das mudanças que nos suscita, sem medo das revoluções que parecem nascer em nós, sem medo das perguntas que tardam em ter respostas. Precisamos de aprender a aceitar o Seu amor incondicional. Precisamos de aprender a ser amados. Deus ama-te. Mas, e tu, permites-te ser amado por Deus?
 Procuramos o amor por todo o lado: no Facebook, no Instagram, na novela das nove e no romance que terminámos a sexta-feira passada. Mas quantas vezes lembramo-nos de simplesmente deixar que o amor nos encontre? Quantas vezes abrimos o nosso coração ao amor? E, em quantas dessas vezes, nos olhámos e vendo-nos nos lembrámos do quanto Deus nos ama, do quanto Deus te ama e te ama incondicionalmente.
  Deus ama-nos e simplesmente espera que lhe abramos a porta do nosso coração para que entre no nosso ser e na nossa vida. Deus faz-se pequeno e precisa que estejas disponível a que lhe abramos a porta. Deus pode esperar-nos um dia, um ano ou uma vida inteira. Ele simplesmente espera amando-nos de forma incondicional em cada um desses momentos do compasso de espera. Aceitas essas amor? Abres as portas do coração ao amor de Deus?
 Lembremo-nos que aceitar o amor de Deus é aceitar o amor do outro, dos vizinhos, dos amigos e daquela senhora que nos sorri sempre que passamos para o trabalho às oito da manhã. Aceitar o amor é deixarmo-nos ser cuidados pelo outro. É deixar que nos abracem, nos beijem.
 Deixemos que os sonhos se tornem realidade e lembremo-nos, em cada dia, o quanto Deus nos ama. Façamos do nosso coração a casa do amor de Deus. Deixa que o amor te respire. Deixa que o amor seja as asas que te fazem andar. Deixa que o amor seja o ar que preenche todas as divisões da tua alma. Deixa que o amor te encha e te preencha. Deixa que as crianças corram para te abraçar e não perguntes porquê. Deixa que aquela pessoa idosa te dê a mão enquanto caminha. Deixa que a vida aconteça. Não questiones a vida. Não questiones o amor.
Paula Ascensão
 
X DOMINGO COMUM
O tema deste 10.º Domingo do Tempo Comum gravita à volta da identidade de Jesus e da comunhão que Ele deseja estabelecer com aqueles que se colocam na disposição de o seguir: fica claro que Jesus não tem qualquer aliança com o Demónio e com o poder do mal e que se quer definir pela sua relação de obediência com Deus Pai, à qual convida todos aqueles que se querem sentir parte da sua família.
No Evangelho, Jesus demonstra que, na sua atividade de libertação do poder do mal, não pode estar a pactuar com o Demónio, mas vem para libertar os homens e as mulheres de todos os tempos. Também nisso está a fazer a vontade de Deus e convida todos a fazer comunidade centrada na sua pessoa e decidida a construir um mundo que se baseie neste desejo de fazer a vontade de Deus.
A primeira leitura traz-nos o diálogo de Deus com as figuras poéticas do primeiro homem e da primeira mulher, depois da queda. Este texto procura chamar-nos ao sentido da existência, deixando claro que todos somos chamados a não pactuar com o mal e a estar de sobreaviso diante das tentações do Maligno.
Na segunda leitura, São Paulo mostra como as tribulações que sofre não abrandam o seu ardor missionário, que se caracteriza pela grande confiança em Deus e na vida eterna que há de conceder; duas grandes atitudes qualificam o ministério de Paulo: a esperança de estar unido com Jesus na ressurreição tal como o está na tribulação terrena e o desejo íntimo de estar em comunhão com os cristãos a quem anuncia o Evangelho de Jesus Cristo.
Dehonianos
.
 MEDITAR
ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.
Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele; ao mesmo tempo, renunciar, com todo o meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz; além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira. Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua divindade e bondade.
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.
Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém.
Papa Francisco
 
CONTO (654)
 IGUAL A LÁPIS
Um pequeno olhava a avó com curiosidade enquanto ela escrevia com um lápis um longo texto.
- Estou a escrever para ti - disse a anciã. -Mas mais importante que as palavras é este lápis com que escrevo. Gostava que fosses como ele, quando cresceres.
- Mas ele é igual a todos os lápis que tenho visto! - disse o neto.
- Tudo depende da maneira como olhas as coisas. Há neste  lápis cinco qualidades. Se as conseguires, viverás feliz, em paz com o mundo.
Primeira qualidade: podes fazer grandes coisas, mas não podes esquecer a Mão que guia teus passos, que chamamos Deus.
Segunda qualidade: de vez em quando é preciso parar de escrever  e usar o afia-lápis.
Ele sofrerá um pouco, mas ficará mais afiado e perfeito. Aprende a suportar algumas dores que te vão surgindo, porque farão de ti uma pessoa mais perfeita.
 Terceira qualidade: o lápis permite-te usar uma borracha para limpares  e corrigires o que está errado. Corrigir o que fizemos mal é importante para o caminho da justiça.
 Quarta qualidade: o que mais interessa no lápis não é a madeira, nem a cor, nem o feitio, mas o grafite que está dentro dele. Também o que está dentro de ti é o mais importante.
 Quinta qualidade: o lápis, por onde passa, deixa sempre marcas, maiores ou menores. Assim acontece com tudo o que fizeres na vida. Tudo  o que fizeres  fica com a tua marca. Por isso, tens que ser perfeito em todas as tuas ações.

 O pequeno ouviu a sua querida avó, silencioso e atento, e gravou na memória fresca a interessante mensagem do lápis e prometeu vivê-la, fazendo da vida uma escrita perfeita, orientado e assistido pela Mão invisível  de Deus. 

  PENSAMENTO DA SEMANA

 
A grandeza do ser humano,
a sua verdadeira riqueza
não está naquilo que se vê,
mas naquilo que traz no coração
 
A grandeza do ser homem
está naquilo que lhe resta precisamente
quando tudo o que lhe dava algum brilho
exterior, se apaga.
E que lhe resta?
Os seus recursos interiores e nada mais.
Etty Illesum, in diário

 INFORMAÇÕES

REUNIÃO PARA O CRISMA
A reunião de preparação para a celebração do Sacramento do Crisma, será no dia 13 de junho às 20 horas, na Igreja Matriz da Calheta, para os que se vão crismar, seus padrinhos e pais.
 
CELEBRAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
No dia 13 de junho, quarta-feira, celebração em louvor de Nossa Senhora de Fátima, na Ribeira Seca, às 18 horas com Eucaristia e Procissão no interior da Igreja.
 
MISSA NO SANTUÁRIO DA CALDEIRA
A missa no Santuário da Caldeira de Santo Cristo será no dia 17 de junho pelas 16h30.
MUSEU FRANCISCO LACERDA
O Museu Francisco de Lacerda, convida a população em geral para o Concerto – Trovas a Francisco de Lacerda, com Bela Dutra e Marcello Guarino, no próximo dia 16 de junho, sábado, pelas 21h00, na Igreja Matriz da Calheta.
FESTAS DE SANTO ANTÓNIO
PARÓQUIA DE SANTO ANTÓNIO
Tríduo nos dias 13, 14 e 15 de junho, Eucaristia às 20h00. Confissões no dia 13 a partir das 19h00
Festa no dia 17 de junho com a Eucaristia às 12h00 e a procissão às 19h30.
 
ERMIDA DE SANTO ANTÓNIO - RUA DE BAIXO - CALHETA
Festa no dia 16 de junho, às 19h30 com Eucaristia seguida de procissão.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 853

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 925

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus.

Padre Pio

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas