Nº 833

O Tamanho das Pessoas

Os Tamanhos variam conforme o grau de envolvimento…

Uma pessoa é enorme para ti, quando fala do que leu e viveu,

quando te trata com carinho e respeito,

quando te olha nos olhos e sorri .

 

É pequena para ti quando só pensa em si mesma,

quando fracassa justamente no momento em que

teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:

a amizade, o carinho, o respeito, o zelo e até mesmo o amor.

 

Uma pessoa é gigante para ti quando se interessa pela tua vida,

quando procura alternativas para o seu crescimento,

quando sonha junto contigo.

 

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela,

 

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou pequenez dentro de um relacionamento,

pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma deceção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.

Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

 

É difícil conviver com esta elasticidade:

as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.

O nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros,

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande...

 

 III DOMINGO DO TEMPO COMUM

Salva-vidas

"Estava a dar uma lição de catequese sobre aquele que foi o maior ‘Pescador de Homens’ de sempre. Percebendo que as crianças não compreendiam o porquê deste título, dediquei a aula a esse esclarecimento. Depois de ter esgotado todos os meus argumentos, perguntei se alguém me sabia dizer, afinal, quem era esse ‘Pescador de Homens’. Uma menina levantou o braço e respondeu bem alto:

– É um salva-vidas! "

Aquelas senhoras riram-se, não sei se pelas limitações da catequista ou se pela própria incapacidade de apreender a profundidade da declaração.

De facto todos nós somos náufragos: às vezes sentimo-nos perdidos no alto mar desta vida, açoitados por tempestades, navegando na escuridão. Precisamos de ajuda, de um autêntico salva-vidas. Se Deus chama alguém é para enviá-lo a salvar, para acender uma luz, dar a mão, trazer a um bom porto. À minha volta cada irmão é para mim um salva-vidas, enviado por Deus. E o mesmo Deus também me chama a ser um salva-vidas para o meu irmão.

Se quem caminha a meu lado cair uma vez, a culpa será sua. Mas se cair uma segunda vez, a culpa será minha porque não lhe dei a mão.

Pe. José David Quintal Vieira, scj

 

MEDITAR

 

Amizade

Amigos são aqueles com quem podemos viver sem máscaras, porque não tememos ser rejeitados. Amigo é aquele que te conhece por dentro e, mesmo assim, continua teu amigo. O vosso relacionamento extrapolou a fase dos possíveis desapontamentos e condições para a manutenção da amizade. A Bíblia diz que "há amigo mais chegado que um irmão". A amizade é o espaço privilegiado do crescimento pessoal, pois "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". E não te esqueças, "ferro com ferro" implica atrito, e todo o atrito aquece e faz faísca. Por isso, amigos que não se estranham, que não de­batem pontos de vista divergentes, que não se questionam mutuamente, na verdade, não são amigos. "Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto", isto é, a amizade que sobrevive às custas da omissão reflete um amor de pouco valor.

Um amigo de verdade não é alguém que pode resolver todos os teus problemas ou tem respostas para todas as perguntas. Também não é alguém que se vai embora quando não há nenhuma solução ou resposta, mas fica contigo, permanece fiel. Muitas vezes, quem nos dá maior conforto não é a pessoa que diz: "Faz isso, diz aquilo, vá lá"; mas quem, mesmo se não há nenhum bom conselho para dar, afirma: "Não importa o que acontecer, eu sou teu amigo; tu podes contar comigo". Quanto mais velho te tornas, mais descobres que a tua alegria e felicidade dependem de tais amizades. O grande segredo da vida é que o sofrimento frequentemente parece ser tão insuportável que pode tornar-se, na compaixão, uma fonte de vida e esperança novas. A amizade é um dos maiores dons que um ser humano pode receber. É um vínculo que ultrapassa objetivos, interesses ou histórias em comum. A amizade é estar com o outro na alegria e na tristeza, mesmo quando não podemos aumentar a alegria e diminuir a tristeza. É uma união de almas que confere nobreza e sinceridade ao amor, fazendo a vida brilhar intensamente. Abençoados são aqueles que dão a vida pelos amigos.

Autor desconhecido

 

CONTO (636)

 

UMA FLOR RARA

Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar isso tudo, o trabalho e os afazeres ocupavam –lhe todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.

Se o trabalho lhe ocupava muito tempo, ela ficava sem tempo para os filhos e  marido… E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para trás.

Um dia, o pai, que era homem sábio, deu –lhe um presente: uma flor muito cara e muito rara, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.

O pai disse-lhe:

 – Filha, esta flor vai-te ajudar muito mais do que tu imaginas! Terá apenas de regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes conversar um pouco com ela, e ela dar-te-á em troca o seu perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho ocupava o seu tempo, e a sua vida, que continuava ocupada, não permitia cuidar da flor.

Ela chegava a casa, olhava para a planta e as flores ainda lá estavam, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas e perfumadas.Então ela pensava que estava tudo bem. Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou a casa e apanhou  um susto! A planta estava completamente morta, as suas raízes estavam secas, as suas flores caídas e as folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou ao pai o que lhe tinha contecido.

O pai disse-lhe:

– Eu já imaginava que isso ia acontecer, e eu não te posso dar outra flor, porque não existe outra igual a ela no mundo, ela era única, assim como os teus filhos, o teu marido e a tua família. Todos são uma bênçãos que o Senhor te deu, mas tu tens de aprender a regá-los, podá-los e dar-lhes atenção, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Tu acostumaste-te a ver a flor sempre no mesmo lugar, sempre florida, sempre perfumada, e esqueceste-te de cuidar dela. Cuida das pessoas que tu amas!

 

Uma catequista, para fazer rir as colegas, contou o episódio, que transcrevo:

É a sua sensibilidade, sem tamanho...

William Shakespeare

mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente torna-se mais uma.

O egoísmo unifica os insignificantes.

 

mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos da moda.

É pequena quando se desvia do assunto.

quando se comporta de uma maneira pouco gentil,

 

Um amigo é aquele que nos recorda, muitas vezes, que estamos prometidos à alegria.

Um amigo é alguém capaz de olhar, mesmo que por um segundo que seja, o sorriso, desperto e adormecido, que cada um de nós traz no fundo da alma.

Um amigo é um pastor e um mestre do nosso sorriso.

 

José Tolentino Mendonça

 


INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Manadas - quinta-feira, 25 de janeiro, das 16 às 17 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

Ribeira Seca - sexta-feira, 26 de janeiro, das 17 às 18 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

RECEITAS

Cortejo de Oferendas da Er.da de S.to António - 716,00€

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição a Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e Obstetra, a 30 de janeiro; Dr. Brasil Toste, otorrinolaringologista, 29 de janeiro; Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, 3 e 4 de fevereiro; Elisabel Barcelos, psicóloga clínica e formadora, nas áreas de avaliação psicológica de condutores (testes psicotécnicos), avaliação psicológica, acompanhamento psicológico e formação em temas ligados à saúde mental e/ou psicologia, às quintas e sextas.

Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.

 

Cortejo de Oferendas da Urzelina - 1.857,00€

 


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 833

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 879

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

O mínimo que nos é exigível
é o máximo que somos capazes de fazer.
Nas coisas simples do dia-a-dia.
Ser da maior bondade possível no quotidiano.
A bondade é a maior de todas as qualidades. ...

Inclui a beleza, a justiça e a verdade.

Manuel António Pina

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas