Nº 797

Canonização em Fátima, a 13 de maio

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio, durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco.

Tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

A decisão sobre o local e data da canonização foi anunciada pelo Papa Francisco na reunião pública do Consistório, de 20 de abril, realizada no Palácio Apostólico do Vaticano.

O Santuário de Fátima volta assim a ser o palco de uma cerimónia no processo de canonização de Francisco e Jacinta, depois de, a 13 de maio de 2000, João Paulo II ter presidido ali à beatificação dos dois videntes.

A canonização fora aprovada a 23 de março, quando o Vaticano anunciou que o Papa Francisco reconhecera o milagre atribuído a Francisco e Jacinta, última etapa do processo, iniciado há 65 anos.

O reconhecimento de um milagre realizado por sua intercessão depois da beatificação é um processo da competência da Congregação para a Causa dos Santos, regulado pela Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister , promulgada por João Paulo II em 1983.

 

No processo de Francisco e Jacinta Marto, foi aceite como milagre a cura milagrosa de uma criança no Brasil, num caso de que ainda são escassos os pormenores.

A decisão da comissão de peritos ou científica sobre a aceitação do milagre foi posteriormente analisada por uma comissão de teólogos, que recomendou a aceitação à Congregação para a Causa dos Santos.

O decreto saído da Congregação, declarando santos os dois beatos, foi então submetido à aprovação do Papa Francisco, o que aconteceu a 23 de março deste ano.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta, até agora apenas a nível diocesano, ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

Agência Ecclesia

 

V DOMINGO DE PÁSCOA

A liturgia deste domingo convida-nos a refletir sobre a Igreja – a comunidade que nasce de Jesus e cujos membros continuam o “caminho” de Jesus, dando testemunho do projeto de Deus no mundo, na entrega a Deus e no amor aos homens.

O Evangelho define a Igreja: é a comunidade dos discípulos que seguem o “caminho” de Jesus – “caminho” de obediência ao Pai e de dom da vida aos irmãos. Os que acolhem esta proposta e aceitam viver nesta dinâmica tornam-se Homens Novos, que possuem a vida em plenitude e que integram a família de Deus – a família do Pai, do Filho e do Espírito.

A primeira leitura apresenta-nos alguns traços que caracterizam a “família de Deus” (Igreja): é uma comunidade santa, embora formada por homens pecadores; é uma comunidade estruturada hierarquicamente, mas onde o serviço da autoridade é exercido no diálogo com os irmãos; é uma comunidade de servidores, que recebem dons de Deus e que põem esses dons ao serviço dos irmãos; e é uma comunidade animada pelo Espírito, que vive do Espírito e que recebe do Espírito a força de ser testemunha de Jesus na história.

A segunda leitura também se refere à Igreja: chama-lhe “templo espiritual”, do qual Cristo é a “pedra angular” e os cristãos “pedras vivas”. Essa Igreja é formada por um “povo sacerdotal”, cuja missão é oferecer a Deus o verdadeiro culto: uma vida vivida na obediência aos planos do Pai e no amor incondicional aos irmãos.

Dehonianos

 

MEDITAR

 

Oração a Santa Maria de Todas as Idades

Hoje quero recordar-Te

a Ti, Santa Maria sem fronteiras,

que acompanhas o homem em todas as idades,

do berço à morte, como mãe sempre fecunda.

 

Rezar-Te a Ti, Santa Maria das Crianças.

Que nos acompanhaste quando mal balbuciávamos

pela primeira vez as tuas ave-marias.

Tu, que um dia cuidaste do menino Jesus, cuida

hoje dos nossos filhos,

dá-lhes o gozo inextinguível de se sentirem amados,

o pão da ternura,

a graça de uma casa sem fendas,

a luz de uma esperança no futuro.

 

E Tu, Santa Maria dos Adolescentes, que, com catorze anos,

penetraste no abismo de ser mãe de Deus

e tiveste a audácia de dizer «SIM» ao céu,

dá hoje aos nossos rapazes e raparigas a coragem de serem

jovens a sério,

a força para tomarem as suas vidas com ambas as mãos,

sem desperdiçarem a sua juventude,

sem perderem, no meio de ruídos e ilusões, o vulcão vivo do

seu coração.

 

E Tu, Santa Maria da Juventude,

que soubeste, sem dúvida mais do que ninguém,

que ter a alma cheia é enchê-la de Deus,

concede a tantos jovens o dom de descobrirem

que o reino dos céus está dentro deles,

que a alegria não se vende nos mercados deste mundo,

que não têm direito a desperdiçar a alma,

que é preciso encher a vida como Tu encheste a tua.

J.L.MARTIN DESCALZO, Maria de Nazaré, (Adaptado)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é o mesmo ‘dar’ e ‘dar-se.’ (….) Dar-se é colocar-se a própria pessoa, por completo e sem condições, à disposição de alguém, dos outros, de uma causa, de um projeto… Com frequência, como não estamos dispostos a dar-nos a nós mesmos aos outros, damos coisas…

José Maria Castillo

 


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO

Ribeira Seca - quinta-feira, 18 de maio, das 18 às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA –Centenário das Aparições

Biscoitos - terça-feira, 16 de maio. Eucaristia às 20h30 seguida de procissão de velas até à escola.

Manadas - sexta-feira, 19 de maio. Eucaristia às 20h30 seguida de procissão de velas até à Ermida de Santa Rita.

 

MISSA NO SANTUÁRIO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO

No próximo domingo, 21 de maio, haverá a habitual missa no Santuário da Caldeira de Santo Cristo às 16 horas.

 

MUSEU FRANCISCO LACERDA

O Museu Francisco de Lacerda convida a população em geral para a  Inauguração da Exposição “Maria Machado, a lutadora das letras”, no dia 18  de maio  pelas 20h, onde será prestada Homenagem a António Dias, pela doação da sua biblioteca pessoal a este Museu. Haverá ainda Animação cultural sobre a vida de Maria Machado, realizada pela Associação Grupo de Teatro Iuventute Virtutis.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição a Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e obstetra, a 18 ou 25 de maio; Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, a 25 maio; Dr.ª Paula Pires, neurologista e neuro-pediatra, em julho; Dr. Brasil Toste, otorrinolaringologista, em julho; Dr. Rui Amaral, imagiologia e radiologia, em julho;  Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, em final de agosto; Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, em agosto; Elisabel Barcelos, psicóloga clínica e formadora, nas áreas de avaliação psicológica de condutores (testes psicotécnicos), avaliação psicológica, acompanhamento psicológico e formação em temas ligados à saúde mental e/ou psicologia, às quintas e sextas.

Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.

 

MATRICULAS

A Escola Básica e Secundária da Calheta informa os encarregados de educação de que se encontrarão abertas, de 15 de maio a 14 de junho, as matrículas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, quando a criança não tenha frequentado a educação pré-escolar na unidade orgânica em que vai ser aluna.

Estas deverão ser efetuadas, presencialmente, na escola que serve a área pedagógica onde o aluno reside:

EB1/JI da Calheta – terça-feira 15:00 às 16:00

EB1/JI da Ribeira Seca – quarta-feira das 11:30 às 12:15

No caso de não ser possível aos encarregados de educação efetuar a matrícula neste horário, poderão, em alternativa, fazê-la nos serviços administrativos da EBS da Calheta, durante o horário normal de expediente. Documentos: fotocópia do cartão de identificação civil do aluno; fotocópia do cartão de beneficiário do subsistema de saúde do aluno; Boletim de vacinação, devidamente atualizado.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 797

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas