Nº 797

Canonização em Fátima, a 13 de maio

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio, durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco.

Tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

A decisão sobre o local e data da canonização foi anunciada pelo Papa Francisco na reunião pública do Consistório, de 20 de abril, realizada no Palácio Apostólico do Vaticano.

O Santuário de Fátima volta assim a ser o palco de uma cerimónia no processo de canonização de Francisco e Jacinta, depois de, a 13 de maio de 2000, João Paulo II ter presidido ali à beatificação dos dois videntes.

A canonização fora aprovada a 23 de março, quando o Vaticano anunciou que o Papa Francisco reconhecera o milagre atribuído a Francisco e Jacinta, última etapa do processo, iniciado há 65 anos.

O reconhecimento de um milagre realizado por sua intercessão depois da beatificação é um processo da competência da Congregação para a Causa dos Santos, regulado pela Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister , promulgada por João Paulo II em 1983.

 

No processo de Francisco e Jacinta Marto, foi aceite como milagre a cura milagrosa de uma criança no Brasil, num caso de que ainda são escassos os pormenores.

A decisão da comissão de peritos ou científica sobre a aceitação do milagre foi posteriormente analisada por uma comissão de teólogos, que recomendou a aceitação à Congregação para a Causa dos Santos.

O decreto saído da Congregação, declarando santos os dois beatos, foi então submetido à aprovação do Papa Francisco, o que aconteceu a 23 de março deste ano.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta, até agora apenas a nível diocesano, ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

Agência Ecclesia

 

V DOMINGO DE PÁSCOA

A liturgia deste domingo convida-nos a refletir sobre a Igreja – a comunidade que nasce de Jesus e cujos membros continuam o “caminho” de Jesus, dando testemunho do projeto de Deus no mundo, na entrega a Deus e no amor aos homens.

O Evangelho define a Igreja: é a comunidade dos discípulos que seguem o “caminho” de Jesus – “caminho” de obediência ao Pai e de dom da vida aos irmãos. Os que acolhem esta proposta e aceitam viver nesta dinâmica tornam-se Homens Novos, que possuem a vida em plenitude e que integram a família de Deus – a família do Pai, do Filho e do Espírito.

A primeira leitura apresenta-nos alguns traços que caracterizam a “família de Deus” (Igreja): é uma comunidade santa, embora formada por homens pecadores; é uma comunidade estruturada hierarquicamente, mas onde o serviço da autoridade é exercido no diálogo com os irmãos; é uma comunidade de servidores, que recebem dons de Deus e que põem esses dons ao serviço dos irmãos; e é uma comunidade animada pelo Espírito, que vive do Espírito e que recebe do Espírito a força de ser testemunha de Jesus na história.

A segunda leitura também se refere à Igreja: chama-lhe “templo espiritual”, do qual Cristo é a “pedra angular” e os cristãos “pedras vivas”. Essa Igreja é formada por um “povo sacerdotal”, cuja missão é oferecer a Deus o verdadeiro culto: uma vida vivida na obediência aos planos do Pai e no amor incondicional aos irmãos.

Dehonianos

 

MEDITAR

 

Oração a Santa Maria de Todas as Idades

Hoje quero recordar-Te

a Ti, Santa Maria sem fronteiras,

que acompanhas o homem em todas as idades,

do berço à morte, como mãe sempre fecunda.

 

Rezar-Te a Ti, Santa Maria das Crianças.

Que nos acompanhaste quando mal balbuciávamos

pela primeira vez as tuas ave-marias.

Tu, que um dia cuidaste do menino Jesus, cuida

hoje dos nossos filhos,

dá-lhes o gozo inextinguível de se sentirem amados,

o pão da ternura,

a graça de uma casa sem fendas,

a luz de uma esperança no futuro.

 

E Tu, Santa Maria dos Adolescentes, que, com catorze anos,

penetraste no abismo de ser mãe de Deus

e tiveste a audácia de dizer «SIM» ao céu,

dá hoje aos nossos rapazes e raparigas a coragem de serem

jovens a sério,

a força para tomarem as suas vidas com ambas as mãos,

sem desperdiçarem a sua juventude,

sem perderem, no meio de ruídos e ilusões, o vulcão vivo do

seu coração.

 

E Tu, Santa Maria da Juventude,

que soubeste, sem dúvida mais do que ninguém,

que ter a alma cheia é enchê-la de Deus,

concede a tantos jovens o dom de descobrirem

que o reino dos céus está dentro deles,

que a alegria não se vende nos mercados deste mundo,

que não têm direito a desperdiçar a alma,

que é preciso encher a vida como Tu encheste a tua.

J.L.MARTIN DESCALZO, Maria de Nazaré, (Adaptado)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é o mesmo ‘dar’ e ‘dar-se.’ (….) Dar-se é colocar-se a própria pessoa, por completo e sem condições, à disposição de alguém, dos outros, de uma causa, de um projeto… Com frequência, como não estamos dispostos a dar-nos a nós mesmos aos outros, damos coisas…

José Maria Castillo

 


 

INFORMAÇÕES

 

ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO

Ribeira Seca - quinta-feira, 18 de maio, das 18 às 19 horas, seguindo-se a celebração da Eucaristia.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA –Centenário das Aparições

Biscoitos - terça-feira, 16 de maio. Eucaristia às 20h30 seguida de procissão de velas até à escola.

Manadas - sexta-feira, 19 de maio. Eucaristia às 20h30 seguida de procissão de velas até à Ermida de Santa Rita.

 

MISSA NO SANTUÁRIO DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO

No próximo domingo, 21 de maio, haverá a habitual missa no Santuário da Caldeira de Santo Cristo às 16 horas.

 

MUSEU FRANCISCO LACERDA

O Museu Francisco de Lacerda convida a população em geral para a  Inauguração da Exposição “Maria Machado, a lutadora das letras”, no dia 18  de maio  pelas 20h, onde será prestada Homenagem a António Dias, pela doação da sua biblioteca pessoal a este Museu. Haverá ainda Animação cultural sobre a vida de Maria Machado, realizada pela Associação Grupo de Teatro Iuventute Virtutis.

 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na Clínica da Instituição a Dr.ª Maria Graça Almeida, Ginecologista e obstetra, a 18 ou 25 de maio; Dr.ª Renata Gomes, Cardiologista, a 25 maio; Dr.ª Paula Pires, neurologista e neuro-pediatra, em julho; Dr. Brasil Toste, otorrinolaringologista, em julho; Dr. Rui Amaral, imagiologia e radiologia, em julho;  Dr.ª Alexandra Dias, Pediatra, em final de agosto; Dr.ª Lourdes Sousa, Dermatologista, em agosto; Elisabel Barcelos, psicóloga clínica e formadora, nas áreas de avaliação psicológica de condutores (testes psicotécnicos), avaliação psicológica, acompanhamento psicológico e formação em temas ligados à saúde mental e/ou psicologia, às quintas e sextas.

Os interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111.

 

MATRICULAS

A Escola Básica e Secundária da Calheta informa os encarregados de educação de que se encontrarão abertas, de 15 de maio a 14 de junho, as matrículas na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, quando a criança não tenha frequentado a educação pré-escolar na unidade orgânica em que vai ser aluna.

Estas deverão ser efetuadas, presencialmente, na escola que serve a área pedagógica onde o aluno reside:

EB1/JI da Calheta – terça-feira 15:00 às 16:00

EB1/JI da Ribeira Seca – quarta-feira das 11:30 às 12:15

No caso de não ser possível aos encarregados de educação efetuar a matrícula neste horário, poderão, em alternativa, fazê-la nos serviços administrativos da EBS da Calheta, durante o horário normal de expediente. Documentos: fotocópia do cartão de identificação civil do aluno; fotocópia do cartão de beneficiário do subsistema de saúde do aluno; Boletim de vacinação, devidamente atualizado.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 797

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 827

Pensamento da Semana

Dá-nos um coração claro que veja o céu aberto
e o mundo como os olhos de uma criança,
olhos de confiança e de descoberta
que nos salvem dos hábitos.

 

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas