Nº 708

TOCAR E SER TOCADO

Tocar-te, Jesus, e em Ti tocar o centro do Evangelho, a sua permanência, a sua atualidade, aquela verdade que nos garantes quando nos fazes intuir que tudo nele faz sentido para nós, que precisamos dele como pão para a boca, porque nos fazem falta os segredos para sermos mais felizes, mais livres e mais generosos. Tocar-Te, Jesus, e em Ti tocar o essencial do Mistério da Vida, o lado de dentro da existência, e dar de caras com Deus como emergência familiar que cria e gera continuamente Vida à Sua imagem e semelhança… Tocar-Te, Jesus, e em Ti tocar o destino de cada Ser Humano como Salvação e Pertença Filial a um Deus que “não sabe” que o é porque está eternamente ocupado em ser Pai… Ser tocado por Ti, Jesus, e sentir a Força que vem de Ti, a energia, a Vitalidade do Espírito que estanca as nossas hemorragias antigas e é capaz de sarar as nossas feridas mais profundas… Ser tocado por Ti, Jesus, e em Ti ser mergulhado no dinamismo pascal da Vida, no Batismo do Espírito que vence as forças do Homem Velho e gera continuamente o Homem Novo, Homem Filho, Homem Corpo, Homem Divinizado… Ser tocado por Ti, Jesus, e perceber o que significa chamar-te a Ti e a tudo o que dizes e fazes Evangelho, Boa Notícia… finalmente, perceber, não como quem entende o que lhe foi transmitido mas como quem se sente renascer… Ser tocado por Ti, Re-Suscitado, e perceber que já hoje tens o poder do Espírito para Re-Suscitar a nossa Vida também…

Rui Santiago cssr

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Puros de coração

Dois monges caminhavam por uma estrada. Junto ao rio viram uma bela moça: - Que posso fazer para te ajudar? Perguntou um dos amigos. - Leva-me para o outro lado do rio. Sem hesitação o monge carregou-a às costas e deixou-a na outra margem. O outro colega ficou silenciosamente admirado pela ousadia mas, à noite, no templo, encheu-se de coragem e censurou o seu colega pelo atrevimento de ter levado tão esbelta donzela: - Não devias ter feito aquilo. Foi uma grande tentação tocar numa mulher tão jovem e bela. A nossa regra não permite tal liberalidade. O outro respondeu com humildade: - Eu deixei a jovem junto ao rio mas tu ainda a carregas inutilmente contigo no teu coração. O que faz com que uma ação seja boa ou má, pura ou impura, não é a letra da lei mas o espírito da mesma lei. A pureza exterior e ritual pouco importa. Às vezes, em nome de costumes e letras falta-se à lei essencial da caridade e mata-se o amor. O que vale é o que vai no coração. A pureza de coração não é fuga ao amor, mas amar mais e melhor em oblação de nós mesmos. A letra mata, mas o espírito dá vida.

Pe. José David Quintal Vieira, scj

MEDITAR

Coração para servir

Ó Cristo, para poder servir-Te melhor, dá-me um coração generoso. Grande no meu trabalho: vendo nele não uma imposição, mas a missão que me confias. Grande no sofrimento: verdadeiro soldado da minha cruz, verdadeiro Cireneu para a cruz dos outros. Grande no mundo: compreensivo com as fragilidades, mas imune às glórias vãs. Grande com os homens: leal para todos, mas atento principalmente aos pequenos e humildes. Um coração grande para comigo mesmo: nunca centrado em mim, sempre apoiado em Ti. Um coração grande para contigo, Ó meu Senhor; feliz por servir-Te E por servir os meus irmãos todos os dias da minha vida.

Inácio Larrañaga

CONTO (568) AMAR A VIDA

Depois de uma aula sobre o sentido da vida humana, a aluna aproximou-se do professor e perguntou-lhe: - Professor, quanto vale a vida humana? O professor, ficou pensando. Naquele momento passaram-lhe pela mente as questões clássicas - donde venho? O que faço? Para onde vou? A vida humana acaba nesta terra? Existe o transcendente? Quem dá sentido à vida? - Após alguns momentos, retirou o seu anel com uma pérola que tinha no dedo, entregou-o à aluna e disse-lhe: - Vai perguntar às pessoas quanto vale o anel. Mas não o vendas. Depois de saberes as respostas vem ter comigo. A aluna encontrou uma senhora a vender cerejas e perguntou-lhe: - Quanto me dá por este anel? - Dou-te 10 quilos de cerejas, respondeu a senhora. A seguir encontrou um senhor que vendia uvas: - Quanto me dá por este anel? - Dou-te 100 quilos de uvas. Mais adiante encontrou uma ourivesaria. Entrou e perguntou: - Quanto me dá por este anel? - Fico com ele por 200 euros. Entrou noutra ourivesaria. O ourives ao examinar o anel, olhando por cima dos óculos, com uma expressão enigmática, disse à aluna: - Este anel vale mesmo muito. Pode ter um valor incalculável. Depois, a aluna foi ter com o professor. Entregou o anel ao professor. Este interpelou a aluna: - Entendeste agora quanto vale a vida humana? - Não. Respondeu a aluna. - Pois é, disse o professor. Para uns, a vida humana vale 10 quilos de cerejas, para outros 100 quilos de uvas, para outros 200 euros. Mas o valor da vida é incalculável. Não há dinheiro que pague o valor da vida humana. É que a vida humana não é mercadoria, não é material negociável, mas é um dom de Deus dado à própria pessoa. E nenhum dom se negoceia, mas respeita-se, por ser dom, pela ligação à pessoa que no-lo deu e pela marca da sua dignidade.

In Tutti Frutti de Pedrosa Ferreira

Uma estrada, um caminho, leva-nos a uma meta. Há diversos caminhos que podem ir para a mesma meta, mas não é o mesmo ir por um caminho ou por outro. Cada caminho tem a sua especificidade que nos vai proporcionar determinadas experiências. Seja qual for o caminho que percorremos, temos a possibilidade de usufruir do bom que tem para nos oferecer…

Grão de Mostarda


FESTA DE SANTO CRISTO CALDEIRA De 1 a 5 de setembro - Missa às 20h antecedida de confissões. Dia 6 de setembro: 09h00 - Eucaristia 11h00 - Eucaristia de Festa seguida de arrematações e procissão.


Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 708

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 1145

Pensamento da Semana

 

PENSAMENTO DA SEMANA

 

Não se caminha quando não se acredita.
Não se estende a mão quando não se ama.
Não se muda quando nada se espera.

Abrigo dos Sábios

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

Visitas


Ver Estatísticas