Nº 528
Para ti, Pai:
Que labutas nesta sociedade de incerteza, de egoísmo e de superficialidade. Que procuras no dia-a-dia das corridas contra o tempo e dos sacrifícios manter a dignidade de quem não cruza os braços e abraça a sua missão. Que pela tua generosidade e abnegação és sinal de amor e de dedicação para os teus filhos.
Para ti, Pai:
Que tens a juventude na mão, que caminhas contra a corrente e que sentes uma grande indefinição… Que não tens medo de assumir com convicção a grandeza e a beleza da entrega como marido e pai. Que decides abraçar com o coração a vida, a família e a vocação. Sabendo que nem sempre surgirão as conquistas, os ganhos e as alegrias.
Para ti, Pai:
Que possuís um coração descontente com o lugar e o tempo, porque procuras a verdade, a entrega, a solidariedade. Que optas pela firmeza e pela educação dos teus filhos, embora isso traga grandes dissabores, tristezas e temores…
Para ti, Pai:
Que és filho e sabes perdoar e amar. Que aceitas conselhos, sabes ouvir e conversar… Que fazes uma aprendizagem da vida e sabes educar. Que acreditas que há algo superior…e valorizas a dimensão espiritual.
Para ti, Pai:
Que sofres os problemas gerados pela falta de emprego ou de um filho doente, e por isso sentes que o caminho é árduo e quase sem saída, devido a tanta dificuldade. E que apesar de tudo, te lembras que ainda há tempo para a esperança, para a partilha e para a solidariedade. Que a vida ainda se reveste de alegria e que o amor é o sinal maior da descoberta da vida e de quem quer ser melhor.
Para ti, Pai:
Que és velhinho, doente, sozinho, abandonado e não amado, só porque alguém se esqueceu de quem tanto lutou e por ele se entregou, sofreu e amou…! Que mesmo assim, ainda valorizas a luz e as cores, o mar e o sol, e que pela tua experiência e sabedoria, ainda encontras na vida algo de belo… para além de toda esta indiferença, solidão e ingratidão.
Para ti, Pai:
Que viveste e semeaste com amor. Que foste transmissor de valores, imprimindo na tua família as tuas marcas e a saudade… e que já estás junto do PAI…
Um enorme e eterno Obrigado!
Equipa da Pastoral Familiar Arciprestal de V. N. Famalicão
IV DOMINGO DA QUARESMA
Olhar para cima
Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do Homem será elevado... O olhar dirigido para o céu é que distingue o Homem dos outros animais. Só o Homem levanta a cabeça para contemplar o firmamento; só o Homem procura no alto, em Deus, o sentido da sua existência.
Um dia, surpreendi dois alunos a brincar na capela. Desfizeram-se em desculpas dizendo que afinal ninguém tinha visto.
- Ninguém?! Então Deus não está aqui?
- Sim, mas reparámos que a porta do Sacrário está fechada - respondeu um deles a sorrir.
- Vocês esqueceram-se de olhar para cima. Imediatamente os dois colegas ergueram o olhar para o alto e saíram envergonhados.
Não sei bem o que é que sentiram estes alunos mas olhando para o alto descobriram uma presença que os despertou para a realidade.
Só do alto vem a luz que dá sentido à alegria e à dor, às vitórias e às derrotas, à solidão e ao maior de todos os enigmas, a morte.
Quem só olha para baixo, atrofia-se. Quem aspira às coisas do alto, transcende-se, projetando-se na eternidade.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
PARA MEU PAI
Desde pequeno me lembro de chamar por ti
Comecei novo a conhecer-te o nome
Uma palavra tão meiga e simples de aprender
Meus lábios repetiam o nome de Pai.
Lá na escola brigava com os meus colegas
Que difamavam o teu nome sagrado.
Eras para mim a vida, um Deus a defender
Só contigo eu sentia verdadeiro amor.
Toda a vida quis dizer-te quanto te amava
Mas nem sempre coragem encontrei
Quero agradecer-te por me teres criado assim
E me ensinares a dizer teu nome: Pai.
Embora longe da tua presença amiga
Recordo os dias passados nos teus braços
Tenho-te sempre presente no meu coração
Onde quer que estiver estarás comigo
Obrigado pelo teu amor
Que me deste ao nascer.
Obrigado pelo teu amor
Obrigado, obrigado, meu Pai.
Autor desconhecido
CONTO (392)
O JEJUM AGRADÁVEL
Na comunidade de Francisco de Assis era tempo de Quaresma e os frades faziam grandes jejuns.
Aconteceu em Assis, no convento fundado por Francisco de Assis. Os frades viviam uma vida de pobreza extrema, denunciando assim os que faziam da riqueza o seu deus.
Um dia, era alta noite, quando todos já se encontravam nas celas, ouviu-se um gemido de um irmão. Francisco levantou-se, apressou-se a ir ter com ele e perguntou-lhe:
- Que tens, irmão?
- Choro porque estou a morrer de fome.
Francisco acordou imediatamente todos os irmãos e explicou-lhes:
- Irmãos, o jejum tem valor mas não podemos permitir que um irmão morra de fome. Há um que tem muita fome e necessita de se alimentar. Mas como não é bom que o nosso irmão vá comer sozinho, pois pode sentir vergonha, então vamos descer todos ao refeitório.
Todos desceram as escadas e sentaram-se à mesa. Para comer havia muito pouco: alguns pães já secos e algumas hortaliças cozidas. O irmão faminto comeu e saciou a sua fome. Os companheiros acompanharam-no e também comeram do pouco que havia. Foi uma refeição muito pobre, mas que se tornou numa festa.
Nessa noite, celebraram a fraternidade.
In Bom dia, alegria de Pedrosa Ferreira
Vivemos num individualismo muito cru. As pessoas são levadas a acreditar que a promoção do conforto físico e das aparências é o que mais conta. Existe uma desvalorização do conforto afetivo e moral. Existe a ideia errada de que podemos ser felizes sozinhos ou, pior ainda, contra os outros.
José Luís Peixoto
INFORMAÇÕES
REABERTURA da ERMIDA da R.ra do NABO
Reabre ao culto a Ermida de Nª Sr.ª do Livramento da Ribeira do Nabo que teve uma intervenção de consolidação e restauro. Haverá Eucaristia pelas 15 horas seguida de um beberete na sociedade. Convida-se toda a freguesia a participar.
DIA EUCARÍSTICO NAS VELAS
No próximo dia 20 deste mês haverá Exposição do Santíssimo na paróquia de Velas. O Santíssimo será exposto às 8 horas e encerramento com bênção e eucaristia às 18 horas.
CLINICA DOS BOMBEIROS
A Direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que estará na sua clínica os seguintes médicos: Dr. José Abreu Freire especialista em Imagiologia-Radiologia (Ecografia/Mamografia) de 27 a 30 de abril de 2012. Dr. ª Maria Graça Almeida especialista em Ginecologia – Obstetrícia a 27 de março de 2012 As eventuais interessadas podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110/ 295460111. MUDANÇA DA HORANo próximo fim de semana a hora muda. De sábado para domingo os relógios devem ser adiantados sessenta minutos.
Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 528
Agenda Pastoral
Destaque
Mais Recente Carta Familiar em PDF!
Nº 1170Pensamento da Semana
PENSAMENTO DA SEMANA
“ENSINAR É AMAR”
"Ser professor é dar-se (...) Tens muito que fazer? – Não; tenho muito que amar. Não entendo ser professor de outra maneira. (...)
Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita. O aluno acredita em nós e não deve acreditar em vão. Impõe-se-nos que mereçamos, com a nossa, a pureza dos nossos alunos; que a nossa alimente a deles, a mantenha. (...)
Sejamos a lição em pessoa – que é isso mais importante e mais eficaz que sermos o papel onde a lição está escrita; e possamos dizer sem constrangimento: Deixai-as vir a mim, as criancinhas…”
Sebastião da Gama, in Diário
Os nossos Links
Ouvidoria de São JorgeFAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores
Visitas
Ver Estatísticas