Nº 524

 

DEIXA CAIR A MÁSCARA

É necessário deixar cair a máscara. Não aquela do carnaval que se põe por pouco tempo. Talvez por alguns minutos. Uma hora. Um dia.
Deixar cair a máscara que esconde a alegria de viver, a verdade que deve ser a vida. A vida que deve ser inteira, transparente.
Às vezes dá a impressão que se põe uma máscara para cada situação da vida. Para cada comportamento e atitude. Têm-se medo de se ser igual a si mesmo e então, põe-se uma máscara para uma coisa e outra para outra. Põe-se máscara para se estar junto de um familiar e outra para se estar com o amigo…
Vive-se a vida por partes e procura-se a máscara para cada acontecimento. Como se fossemos muitas pessoas. Acontece até ficarmos admirados com algumas situações da vida própria e dos outros. Chegamos mesmo a interrogar se fomos nós que tomamos tal atitude, se fomos nós que dissemos tal palavra. Não esperávamos aquela atitude do outro, nem a palavra que surpreende, a expressão do rosto que não é habitual.
Há tanta coisa que dá a entender que passamos a vida com máscaras.
É necessário deixar cair as máscaras. Aquelas que magoam e causam tristeza. Fazem doer cá dentro. Fazem correr lágrimas inesperadas.
É necessário deixar cair as máscaras. Aquelas que matam a alegria e a amizade. Criam a desconfiança e não deixam lugar para o amor.
É necessário deixar cair as máscaras. Aquelas que vêm disfarçadas de bem querer mas que apenas trazem a intriga e a inveja.
É necessário deixar cair as máscaras para se ser um e não partes. Para isso é necessário começar de novo. Deixar o rosto aberto, sem qualquer estorvo. Um rosto limpo e verdadeiro. A primeira sensação vai ser de fragilidade, fraqueza. A verdade tem dessas coisas. Mas não há nada de mais fraco do que a mentira que se esconde por detrás de uma máscara.
Para deixar cair as máscaras é necessário muita confiança e coragem. Isto é dado por Jesus que nos ajuda a sermos nós mesmos, sem disfarces. Ele ajuda a deixar cair todas as máscaras que incomodam e inquietam.
Depois do carnaval vem a quaresma para tomarmos este caminho de verdade e de bem.
Pe. Manuel António
 

VII DOMINGO TEMPO COMUM

Levanta-te e vai

Eu não gosto de me confessar porque tenho medo que o Padre ralhe comigo.
- Mas, afinal, quando chegas ao pé do confessor, o que é que lhe pedes em primeiro lugar?
- Como toda a gente, digo: Abençoai-me, Padre, porque pequei...
- Exactamente. Não pedes que te ralhe ou te castigue porque pecaste mas pedes-lhe uma bênção, uma palavra de conforto ou de gratidão. Não tenhas medo. O confessor apenas felicitar-te-á porque recebeste uma graça de Deus e um Dom do Espírito Santo: reconheceste que és pecador e que desejas ser melhor!
Quem confessa as suas faltas, está disposto a levantar-se e a caminhar. É por isso que um paralítico apresentou-se um dia diante de Jesus que lhe disse:
- Os teus pecados estão perdoados, ou por outras palavras, levanta-te, toma a tua enxerga e vai...
O mal parece não estar no ter caído mas em não querer levantar-se e prosseguir a caminhada. E perdoar é dar a oportunidade de alguém recomeçar o seu caminho. Todos somos paralíticos, amarrados a velhos hábitos e muletas, à espera duma palavra que nos levante. Vivemos agora na esperança de recomeçar todos os dias. Cair e levantar-se é igual a progredir.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
 

MEDITAR

 

“MAS TU NÃO!”

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
 
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
 
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
 
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
Sophia de Mello Breyner Andresen
 
CONTO (387)
 

VIDA EM ABUNDÂNCIA

O professor perguntou aos alunos:
- Quais são para vós as maravilhas do mundo?
Eles foram respondendo. Uns diziam que era o Coliseu de Roma, outros as Muralhas da China e outros a Basílica de S. Pedro, em Roma.
Alguns preferiram as maravilhas do nosso país.
Alguém disse:
- O mosteiro dos Jerónimos… o castelo de Guimarães… o convento de Mafra.
O professor notou que uma aluna permanecia calada. Ele perguntou-lhe se tinha dificuldade em escolher uma maravilha do mundo.
- Não, senhor professor. Mas receio que a minha escolha não seja em nada semelhante à dos meus companheiros.
- Então quais são para ti as sete maravilhas do mundo?
- Para mim, as sete maravilhas do mundo são: poder tocar, poder saborear, poder ver, poder escutar, poder sentir, poder rir e poder amar.
Toda a aula ficou em silêncio absoluto. O professor concluiu:
-Tens razão. A maior maravilha do mundo é a pessoa humana. Por mais belas que sejam as obras construídas pelos artistas e que hoje nos encantam pela sua beleza, a maior maravilha é a pessoa humana, corpo e espírito. Ela foi criada à imagem de Deus.
 In Bom dia, alegria de Pedrosa Ferreira
 
 

 

Quem tem o coração puro? 
Aquele que não mancha o seu coração
nem com o mal que comete nem com o bem que faz. 
 
Dietrich Bonhoeffer

 

INFORMAÇÕES

CATEQUESE DA RIBEIRA SECA

A catequese da Ribeira Seca pede aos pais e encarregados de educação que compareçam a uma reunião no dia 24 de fevereiro pelas 20 horas. Como estamos próximos das festas do Divino Espírito Santo, e a catequese está a organizar uma coroação, queríamos saber da vontade e disponibilidade dos pais para este acontecimento da vida das crianças e adolescentes em tempo de catequese e de toda a comunidade. Agradecemos, desde já, a colaboração que vão dar a esta festa.
 

ANIMAÇÃO DA EUCARISTIA

Os jovens e crianças da catequese da Ribeira Seca, pretendem animar a missa do dia 26 de fevereiro. Para isso, haverá um ensaio no dia 25 pelas 14 horas na Igreja de S. Tiago para preparar a celebração. Pedimos a comparência de todos neste ensaio e na eucaristia.
 

FEIRA DO LIVRO

     O Departamento de Língua Portuguesa da Escola Básica Pe. Manuel Azevedo da Cunha – Calheta. Convida toda a população da ilha a visitar a Feira do Livro que decorrerá nesta escola de 27 de fevereiro a 2 de março, das 9H15 e as 12H45 e das 13H30 às 17H00. Os livros serão disponibilizados a preço de feira.
 

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 524

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 827

Pensamento da Semana

Dá-nos um coração claro que veja o céu aberto
e o mundo como os olhos de uma criança,
olhos de confiança e de descoberta
que nos salvem dos hábitos.

 

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas