Nº 508

 

TODOS OS SANTOS

 
Todos, Senhor?! TODOS?! 

 

Oh Deus, só do Teu Coração podia vir esta certeza de haver um Céu para TODOS!!! Nós somos tão mesquinhos, Abba... Até quando falamos de Ti inventamos maneiras de dizer que não és para todos, nem os Teus dons, nem a Tua Ternura, nem o Teu Céu... 

 

Abba, meu Amor, a Vitória Pascal de Jesus Cristo tem um alcance universal! Não é um herói isolado, não é um sobrevivente... É uma Nascente de Vida Nova, o Big-Bang de uma Nova Criação, o epicentro salvífico que difunde o Espírito da Vida sem medida nem fronteiras. Por isso a Festa Pascal é de TODOS!!! 

 

Porque o Teu Amor santifica todos! O Teu Amor diviniza... é isso a santidade, não é?! Tu és Santo porque não estás fechado em Ti próprio, porque és maior que tudo aquilo que podemos dizer, intuir, pedir ou esperar de Ti, porque Te chamas Deus e és Amor em plenitude para TODOS os Teus filhos a quem abraças com a doçura do Espírito… 

 

TODOS!!! O que havias de sonhar, oh Deus... Tudo tão exagerado! Nunca és suficiente, de facto... és sempre superabundante! Nunca nos amas o suficiente, nem nos perdoas quanto baste... tudo acontece à Tua medida, que é a desmedida eterna de um Amor inesgotável! 

 

Ai meu Deus, todas estas palavras me dançam na boca como crianças encantadas diante de uma cascata de águas correntes onde a gente brinca e se alegra de graça, absolutamente de graça! 

 

TODOS, Senhor... Esta palavra hoje tem um sabor tão bom... Oh Deus, sabe à Tua Graça, sabe àquele abraço do Pai ao filho perdido... TODOS! Sabe até ao convite do mesmo Pai àquele outro filho ainda mais perdido que o anterior, tão perdido que andava, não "Lá longe", mas dentro da própria quinta do Pai, perdido de todo da Ternura do Pai, perdido de todo no serviço e nas ordens que cumpria irrepreensivelmente... 

 

Ah, Senhor, que a Festa e o Banquete do bezerro gordo é para TODOS! 

 

Onde "aprendeste" a amar assim?! 

 

Queria tanto amar-Te mais... Assim, todo apanhadinho mesmo, sem distracções nem ausências... Anunciar BOAS NOTÍCIAS de Vida Salva àqueles que recebem poucas "boas notícias"... que os há tantos, oh Abba… 

 

Este TODOS é deles, não é?! Este TODOS também é dos pobres, não é?! Este TODOS é sobretudo dos pobres, não é?! 

 

Porque se és o Deus de Jesus, és Aquele que, se não pudesse existir para todos, então escolheria existir só para os pobres! Não é?... 

 

Hoje, Senhor, ficava aqui a tarde toda assim... como Tu sabes... quietinho, quietinho... a trocar contigo mil confidências e esperanças... a mimar-Te e a deixar-me mimar por Ti... hoje podia ser assim, o dia todo! Ai, Abba, hoje podia mesmo ser assim... que pena.

Amo-te
 

 

Do blog Derrotar Montanhas de Rui Santiago cssr

XXXI DOMINGO COMUM

 

Ser grande

Num acampamento de amigos era necessário escolher alguém para a chefia do grupo. Seria o representante de todos, o coordenador das actividades, o responsável pela ordem etc. Fizeram uma votação. Quando o resultado foi anunciado, o mais votado começou por dizer:
- Eu não sou digno dessa escolha. Há outros que tem mais capacidades do que eu. Não sei se serei capaz de ser o chefe que esperais…
Então um colega sugeriu que se escolhesse outro para o seu lugar.
- Caramba - disse o primeiro - já não se pode fazer um acto de humildade?
E não abdicou do seu novo cargo.
Também nós gostamos de ser importantes.
Jesus Cristo lembra-nos que quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado. Ser bom é importante mas o importante é ser bom.
O homem grande é silenciosamente bom. É poderoso, mas sem exibir poder. Adora o que é sagrado, mas sem fanatismo.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
 
 

MEDITAR

SÊ BOM PARA CONTIGO

Ser bondoso para contigo significa
olhares para ti com humanidade.
Ser bondoso significa sentires-te bem contigo próprio.
É reconhecer a criança ferida que existe em ti
e usares de misericórdia para com ela;
olhar para as próprias feridas com o olhar
compassivo do coração e agir com uma
dedicação sincera.
Não deves enfurecer-te com as tuas próprias fraquezas,
mas sim olhá-las com amor e aceitá-las.
Só um olhar carinhoso pode fazer com
que as nossas fraquezas se transformem.

Não dificultes a tua vida
ao levar demasiado a sério
aquilo que não te agrada em ti
e o que te aborrece nos outros.
Vive e deixa viver.
Vê para lá das coisas.

Sê criativo na forma como levas alegria
à vida das pessoas que vais encontrando.
As rosas que fazes florescer para os outros
não perfumam apenas a vida delas.
Também inebriam a tua.
Também enchem o teu coração de amor e alegria.
Sempre que te aproximas dos outros,
há algo em ti que se agita,
que te faz sentir livre e expansivo.

Anselm Grün, em Em cada dia... um caminho para a felicidade
 

CONTO (374)

 

O MOSQUITO E O PIRILAMPO

Um dia, um mosquito encontrou-se com um pirilampo. Começaram a discutir sobre qual deles era mais útil às pessoas.
O mosquito apresentou os seus argumentos dizendo:
- Julgo que não existe no mundo uma criatura tão útil ao homem como eu. Se ele não fosse por natureza tão ingrato, devia estar-me muito agradecido. Eu, por exemplo, com as minhas picadelas, exercito-lhe a virtude da paciência. E, para que se liberte de um sono demasiado, estou sempre pronto a picá-lo na testa, nas faces e no nariz. E tenho ainda uma música que, embora seja um pouco monótona, serve para ele sentir que está alguém a fazer-lhe companhia. Não achas que sou útil aos homens? Tu é que não serves para nada.
 O pirilampo respondeu:
- Meu amigo mosquito, tu dizes que ajudas as pessoas mas o que fazes é pensares apenas em ti. Por exemplo, quando as picas é para sugares o seu sangue. E a tua música só incomoda quem necessita de descansar. Quanto a mim, procuro, como sei e posso, iluminar o caminho dos homens na escuridão da noite. É uma luz pequenina, mas ilumina.
 In TUTTI FRUTTI  de Pedrosa Ferreira

 

 

«Este é o milagre que sempre ocorre aos que realmente estão amando:
quanto mais dão, mais possuem desse amor delicioso e nutritivo do qual as flores e as crianças extraem a sua força e que poderia ajudar a todos se fosse aceite sem reservas.»


Rainer Maria Rilke

 

INFORMAÇÕES

FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

No dia 1 de novembro, haverá a festa de Nossa Senhora da Boa Morte, na Ermida do Instituto de Santa Catarina da Urzelina, para comemorar o 93º aniversário.
 

 MÊS DAS ALMAS NA RIBEIRA SECA

Durante o mês de novembro, também chamado “mês das almas”, haverá missa na Ribeira Seca, de segunda- feira a sexta- feira, às 8 horas.
O peditório para as “missas das almas” será feito na mesma modalidade dos anos anteriores.
 

CLÍNICA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA CALHETA

A Direcção da Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta, informa que nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011 estará na sua Clínica a Dr. ª Alexandra Dias, Pediatria.
 Os eventuais interessados podem fazer as suas marcações para os números 295 460 110 / 295460111, ou pelo correio electrónico: bombeiroscalheta@sapo.pt
 

FUTURO MUSEU FRANCISCO LACERDA

Na próxima segunda-feira, 31 de outubro pelas 20h, haverá a apresentação e discussão das linhas gerais do Programa Museológico das futuras instalações do Museu Francisco de Lacerda, na sala de exposições temporárias do Museu, com a presença do Sr. Director Regional da Cultura.

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 508

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas