Nº 502

 

TEMPO DE ESCOLA

Li que “os pais devem ensinar aos filhos uma simples conta de somar e diminuir: mais tempo, regras e afectos, menos telemóveis, computadores e consolas de jogos”.
Estamos no início do ano lectivo. Podemos encará-lo de duas formas: como se fosse uma rotina, com os horários a cumprir, os alunos que é preciso acolher, ensinar, encaminhar, os espaços que são os mesmos, a imensidade de papeis e reuniões. Outra forma é encarar o início da escola como um novo desafio, uma novidade, com espírito crítico e criativo.
A vida precisa de recomeços. Não nos podemos instalar comodamente nos trabalhos já feitos, nas experiências de outras etapas da vida, de conhecimentos de ontem…
O recomeço precisa de ousadia, vontade de percorrer caminhos novos que sejam enriquecedores e que entusiasmem. Temos de ter e sentir a alegria de quem quer crescer mais por dentro, no saber, no conhecimento, mais ainda na dignidade. Crescer como pessoa que se sabe em processo, em caminho a percorrer. Não desistir, não cruzar os braços é fundamental e em todos os que participam no ensino. Os pais, os professores que devem ser mestres de vida e de conhecimentos, o pessoal auxiliar e administrativo, toda a comunidade. Todos estamos em processo, em caminhada.
Fundamental é a atitude dos pais neste processo de formação dos seus filhos. Acompanha-los procurando o melhor em todas as situações. Às vezes, saber dizer “não” quando é necessário, saber distinguir entre liberdade e libertinagem. Saber apoiar quando for preciso e repreender quando se está a descuidar, orientar e partilhar a experiência de vida.
Há pais que me dizem com alguma preocupação que já não sabem o que dar ou fazer com os filhos. Digo que os filhos precisam mesmo é que os pais lhes dêem amor, isso é fundamental para o equilíbrio e aprendizagem. Menos roupas de marca, sapatilhas e fatos, máquinas de última moda. Há muitos pais que se preocupam em dar muitas coisas pensando que elas substituem o fundamental que é o amor, a presença, a atenção, a amizade e também o exemplo.
Ter tempo para uma conversa séria com os filhos, acompanhar num passeio ao ar livre, a um jogo de futebol. Saber acompanhar nas horas de televisão deixando ver o que faz bem ao crescimento e saber limitar o tempo de jogos e da internet.
Não deixar que os filhos se sintam abandonados.
Outra coisa fundamental é a organização, as regras, a autoridade, a relação dos pais com a escola.
Vamos iniciar este ano escolar com audácia e alegria.
 
Pe. Manuel António

XXV DOMINGO COMUM

Tema:

O Deus que nos procura
Um grupo de mineiros, num túnel, emparedados por um desmoronamento, tentava abrir uma saída, após longas horas, batia na parede e notava o pequeno progresso e se perguntava se não seria em vão o seu esforço. Houve um momento em que pararam exaustos e ergueram silenciosamente as cabeças, apuraram os ouvidos e escutaram ao longe outras pancadas que lentamente venciam a mesma resistência e se dirigiam ao seu encontro. Era a equipa de salvamento. E descobriram nova coragem para recomeçar o trabalho. E sempre que não podiam mais, detinham-me um momento para tornar a ouvir e a crer.
Ninguém pode vir a mim se o Pai o não atrair, repete Jesus. A Parábola dos vinhateiros contratados nas mais diversas horas vem lembrar-nos precisamente a mesma realidade: Não somos só nós que procuramos a Deus mas é sobretudo Deus quem nos procura. Ele é Alguém acessível, pois sai inúmeras ao encontro dos homens. É Alguém que quis precisar de nós pois sabe que nós não somos ninguém sem Ele. Quer ter uma relação pessoal contratando pessoalmente cada trabalhador. É bom, justo, generoso e livre.
De vez em quando temos necessidade de recordar que o nosso Deus é assim para reforçarmos a nossa procura. Sabendo que Ele está próximo, a melhor maneira de se encontrar com Ele é ficar onde se está, isto é, não se transviar porque mais cedo ou mais tarde ele virá ter connosco.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
 

MEDITAR

 

A PAZ SEM VENCEDOR E SEM VENCIDOS

A paz sem vencedor e sem vencidos
Dai-nos Senhor a paz que Vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça.
Dai-nos Senhor a paz que Vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos Vosso mandamento
Para que venha a nós o Vosso reino
Dai-nos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos
Sophia de Mello Breyner Andresen
  

CONTO (369)

 

A ESCOLHA

Um homem sentia-se continuamente oprimido pelas dificuldades da vida. Foi lamentar-se com um mestre espiritual e disse-lhe:
- Não posso mais! Esta vida é-me insuportável!
O mestre pegou então numa mão-cheia de cinzas e deixou-as cair num copo de água límpida que tinha sobre a mesa, dizendo:
- Estes são os teus sofrimentos.
Toda a água ficou turva e suja. O mestre entornou-a. Em seguida, pegou numa outra mão-cheia de cinzas, e mostrou-a ao homem. Depois, aproximou-se da janela e atirou-as ao mar.
As cinzas dispersaram-se imediatamente e o mar continuou exactamente como era antes.
O mestre perguntou-lhe:
- Entendeste o significado do que eu fiz?
Ele respondeu:
- Não.
O mestre explicou:
- Todos os dias deves decidir ser um copo de água ou o mar.
 
 In  TUTTI FRUTTI  de Pedrosa Ferreira
 

 

«Qualquer coisa pode servir de deus quando Deus falta.» 
 
Christian Bobin

 

INFORMAÇÕES

A Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que virá à clínica desta instituição a Dr.ª Aida Sousa, nas especialidades de NATUROPATIA, HOMEOPATIA, ACUPUNCTURA E MESOTERAPIA ESTÉTICA E TERAPEUTICA, que procederá aos seguintes tratamentos:
 
ARTROSE,  ARTRITE e CIÁTICA;
FIBROMIALGIA, DORES MUSCULARES E STRESS;
LUMBAGO, TORCICOLO E NEVRALGIA;
OSTEOPOROSE, TENDINITES E LUXAÇÕES;
REGENERAÇÃO ÓSSEA, DOENÇAS DEGENERATIVAS;
DISFUNÇÃO SEXUAL E TABAGISMO;
ASMA E BRONQUITE, RINITE E SINUSITE;
CEFALEIAS/ENXAQUECAS;
CELULITE E OBESIDADE, CICATRIZES E ESTRIAS;
FLACIDEZ, ACNE E RUGAS;
HIPERTENSÃO, GOTA;
 
 Na eventualidade de haverem utentes interessados nestas especialidades, podem fazer a marcação na secretaria desta Instituição ou através dos seguintes números de telemone 295 460 111 (secretaria) 295460110 (geral).
 

FESTA DO BOM JESUS

FAJÃ GRANDE

Tríduo: 21, 22 e 23 de Setembro às 20 horas.
Festa dia 25 de Setembro:
                        - Eucaristia de festa às 16 horas seguida de procissão.
 

FESTA DE SANTA RITA

MANADAS

Dia 25 de Setembro - Eucaristia de festa às 16 horas seguida de procissão.
 
 

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 502

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 827

Pensamento da Semana

Dá-nos um coração claro que veja o céu aberto
e o mundo como os olhos de uma criança,
olhos de confiança e de descoberta
que nos salvem dos hábitos.

 

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas