Nº 502

 

TEMPO DE ESCOLA

Li que “os pais devem ensinar aos filhos uma simples conta de somar e diminuir: mais tempo, regras e afectos, menos telemóveis, computadores e consolas de jogos”.
Estamos no início do ano lectivo. Podemos encará-lo de duas formas: como se fosse uma rotina, com os horários a cumprir, os alunos que é preciso acolher, ensinar, encaminhar, os espaços que são os mesmos, a imensidade de papeis e reuniões. Outra forma é encarar o início da escola como um novo desafio, uma novidade, com espírito crítico e criativo.
A vida precisa de recomeços. Não nos podemos instalar comodamente nos trabalhos já feitos, nas experiências de outras etapas da vida, de conhecimentos de ontem…
O recomeço precisa de ousadia, vontade de percorrer caminhos novos que sejam enriquecedores e que entusiasmem. Temos de ter e sentir a alegria de quem quer crescer mais por dentro, no saber, no conhecimento, mais ainda na dignidade. Crescer como pessoa que se sabe em processo, em caminho a percorrer. Não desistir, não cruzar os braços é fundamental e em todos os que participam no ensino. Os pais, os professores que devem ser mestres de vida e de conhecimentos, o pessoal auxiliar e administrativo, toda a comunidade. Todos estamos em processo, em caminhada.
Fundamental é a atitude dos pais neste processo de formação dos seus filhos. Acompanha-los procurando o melhor em todas as situações. Às vezes, saber dizer “não” quando é necessário, saber distinguir entre liberdade e libertinagem. Saber apoiar quando for preciso e repreender quando se está a descuidar, orientar e partilhar a experiência de vida.
Há pais que me dizem com alguma preocupação que já não sabem o que dar ou fazer com os filhos. Digo que os filhos precisam mesmo é que os pais lhes dêem amor, isso é fundamental para o equilíbrio e aprendizagem. Menos roupas de marca, sapatilhas e fatos, máquinas de última moda. Há muitos pais que se preocupam em dar muitas coisas pensando que elas substituem o fundamental que é o amor, a presença, a atenção, a amizade e também o exemplo.
Ter tempo para uma conversa séria com os filhos, acompanhar num passeio ao ar livre, a um jogo de futebol. Saber acompanhar nas horas de televisão deixando ver o que faz bem ao crescimento e saber limitar o tempo de jogos e da internet.
Não deixar que os filhos se sintam abandonados.
Outra coisa fundamental é a organização, as regras, a autoridade, a relação dos pais com a escola.
Vamos iniciar este ano escolar com audácia e alegria.
 
Pe. Manuel António

XXV DOMINGO COMUM

Tema:

O Deus que nos procura
Um grupo de mineiros, num túnel, emparedados por um desmoronamento, tentava abrir uma saída, após longas horas, batia na parede e notava o pequeno progresso e se perguntava se não seria em vão o seu esforço. Houve um momento em que pararam exaustos e ergueram silenciosamente as cabeças, apuraram os ouvidos e escutaram ao longe outras pancadas que lentamente venciam a mesma resistência e se dirigiam ao seu encontro. Era a equipa de salvamento. E descobriram nova coragem para recomeçar o trabalho. E sempre que não podiam mais, detinham-me um momento para tornar a ouvir e a crer.
Ninguém pode vir a mim se o Pai o não atrair, repete Jesus. A Parábola dos vinhateiros contratados nas mais diversas horas vem lembrar-nos precisamente a mesma realidade: Não somos só nós que procuramos a Deus mas é sobretudo Deus quem nos procura. Ele é Alguém acessível, pois sai inúmeras ao encontro dos homens. É Alguém que quis precisar de nós pois sabe que nós não somos ninguém sem Ele. Quer ter uma relação pessoal contratando pessoalmente cada trabalhador. É bom, justo, generoso e livre.
De vez em quando temos necessidade de recordar que o nosso Deus é assim para reforçarmos a nossa procura. Sabendo que Ele está próximo, a melhor maneira de se encontrar com Ele é ficar onde se está, isto é, não se transviar porque mais cedo ou mais tarde ele virá ter connosco.
Pe. José David Quintal Vieira, scj
 

MEDITAR

 

A PAZ SEM VENCEDOR E SEM VENCIDOS

A paz sem vencedor e sem vencidos
Dai-nos Senhor a paz que Vos pedimos
A paz sem vencedor e sem vencidos
Que o tempo que nos deste seja um novo
Recomeço de esperança e de justiça.
Dai-nos Senhor a paz que Vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência
Para podermos ler melhor a vida
Para entendermos Vosso mandamento
Para que venha a nós o Vosso reino
Dai-nos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos
Dai-nos a paz que nasce da verdade
Dai-nos a paz que nasce da justiça
Dai-nos a paz chamada liberdade
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos
Sophia de Mello Breyner Andresen
  

CONTO (369)

 

A ESCOLHA

Um homem sentia-se continuamente oprimido pelas dificuldades da vida. Foi lamentar-se com um mestre espiritual e disse-lhe:
- Não posso mais! Esta vida é-me insuportável!
O mestre pegou então numa mão-cheia de cinzas e deixou-as cair num copo de água límpida que tinha sobre a mesa, dizendo:
- Estes são os teus sofrimentos.
Toda a água ficou turva e suja. O mestre entornou-a. Em seguida, pegou numa outra mão-cheia de cinzas, e mostrou-a ao homem. Depois, aproximou-se da janela e atirou-as ao mar.
As cinzas dispersaram-se imediatamente e o mar continuou exactamente como era antes.
O mestre perguntou-lhe:
- Entendeste o significado do que eu fiz?
Ele respondeu:
- Não.
O mestre explicou:
- Todos os dias deves decidir ser um copo de água ou o mar.
 
 In  TUTTI FRUTTI  de Pedrosa Ferreira
 

 

«Qualquer coisa pode servir de deus quando Deus falta.» 
 
Christian Bobin

 

INFORMAÇÕES

A Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta informa que virá à clínica desta instituição a Dr.ª Aida Sousa, nas especialidades de NATUROPATIA, HOMEOPATIA, ACUPUNCTURA E MESOTERAPIA ESTÉTICA E TERAPEUTICA, que procederá aos seguintes tratamentos:
 
ARTROSE,  ARTRITE e CIÁTICA;
FIBROMIALGIA, DORES MUSCULARES E STRESS;
LUMBAGO, TORCICOLO E NEVRALGIA;
OSTEOPOROSE, TENDINITES E LUXAÇÕES;
REGENERAÇÃO ÓSSEA, DOENÇAS DEGENERATIVAS;
DISFUNÇÃO SEXUAL E TABAGISMO;
ASMA E BRONQUITE, RINITE E SINUSITE;
CEFALEIAS/ENXAQUECAS;
CELULITE E OBESIDADE, CICATRIZES E ESTRIAS;
FLACIDEZ, ACNE E RUGAS;
HIPERTENSÃO, GOTA;
 
 Na eventualidade de haverem utentes interessados nestas especialidades, podem fazer a marcação na secretaria desta Instituição ou através dos seguintes números de telemone 295 460 111 (secretaria) 295460110 (geral).
 

FESTA DO BOM JESUS

FAJÃ GRANDE

Tríduo: 21, 22 e 23 de Setembro às 20 horas.
Festa dia 25 de Setembro:
                        - Eucaristia de festa às 16 horas seguida de procissão.
 

FESTA DE SANTA RITA

MANADAS

Dia 25 de Setembro - Eucaristia de festa às 16 horas seguida de procissão.
 
 

Faça download desta Carta Familiar em formato PDF: Nº 502

Agenda Pastoral

Destaque

Mais Recente Carta Familiar em PDF!

Nº 819

Pensamento da Semana

 

Um anjo nunca se faz conhecer, nós só sabemos que ele esteve connosco quando ele parte. Porque deixa-nos na vida um perfume, deixa-nos na vida um desassossego.

 

Erri de Luca, in Em nome da mãe

Os nossos Links

Ouvidoria de São Jorge
FAJÃS Grupo de Jovens
Cartas Familiares Anteriores

H2ONews

Visitas


Ver Estatísticas